Lendo São Paulo

07 de janeiro de 2012
você está lendo Lendo São Paulo

sp

Mais do que a dica de um bom livro,  o devorador de livros gosta de um bom lugar para ler. Há quem não se importe com a multidão, com o barulho ou com as pessoas conversando em volta, mas há quem prefira um lugar aconchegante, calmo e inspirador para engrenar na leitura. Aproveitando que a primeira semana de janeiro é tranquila e com ritmo de férias onde alguns estão voltando para a rotina e outros aproveitando para dar uma passeada, selecionei lugares encantadores para “respirar” cultura e passar uma tarde com muita leitura. Aqui vão algumas dicas para quem está pensando em dar uma passadinha em São Paulo ou para quem mora por aqui mesmo, mas já ficou dominado pelo tédio.

1. Casa das Rosas

Conhecida também por Casa da Poesia, esse espaço fica na Av. Paulista, pertinho da estação Brigadeiro do metrô. O espaço conta com um acervo literário maravilhoso, além de oferecer cursos, oficinas, saraus e apresentações, com muita poesia. Possui também um amplo jardim e todo o espaço tem um ar neoclássico; dá para se sentir em outro século no meio da confusão urbana de São Paulo.

2. Biblioteca São Paulo

Do ladinho da Estação Carandiru do metrô, a Biblioteca fica no Parque da Juventude e lá dentro é um verdadeiro paraíso cultural. Logo na entrada com o RG e um comprovante de residência já dá para fazer a carteirinha (que fica pronta na hora) e curtir um acervo com livros, quadrinhos, audiolivros, acessar a internet, assistir filmes, além dos eventos que acontecem por lá.

3. Museu da Língua Portuguesa

Nada como conhecer nossa língua, não? O Museu tem um andar inteiro dedicado para contar a história da língua portuguesa, além de abrigar exposições de autores expoentes da língua. Até o final do mês está acontecendo a exposição Oswald de Andrade – o culpado de tudo. No andar térreo tem uma livraria com acesso livre, de terça a domingo.
O Museu fica ao lado a Estação Luz e querem uma dica? Ao visitar o Museu , deêm uma passada na Pinacoteca que fica em frente, vale o mergulho na arte visual.

4. Centro Cultural São Paulo

O espaço que fica próximo a estação Vergueiro do metrô é amplo e com muitas coisas interessantes acontecendo, desde grupos de danças urbanas a mostra de cinema, shows de jazz, peças infantis. .  Manisfestações artísticas não faltam. Se a galera da rodinha de violão estiver atrapalhando sua leitura, não se preocupe que o espaço é bem grande e tem lugar para todo mundo: O Centro Culltural possui vários núcleos de bibliotecas e sala de leitura.Ah, lá dentro tem uma das Lojas Endossa , uma loja colaborativa de roupas, acessórios e afins , ou seja, dentro da mesma loja, cada caixa é de uma pessoa diferente. São várias lojas dentro de uma só! Vale a pena conferir.

5. Reserva Cultural

Só para completar, apesar de ter uma livraria e outras atrações, o forte da Reserva Cultural é o cinema onde passam os mais variados filmes nacionais e estrangeiros. Lá são exibidos títulos que na maioria das vezes não passam nos grandes cinemas, além de filmes que já sairam de cartaz e que ficam um tempo extra por lá.  O lugar é verdadeiramente cult e ideal para ir com os amigos e discutir sobre críticas e novas ideias.

Por isso, hora de colocar o celular no silencioso, desligar o player, desgrudar da TV e da internet e curtir um pouquinho de um bom livro em um lugar super cultural, que tal?