você está lendo O que aprendemos com “Five Foot Two”, o documentário da Gaga
Foto: Reprodução/Netflix

Foto: Reprodução/Netflix

Todo mundo já sabe o quão incrível é o documentário Five Foot Two, da Netflix? Ele mostra os bastidores da vida de Stefani Germanotta, ela mesma, a Lady Gaga. O filme acompanha a artista durante o período de produção de seu quinto álbum e também de sua performance no Super Bowl. A gente assistiu e achou muito interessante – não só para quem é fã, viu? – porque nos fez refletir sobre várias questões que acabam surgindo na vida da estrela e que também nos dizem respeito, mesmo que a gente não viva nessa rotina doida do showbizz – mas, no fim do dia, somos mulheres exatamente iguais a ela, né? :) Neste post, listamos quatro lições bem legais que tiramos do documentário. Vem com a gente!

  • Paciência com machismo: se ela não tem, por que a gente teria?

Já começamos com um vrá: foi-se o tempo (ainda bem) em que aturávamos ~coisas de homem~ justamente por levarem este título, “coisa de homem”. Sabe? “Ah, é coisa de homem, deixa ele!” Então! Hoje em dia, estamos cada vez mais empoderadas e cientes de que somos donas de nós mesmas, de nossos destinos e de nossas vontades, e, por isso mesmo, esse tipo de coisa já ficou pra trás faz tempo. A Gaga deixa isso bem claro já no comecinho do longa e é lógico que a gente concorda e assina embaixo!

  • Sobre mulheres numa posição de poder

Ao filmar a sexta temporada de “American Horror Story”, enquanto se caracteriza para seu papel, ela nos conta um pouco sobre a personagem, um tipo de bruxa poderosa, traçando um paralelo interessante com as mulheres de hoje em dia. Sabemos que mulheres em posição de liderança são vistas com preconceito e inúmeras vezes são hostilizadas e colocadas como inferiores. Gaga nos lembra que, infelizmente, sempre há essa oposição quando a mulher ascende – e isso nos faz criar um alerta dentro de nós mesmas: se um dia você passar por algo do tipo, junte forças e bata de frente com o preconceito!

  • Lidando com o passado

Ao longo do documentário, podemos ver como ela está diferente, mais confiante, o que é lindo de ver. Em uma passagem, ela fala de forma carinhosa, mas bem realista, sobre seu passado. Sabe quando você sente que mudou, ainda não entende isso muito bem, demora a aceitar que algumas coisas não voltam mais, que relações terminam, etc? Para todas estas situações, nas palavras de Gaga, “é preciso se deixar para trás”. Todos os dias é válido e bonito trabalhar uma nova versão de você!

  • No fim das contas, o que importa é o que o seu coração diz

Gaga diz o que você lê aí em cima se referindo a seu show no Super Bowl, uma oportunidade única na vida, também a respeito do cenário político atual (os Estados Unidos acabavam de eleger Donald Trump) e de como aquele momento era importante para ela ser artista no mais pleno sentido da palavra – e brilhar. Mas é aí que ela diz que, de qualquer forma, as pessoas interpretam as coisas como querem. Quer dizer: não importa o que os outros acham, o fundamental é sempre seguir o nosso coração e os nossos caminhos. Os efeitos e respostas virão, é claro, mas você não conseguirá controlá-los sempre – o que é ok, né? Normal!

Obrigada, Gaga! <3 Este foi apenas um pequeno recorte do documentário, que ainda apresenta outras faces de Gaga – vale a pena conferir. Está disponível na Netflix e a gente super recomenda, mesmo! :) E você que já assistiu, gostou? Conta pra gente nos comentários!