você está lendo Coisas que você pode fazer para ajudar estando em casa

Vivemos tempos que não são fáceis. Aliás, longe disso, como se não bastasse a pandemia, ainda vemos direitos serem tolhidos e minorias sofrerem ainda mais. Diante desse cenário, surge a pergunta: e quem pode e quer ajudar, mesmo de dentro de casa, por onde pode começar? Reunimos aqui algumas atitudes que podem ser tomadas apenas com seu celular ou computador.

Amplie a voz negra: se você é uma pessoa branca, se comprometa a a ouvir, compartilhar e ampliar a voz de pessoas pretas.

Doe: participe de vakinhas que apoiam projetos e favelas, doe para comunidades negras, coletivos e movimentos.

Ajude pequenas empresas: os pequenos produtores precisam de você para continuar existindo, apoie-os e continue comprando seus produtos.

Repense de onde vem seu posicionamento: consuma o conteúdo de perfis, podcasts e veículos que usem de dados verdadeiros e fontes para construir o seu próprio senso crítico.

Divulgue canais de denúncia: os casos de violência doméstica aumentaram nesse período, divulgue redes de serviços e apoio à situações de violência.

Dê visibilidade aos povos indígenas: em meio à pandemia estão invadindo aldeias e votando projetos que afetam demarcações de terras indígenas. acompanhe e divulgue as questões que são diulgadas por @s indígenas.

Assine petições online: muitas causas importantes precisam da sua ajuda. são dois minutos a menos para você, mas uma grande diferença do outro lado da tela.

Links:

Petição Fora Garimpo Fora Covid
Vakinha para ajudar a CUFA no projeto Mães da Favela
Lista de petições online para assinar
Link do BO on-line para o Estado de São Paulo