você está lendo Diário de uma leitora Intercambista!

Intercâmbio é um assunto que desperta interesse em quase todo mundo, afinal quem não gostaria de passar um tempo em outro país para aprender uma nova língua e conhecer uma cultura completamente diferente da nossa? Depois da minha viagem pra França no começo do ano, posso dizer com certeza que essa experiência muda nossa vida pra sempre.

Já falei aqui no blog diversas vezes sobre o assunto, e fico cada dia mais interessada quando leio história de pessoas que estão fora. Mês passado mesmo recebi email de uma leitora contando que estava nos EUA. Curti muita a história dela, e a convidei pra contar com detalhes um pouquinho de como é de fato a vida de uma intercambista adolescente. Tenho certeza que muitas de vocês tem essa curiosidade, então…

Gabriela Alegre

O nome da leitora é Gabriela Alegre. Ela tem 16 anos, morava no Rio e está atualmente fazendo intercâmbio nos EUA! Não é o máximo? Pra compartilhar todas as emoções, ela resolveu criar um blog chamado Querido Intercâmbio. Fiz algumas perguntas pra ela, e se também tiverem alguma, deixem no comentário que ela vai responder.

COMO TUDO COMEÇOU?

Sempre fui muito sonhadora, às vezes até demais, em busca de conhecimento e de novas aventuras decidi viajar! A partir dai veio a ideia de fazer um intercambio, a possibilidade de viver outra cultura, conhecer pessoas novas e sair da minha rotina, me fascinou.

A forma de encarar o intercambio é diferente para cada pessoa. Antes da viagem, conversei com vários intercambistas e ouvi muitas historias felizes e outras nem tanto assim. Você deve viajar com a mente aberta, estar disposto a aprender coisas novas e viver de uma forma diferente, pois o choque cultural é grande. O seu intercâmbio, vai depender do que você faz durante a viagem e de como você lida com seus medos, a insegurança de estar em um lugar novo, falando em outra língua e longe dos seus amigos e familiares.

Muitas vezes você vai querer voltar pro seu país, vai sentir falta do seus costumes e do “porto seguro” que era a sua casa. Mas tudo depende da sua vontade de seguir em frente e continuar o seu sonho.

COMO CONVENCEU SEUS PAIS?

Eu não precisei convencer os meus pais, foi só eu comentar sobre a ideia que eles me deram total apoio, afinal, eles já sabiam que seria uma ótima experiência e que contribuiria para o meu amadurecimento, pois minha irmã mais velha já fez um intercâmbio.   Caso seus pais não sejam tão tranquilos assim, minha dicas são: conversar e é usar a internet! Comente sobre a sua vontade de conhecer lugares novos, sobre a importância de aprender uma segunda língua, de como ter um intercâmbio no currículo ajuda para conseguir melhores trabalhos no futuro, que escolhendo uma agencia séria a sua viagem será segura e mostre que você realmente esta disposta a se “arriscar” para viver coisas novas. Com a ajuda da internet mostre para eles fotos do lugar que você quer ir, sites sobre a cultura do país, blogs de intercâmbio e tudo que puder sobre viagens e aprendizado.

COMO DECIDIU O DESTINO?

A escolha do país é sua! Antes de se decidir, procure saber sobre o estilo de vida das pessoas e como é a cultura do lugar. Você tem varias possibilidades, pode escolher o que mais lhe agrada, o que mais lhe da curiosidade ou até o mais diferente do seu. Nas agências, existem cada vez mais opções de viagem. Você só escolhe o país, o estado e a cidade é a agencia que escolhe. Minhas dicas são: França, Inglaterra, Canada, Holanda, Autralia, Estados Unidos e Itália. Sempre tenha em mente mais de uma opção, caso a primeira não dê certo.

Depois você terá que optar pelo “programa de intercambio”. Existem programas de longa e curta duração, programas para fazer o High School (Ensino Médio) ou para fazer durante a faculdade. O meu programa é o de longa duração (um ano) e estudando na High School.

CONTE UM POUCO SOBRE COMO FOI ARRUMAR A MALA:

Eu particularmente sempre levo muita coisa nas minhas viagens! Mas na hora de fazer as malas para um intercâmbio, você tem que tomar cuidado com a quantidade e só levar o necessário. Antes procure saber sobre o clima do lugar que você esta indo, depois faça uma lista das coisas que você vai precisar. Você também tem um limite de peso por mala, estabelecido pela sua linha aérea, busque se informar antes de começar a fazer as malas! Geralmente você encontra essas informações no site da empresa.

Roupas – blusas, shorts, saias, jeans, leggins, casacos, calças, calcinhas, sutiãs, meias, camisas.
Acessórios – colares, brincos, anéis, headbands, cachecol, luvas e bolsas.
Sapatos – sandálias, botas, chinelos, tênis.
Cosméticos –  perfumes, maquiagem, cremes, shampoo e claro, protetor solar.
Eletrônicos –  câmera fotográfica, notebook, carregadores, celular, secador de cabelo, chapinha, baby-liss, você não terá problemas em levar, mas tará que declarar-los na alfandega do aeroporto.
Remédios – Todos tem que estar com uma receita médica.

