você está lendo Iluminação e Flash

Na fotografia, a iluminação é um dos pontos mais importantes para ter uma foto de qualidade. Mas, qual a melhor iluminação? Natural ou Artificial? Uso flash só à noite? Saiba a resposta de todas essas perguntas, no post “Iluminação e Flash” dessa sexta.

Que horas?
Se seu dilema é o melhor horário para as fotos, a resposta é simples:  o dia. A luz natural do sol é a melhor para você entrar em ação; branca e suave, ela ajuda a dar os verdadeiros tons à sua foto, com sombras não muito marcadas. Tirar suas fotos pela manhã é o mais ideal, não é a toa que sua mãe diz pra pegar sol da praia bem cedo: o sol não está forte, e à tarde, principalmente pelo meio-dia, até às 14 horas, o sol fica acima da nossa cabeça, o que vai destacar aquela olheira que não saiu com a maquiagem. À noite, só em último caso, ou usando o flash da maneira correta.

Flash à Noite
O flash não é visto como uma boa fonte de luz, mas como quem não tem cão, caça como gato, vamos usar o flash. Algumas câmeras tem ótimos flashes, não muito fortes e com uma aparência natural; se sua câmera tem um assim, comemore! A minha por exemplo, deixa tudo muito marcado, além de desaturar um pouco as cores. Um defeito aqui, outro ali, parta pra edição: como o flash dá aquele contraste, diminua-o no photoshop. Se ele marca muito os vermelhos, deixando num tom vinho, suavize na Cor Seletiva, diminuindo os brancos dos vermelhos! Enfim, sempre há uma saída.

Flash ao Dia
Não, ele não serve só para a noite, o flash também pode ser usado ao dia. Quando o sol está atrás da pessoa por exemplo, e você não quer aquela silhueta clichê, o flash pode te clarear e o sol lá atrás continuará te iluminando! É o chamado jogo de luzes. Várias fontes de iluminação juntas podem te trazer ótimos e diferentes resultados.

Jogo de Luzes
No improviso, vai o abajur, aquela lanterna forte, a luz da mesa do escritório do seu pai, tudo pode te ajudar. Luz colocada na frente, foca o rosto. Do lado, foca só uma parte dela. De baixo, dá um ar assustador. Atrás, marca silhueta e trás um drama à foto. A luz em cima pode ajudar quando você olha pra ela. O rosto fica iluminado, o corpo e tudo que o rosto tampa escurece.

Você pode conseguir vários efeitos interessantes com essas dicas de iluminação, basta usar os seus próprios recursos com criatividade e um bom planejamento antes dos clicks.