você está lendo Dicas de quem está em Toronto, no Canadá

A Tereza Eliza Dantas é uma leitora do blog e está fazendo intercâmbio em Toronto, no Canadá. Ela escreveu para nós e resolvemos fazer algumas perguntas que todo mundo tem vontade de fazer para quem está viajando. Sintam-se à vontade pra comentar novas perguntas nesse post, ela vai passar por aqui e responder todas.

intercâmbio+para+canadá

Porque você decidiu fazer intercâmbio? Trabalho, estudos ou desenvolvimento pessoal?

Decidi fazer intercâmbio pra aprimorar meu inglês e o desenvolvimento pessoal veio como consequência.

Como é a sua acomodação aí? Quais são os pontos positivos e negativos?

Então, eu fiquei um bom tempo em casa de família canadense (homestay) e foi uma experiência maravilhosa. Tinha um pai, uma mãe, dois filhos do casal, um de 13 e outro de 10 e uma outra intercambista brasileira. A casa era ótima, enorme e super aconchegante. Eu podia fazer qualquer coisa, comer qualquer coisa, chegar a hora que eu quisesse, eles lavavam a minha roupa, faziam tudo como se eu realmente fosse da família. Tinha muita liberdade, o que foi sorte, porque existem casas em que as regras acabam atrapalhando um pouco os seus planos, principalmente na questão de horários. Uma dica pra quem não quer correr riscos, são os hotéis “estudantis”, onde você pode dividir ou não o quarto com outro estudante. O ponto negativo é que você terá de comprar a sua comida.  Bom, depois de um tempo eu fui morar com amigos da minha família que estão no Canadá à mais de três anos. Ele são brasileiros e não está sendo ruim pra mim, muito pelo contrário do que muitos pensam, porque eu falo inglês o dia inteiro e tento aproveitar o máximo possível. Falo muito mais inglês do que português!

Está aí há quanto tempo? Como lida com as saudades dos amigos e familiares?

Já faz quase três meses que estou em Toronto. No começo foi extremamente complicado, a saudade apertava muito. O jeito era ocupar meu tempo com outras coisas, fazer novas amizades e seguir em frente. Entrava o mínimo possível no facebook, twitter, msn e todas essas coisas que me fariam lembrar mais da minha vida no Brasil.

O que mais te surpreendeu até agora?

Toronto é uma cidade incrível, eu nunca vi tanta gente de tanta nacionalidade diferente. Onde eu estudo tem gente de todas as partes do mundo. Japoneses, coreanos, indianos, chineses, alemães, mexicanos, árabes (onde na minha vida eu pensei em conhecer um árabe?!), turcos, franceses e por aí vai!

Como são as pessoas de Toronto? Há barreiras culturais na hora de fazer amizade?

As pessoas aqui são super receptivas, amigas e o mais incrível, não estão preocupados com as suas diferenças. Eles sabem respeitar as diversidades de culturas. Não há barreira cultural nenhuma na hora de fazer amizades, muito pelo contrário, a primeira pergunta que te fazem é da onde você vem. Depois de responder isso, se prepare para o turbilhão de perguntas que irão surgir sobre como é sua vida lá! Isso é muito divertido, eles amam os brasileiros, haha!

Na sua opinião, quais os desafios que uma garota precisa enfrentar quanto decide fazer um intercâmbio sozinha?

Antes de fazer um intercambio, temos que nos reavaliar, temos que vir sabendo que aqui não tem mamãe nem papai por perto pra ajudar nos perrengues do dia-a-dia. E quando já estiver fora, tudo tem que ser um aprendizado, tudo tem que valer a pena, errando ou acertando. O mais difícil pra mim foi a questão financeira. No primeiro mês eu gastei todo o meu dinheiro nas duas primeiras semanas e fiquei quase zerada o resto do mês. Não era acostumada a controlar o dinheiro. Isso foi muito bom, agora eu consigo comprar tudo o que eu quero ao passar do mês e não fico mais zerada! Tudo é uma questão de adaptação, somo capaz de fazer bem mais coisas do que imaginamos.

A vida no Canadá é muito cara?

A vida aqui não é muito barata. O transporte pra mim é o mais caro. Eu pago 121 dolares por mês por um cartão que me dá direito a todos os transportes públicos. No quesito compras, aqui é o paraíso! Claro que não é como nos EUA, mas comparando com o Brasil é ótimo! Quanto à alimentação, cuidado! Existem milhares de fast food e junk food, de todos os tipos imagináveis e isso é muito barato, muito mesmo!

O Canadá é um dos países mais procurados por brasileiros que desejam estudar no exterior, pois geralmente os valores são mais baixos que nos EUA e Europa. Lá você pode estudar dois idiomas: inglês e francês. De espaço territorial, é o segundo maior país do mundo. Sua capital é Ottawa, mas a cidade mais populosa é Toronto. Nesse site você pode descobrir muitas coisas sobre esse destino http://www.canadaparabrasileiros.com.

NOTA: Pessoal, estou participando do processo seletivo para ser Embaixadora da STB e poder escrever sobre o mundo inteiro. Se gostou do meu post e quiser me dar uma ajuda é só clicar no coraçãozinho azul da minha página. Obrigada :)