você está lendo Indo além das actions no Photoshop!

Vira e mexe me perguntam como faço os efeitos das minhas fotos, e não canso de responder: nada demais! Basicamente, são algumas alterações de cor, contraste e brilho, feitas na hora mesmo, mas muitas vezes conto com a ajuda das queridas actions. O problema é que não é muito legal se prender à elas, tudo no fim das contas fica muito igual, cansativo de ver, e aquela sua amiga que tem as mesmas actions vai ter fotos muito parecidas com as suas. Você quer isso? Não.

Hoje vou ensinar alguns truques simples mas que ajudam demais! Quem adora fuçar no Photoshop já até deve ter aprendido sozinho, mas se você tem mais dificuldade com o programa, aí vão as dicas:

VOLTE NO TEMPO

Como eu contei pra vocês nesse post, as actions são pequenos arquivos do Photoshop que contém os efeitos que você tanto deseja nas suas fotos. Elas foram criadas para poupar o tempo de quem queria fazer exatamente a mesma coisa em um ensaio fotográfico inteiro, por exemplo. Com as actions, horas de trabalho de edição foram reduzidas a minutos! Uma action é feita com vários efeitos, um em cima do outro, então é muito legal você ir clicando nos últimos aplicados pra ver qual foi o processo e ver se não prefere um efeito anterior! Você faz isso brincando na aba Histórico do Photoshop. Não tem nada de Histórico na sua tela? Só ir em Janela > Histórico (ou Window > History se seu PS faz o americano).

CRIE INSTANTÂNEOS

O Photoshop te dá o direito de criar instantâneos enquanto edita. O que é isso? Por exemplo: você abre uma foto gigante, tirada com a quantidade máxima de megapixels da sua câmera, mas não quer uma foto desse tamanho e resolve diminuir. Quando você aplica um efeito, não gosta, e clica na miniatura da foto no histórico sua foto volta ao estado original, ou seja: refazer todo o processo de tamanho da imagem novamente. Um saco, né? É legal criar um instantâneo toda vez que ver que não vai querer voltar atrás mesmo em alguma etapa da edição, assim probemas como esse são facilmente resolvidos. Dica dentro da dica: use esse recurso para testar vários efeitos (crie um instantâneo pra cada um) e depois veja qual ficou melhor!

ACTIONS FORTES DEMAIS

Às vezes (ou quase sempre) aquela action forte e bonita que você vê e faz download fica horrível nas suas fotos, certo? Pra resolver esse problema, você pode suavizar o efeito da action e é muito fácil: antes de aplicar, crie uma instantânea da foto sem action. Aplique, junte todas as camadas se a action não tiver juntado ainda (Camada > Achatar imagem), selecione tudo (Ctrl+A), copie, clique na instantânea sem action, cole e diminua a opacidade da foto com a action, dá uma olhada no print:

MISTURE EFEITOS

É muito normal testar 1000 actions e gostar muito de duas ou três a ponto de não saber qual escolher. Quando isso acontece comigo, faço o seguinte: usando a mesma técnica da dica de cima, colo a foto com uma das actions que eu gostei em cima da foto com a outra e altero a opacidade pra 50%! Pronto, tenho as duas em uma. Mas cuidado, às vezes os efeitos são muito diferentes e acaba ficando muito estranho, então muito bom senso!

PARTA PARA O MANUAL

Se mesmo depois de tudo isso você não conseguiu dar aquela cara boa à foto do fim de semana, tire um tempo, descubra novos recursos, aprenda a trabalhar com brilho, contraste, níveis, curvas, equilíbrio de cores, cor seletiva e tudo que o Photoshop ou o seu programa de edição favorito oferece! Vai ser mais fácil saber o que exatamente estava faltando pra edição ficar como você imaginava, boas fotos! Adorou o post mas não sabe como instalar e usar actions? Vem cá!