você está lendo Dicas para fotografar no Natal!

O post de hoje que era pra ir ao ar amanhã está mais adiantado porque hoje é véspera de Natal, minha gente! E pra não ter ninguém reclamando depois de falta de ideias, fotos ruins etremidas, vou dar algumas dicas simples mas que vão fazer toda a diferença no resultado final.

ILUMINAÇÃO

Todo mundo sabe que Natal é sinônimo de muitas luzinhas coloridas por todos os cantos; aproveite isso da melhor forma! Em primeiro lugar, no caso das câmeras sem modo manual ou se você não sabe mesmo mexer nele, use-a no modo noturno onde todas opções vão se adequar automaticamente a essa fase do dia.

Se você tem uma câmera profissional ou semi, tente capturar as luzes para que fiquem bem desfocadas e bonitas usando uma abertura do diafragma maior. Se você tem uma compacta, vale tirar fotos de enfeites e detalhes com as luzes no fundo usando a opção macro, assim você não fica de fora e também consegue o efeito. E se for possível, use o menos de flash que conseguir. Pode ser mais difícil, mas pelo menos faça uma tentativa antes de recorrer direto a ele.

TRIPÉ OU APOIO

Como a maioria das pessoas está acostumada com a facilidade e eficiência das câmeras ao fotografar na luz do dia, quando chega a noite tudo vira frustração. Com a falta de luz, o obturador da lente precisa ficar mais tempo aberto para que o máximo de luz entre e a foto seja criada. Nesse tempo a gente mexe um pouquinho aqui, seu pai esbarra na sua tia ali e no final tudo sai tremido. A solução é usar tripé ou qualquer apoio que esteja ao seu alcançe e quando for tirar fotos da família, que tal aproveitar pra brincar de estátua? Brincadeira, mas mande todos ficarem quietos! Hahaha

NÃO É SÓ FAMÍLIA

Natal não é só foto da família completa rindo e fazendo pose. Fotografe todos os detalhes: o cachorro, as crianças brincando, a árvore, os presentes embaixo dela, as bolas coloridas, tudo!

Vou aproveitar pra desejar um Feliz Natal pra vocês agora porque não vou ter outra oportunidade. Aproveitem a noite! E depois de tirar fotos o suficiente, guarde a câmera e vá comemorar com seus parentes, ok? Afinal muitas vezes todo mundo só se reúne nessa data, né?

Agora que tal um pouco de inspiração?