você está lendo O que fazer com tanto ciúmes!

Generalizando a situação, que atire a primeira pedra quem nunca sentiu ciúmes na vida. E eu estou falando de um ciúme não só de namorado, mas de amigos, irmãos e diversas outras coisas ou momentos que nos causam uma aflição, certo?

Pode parecer clichê (ou não), mas ciúme está ligado diretamente ao medo de perder. É a falta de confiança em si mesmo, a falta de confiança no outro e a preocupação excessiva.  Todos nós passamos ou vamos passar por uma crise de ciúmes, porque é do instinto do ser humano aquele natural medo de perder, mas saber controlar esse sentimento é fundamental, até porque ciúme não faz bem e, com o tempo, pode acabar te deixando em uma péssima situação.

É estranho e pode ser um tanto complicado, mas saber lidar com o ciúme é mais do que necessário. E não existe mistério para tal coisa. Por exemplo, quando se está tão bem consigo mesma, não há abertura para medos futuros e, automaticamente, você não sentirá medo de “perder” a pessoa querida. Isso é só uma questão de trabalhar sua auto-estima. É como se você se amasse tanto (e ama) que não tem medo de perder o outro, porque é extremamente segura de si.

Ou se acha que numa relação amorosa, por exemplo, existe abertura para tal sentimento, joguinhos, cenas de ciúmes constantes, então talvez o melhor seja abrir o jogo. Se algo te incomoda, não grite, não fale mal e não chore. Converse abertamente com calma e explique seus motivos. Pode ser que só você veja motivos para isso e com uma conversa franca, ambos podem se ajudar e não deixar que o outro tenha esse medo. Até porque, se existem amor e confiança, por que irá existir ciúme?

Para todos os tipos de ciúmes, o conselho é universal: Confie em si mesma e tente não se preocupar tanto. Saiba que existe uma grande diferença entre querer zelar pelo próximo e sentir ciúme do outro. E pode ter certeza que o segundo caso é sempre pior.