você está lendo Aprendendo a fazer um Bullet Journal com o livro “Diário em Tópicos”

diario-em-topicos-1

Se você já comprou um caderno fofinho pensando que iria enchê-lo com anotações… mas depois ficou com dó de usá-lo (estamos juntas, miga), ou teve agendas igualmente lindas que, na correria, ficavam cheias de escritos confusos, este post é pra você! Cadernos, agendas e diários não têm, é claro, um modo de usar. Por conta disso, às vezes vamos aproveitando-os como dá e as informações acabam perdidas. Foi por isso que surgiu o Bullet Journal, que junta a ideia de ter um planner, uma agenda e um diário em um item só! Com certeza você já ouviu falar a respeito, né? Nós também – e bastante! Mas foi com o livro “Diário em Tópicos”, um guia prático de Rachel Miller publicado aqui no Brasil pela editora Intrínseca, que aprendemos na prática como fazer um e quais os benefícios dele. Spoiler: você vai querer o seu!

diario-em-topicos-2

A edição do livro é incrível – é a tradução de “Dot Journaling – A Practical Guide” e a versão brasileira ficou simplesmente um amor. Feito com um tipo de capa ligeiramente mais durinha, as folhas têm um formato arredondado nas pontas justamente para lembrar um sketchbook e há vários detalhes delicados de poás por todos os cantos. O projeto gráfico e os letterings são de Antonio Rhoden.

diario-em-topicos-3

O livro começa com a história da autora e seu mundo cheio de agendas e diários. Ela conta pra gente como foi o seu primeiro contato com o Bullet Journal e vai aos poucos explicando do que ele se trata. Quem nunca ouviu falar se interessa de primeira!

diario-em-topicos-6

diario-em-topicos-5

A gente achava que fazer um Bullet Journal era algo muito complicado: é só passear rapidamente pela hashtag #bulletjournal no Instagram, por exemplo, que vemos caderninhos super enfeitados e complexos, hehe. É claro que você pode, sim, decorar o seu, mas se a ideia é justamente ter algo útil para usar todos os dias, como é que você vai ficar enfeitando tudo a cada 24 horas se alguns dias são mais corridos do que outros? Essa também era uma questão para a Rachel. Não é complicado, a gente jura!

diario-em-topicos-4

O guia fala a respeito de páginas anuais, mensais, diárias e semanais, sobre o acompanhamento mensal de hábitos, páginas de saúde, finanças, refeições e viagens e, bem, ao final, você só se perguntará “como é que nunca fiz um desses antes?”. Você realmente vai ter sua vida todinha organizada e sem complicações.

Vai ser impossível encarar agendas da mesma forma – já que, com suas datas marcadas, faltarão folhas e espaço suficiente para usá-las de uma forma mais livre e ampla. Aqui, suas ideias serão catalogadas e seus eventos e hábitos também. Ao final de tudo, você estará se conhecendo ainda mais! Os conceitos reunidos pela Rachel vão te ajudar a criar coisas novas, catalogar conquistas, colocar em prática hábitos que você sempre quis ter e olhar tudo ao redor de um jeito mais analítico, passando para o papel o que pode ser registrado.

diario-em-topicos-8

Por aqui já começamos o nosso – e de um jeito simples, para nos acostumarmos a inclui-lo em nossas rotinas. Mas estamos pegando cada vez mais amor pela coisa e a ideia é ir caprichando de forma gradual. Caderninhos em branco agora são oportunidades enormes e, depois deste livro, aprendemos muito sobre como descomplicar a rotina e aproveitar ao máximo as oportunidades deste tipo de técnica.

Amamos o livro e realmente nos surpreendemos, já que o abrimos por curiosidade e sem a intenção de fazer um Bullet Jornal e viramos a última folha com um destes já iniciado. :) Você encontra o livro para comprar aqui.

Curtiu a resenha e ficou interessada? Conta pra gente nos comentários!