Fotografia: LOMOs

27 de janeiro de 2011
você está lendo Fotografia: LOMOs


Todo mundo sabe que até chegar nas câmeras enormes, pretas, pesadas e cheias de funções de hoje a fotografia primeiro passou por uma evolução e é claro, a lomografia fez parte desse processo.

O termo lomografia é derivado da marca russa LOMO, que fabricava câmeras analógicas simples e com lentes de plástico que traziam efeitos com cores vivas e de qualidade devido à seu mecanismo caracterizado por trabalhar com muita exposição de luz. Assim como a fotografia analógica em geral, a lomografia passou a ser um tesouro entre os fotógrafos que gostam de se aventurar nas expectativas de revelar um filme. Câmeras LOMO ainda existem e como são bem leves e pequenas, quem tem uma pode levá-la pra todos os cantos e fotografar na mais inesperada hora.

Vou mostrar pra vocês alguns exemplos de fotos tiradas com LOMOs. Elas são lembradas por possuírem cores fortes, marcantes e vibrantes, vinhetas, e dependendo do modelo da câmera, trazem o efeito fisheye (olho de peixe), onde as bordas da imagem ficam arredondadas no resultado final.  




Pra quem não tem cash suficiente pra comprar uma e quer se aventurar no photoshop pra deixar suas fotos digitais com uma cara bem lomo, eu sugiro dar uma olhada no deviantArt. (Aqui) você encontra actions com efeitos bem parecidos com os das LOMOs, só abrir, baixar e mandar ver no photoshop! Se você gostou desse estilo de fotografia, pesquise mais sobre assunto.

O lomography.com.br é um site lindo e especializado nessa ideia, com loja virtual para você comprar a sua e montes e montes de fotos, uma mais linda que a outra. E se você tem weheartit, dê uma olhada na pesquisa da tag lomo (aqui) e favorite todas!