você está lendo A lei da Natureza!

Ultimamente tenho ouvido tanta notícia ruim que fica fácil esquecer que não só de maldade vive o mundo. É rebelião de um lado, massacre em uma escola do outro e, de repente, no meio de tanta coisa má, vejo pequenas provas de que o mundo não está perdido.

 

Achei a foto acima vagando pelo Tumblr e me emocionei profundamente com a imagem. Mesmo em meio à guerra, o homem acha uma maneira de desenterrar a bondade que existe dentro de cada um de nós.

Outra notícia, então: um bebê cai acidentalmente da varanda de um hotel e é resgatado por uma turista que percebeu o que estava prestes a acontecer quando notou a criança na sacada. O acidente, que deveria ter sido fatal, não teve nenhuma consequência, graças à presença da mulher.

Mas por que estou contando essas situações?

A verdade é que, com tantos momentos desagradáveis acontecendo, nos esquecemos de fazer nossa parte para ajudar o mundo a melhorar. Ninguém precisa bancar o super-herói para fazer bondade, mas somente estender a mão ao próximo já é um avanço considerável para a humanidade.

Temos evoluído tanto na tecnologia, fazendo surgir novas invenções, melhorias em vários campos, mas deixamos de lado aquilo que nos torna humanos, que é a nossa bondade, o amor e respeito que temos um pelo outro. Do contrário, seríamos apenas selvagens ganindo, correndo e lutando. De certa forma, às vezes até penso que somos – basta ver um pedacinho de ouro que os homens já começam a guerrear entre si, matando uns aos outros da pior maneira possível (como se somente o ato de matar já não fosse ruim o suficiente).

Não quero pregar uma de moralista, nem falar de Deus. Cada um acredita no que acha mais verdadeiro e não serei eu quem direi o que é certo ou errado – até porque, não tenho esse direito. Independente disso, paremos apenas para pensar. De que adianta brigar? Não estaremos, tão somente, pondo em risco nossa própria vida quando poderíamos estar simplesmente conversando sobre o assunto e decidindo-se da melhor maneira? Gostaríamos que fizessem conosco a mesma maldade que fazemos com os outros? Pois a partir do momento em que cometemos uma ação, estamos também dando total liberdade aos outros para que façam o mesmo conosco.

De que adianta, então, evoluir tecnologicamente e regredir como ser humano? Temos uma vida com tempo limitado à nossa frente e ajudando, ao invés de brigar, estaremos fazendo um favor a nós mesmos, ganhando tempo livre para aproveitarmos da melhor maneira possível. Sempre com um sorriso no rosto e a mão preparada para ajudar quem precisar. Porque uma vez que nós precisarmos, também quereremos uma mão que se estenda a nós.

Para você que sempre achou física inútil, eu te digo: “toda ação tem uma reação”. Seja bom e receberá bondade. Seja ruim e receberá hostilidade. Não é moral, não é lei de Deus. É apenas a lei a da Natureza.