Minha dica é levar somente duas malas para serem despachadas e uma bagagem mão. Na hora de fazer a mala, é bom dividir em partes, pra não se esquecer de nada! Dependendo do país que você for, vale a pena levar pouca roupa e deixar para comprar o resto lá. É o caso dos Estados Unidos, tudo aqui é muito barato, então compensa mais você deixar as roupas que você quase não usa, ou as mais velinhas para trás.

A VIDA DE INTERCAMBISTA

Estou morando em Lodi, Wisconsin. A cidade tem só 3000 habitantes, pra quem morava em uma cidade de 6 milhões, é um grande choque, confesso. Mas o lugar é super fofo, tem casinhas que parecem de bonecas, é seguro e bem perto da capital, Madison.

Intercambio

Em um ano, eu vou morar na casa de três familias, quatro meses em cada. A minha primeira família esta sendo super legal, eles me ajudam com o inglês, me levam para passear e me dão privacidade. As famílias dão o básico pra mim, como moradia, comida, internet, transporte, luz e água. Quando eu preciso comprar algo, quero alguma roupa, ou fazer algum curso, eu tenho que utilizar do meu dinheiro. É sempre bom trazer dinheiro em mãos, mas depois você pode procurar saber como abrir uma conta, para ter um cartão de credito no país que você está.

intercambio3
A escola aqui é bem diferente, eu estudo na escola pública, como a maioria das pessoas. Diferente do Brasil, o ensino das escolas públicas é bem parecido com o das particulares. Você não tem que usar uniforme, pode usar a roupa que quiser, inclusive vestidos, salto, mini saias e chinelos. Aqui eles tem as matérias comuns como Biologia, Matematica, Historia, Geografia, Fisica, Ed. Fisica, Inglês, Quimica, mas também tem umas diferentes como: Culinária, musica, cerâmica, fotografia, psicologia, fitness, comunicação, desenho, pintura, dança, web-design… AMO!

intercambio4

Para o primeiro semestre escolhi: Culinária, fotografia, psicologia, inglês, web design, fitness, comunicação e das “obrigatórias”: Matemática, biologia e historia. O esquema na sala de aula é outro, cada matéria tem sua sala, então você tem que ficar trocando de sala e as turmas são diferentes em cada matéria. Eu estou na minha primeira semana de aula, já fiz algumas amizades, mas os americanos não são tão “acolhedores” e extrovertidos como os brasileiros. A maioria sabe seu nome e que você é intercambista, mas nem todos tem coragem ou vontade de te conhecer.
Eu estudo de 8am até as 15:15 e tenho que almoçar no colégio.

comida

A comida aqui é totalmente gordurosa! No almoço do colégio eles servem batata frita, hamburger,   bolinhas de queijo, salsicha empanada, tudo frito! Você tem algumas opções de frutas e iogurtes, mas tenho certeza que uma maçã não vai te sustentar até o final da aula. Nos restaurantes a maioria só serve fast food e massas. E quando tem algum com “comida de verdade” não é igual a do Brasil. O arroz daqui é terrivel, por exemplo. Todo mundo toma muito refri, você não pode se deixar levar! Os doces aqui são muito baratos e eles tem a Peanut Butter que é uma manteiga de amendoim, parecidissimo com a paçoca, que é muuito bom!

Já pode fazer pirraça para os meus pais me deixaram viajar no final do ano? Gente, ao ler essa história fiquei com muita vontade de fazer intercâmbio. É tudo tão igual aos filmes, tão diferente da nossa realidade. Tenho certeza que a Gabi vai voltar uma garota completamente diferente.

Ah, tenho uma novidade! Vocês lembram que comentei daquele concurso imperdível da C.I que vai dar para alguns sortudos um curso de inglês em Londres, um Mochilão pela Europa e um pacote BUE Nights pra curtir a noite de Buenos Aires? Então, pra comemorar o sucesso e divulgar ainda mais, eles me mandaram um super kit especial viagem. Como já é de costume, farei um sorteio entre vocês.



REGRAS

– Seguir o perfil @ ci_intercambio
– Seguir o perfil do blog @depoisdosquinze
– Twittar ou retwittar  a seguinte frase:  “Quero o kit de Intercâmbio que a @depoisdosquinze e a @ci_intercambio estão sorteando. Leia, dê RT e concorra tb. http://kingo.to/Ozw”.
– Cutir a página do blog no facebook.

Lembrando que o sistema de comentários do blog, detecta todos os tweets com o link do post, e os guarda como comentário. Ou seja, siga as regras independente do que ver nos comentários. O certo é twitter a frase acima, e não comentar aqui no post!

Ps: O sorteio será feito (via sorteie.me) no dia 28 de setembro!