você está lendo Abstraindo: seis dicas para não deixar a preocupação tomar conta de você
Foto: Reprodução/Worteinbildern

Foto: Reprodução/Worteinbildern

Problemas são, normalmente, sinônimos diretos de uma cabeça cheia de pensamentos indesejados. E aí, por conta disso, ficamos um pouco repetitivas e atrapalhadas com assuntos que deveriam ser prioridade – complicando a busca por um cotidiano mais leve. Por aqui, também passamos por situações que nos deixam aflitas e tensas, mas geralmente buscamos fazer coisas que amenizem e ajudem a nos mantermos calmas. Interessou? São estas as dicas que vamos compartilhar hoje, olha só:

  • 1. Por mais que seja difícil, organize-se

preocupacao (1)

Encarar o drama de frente e ter uma visão geral da situação pode ser o primeiro e melhor passo de todos. Sabe, em um filme, quando o personagem percebe que só tem mesmo aquele caminho e abre o mapa dizendo “vamos lá”? Aqui, este personagem é você e esta é a hora de dar uma boa olhada em tudo, respirando fundo e com atenção. Anote datas, programe-se e faça listas com as etapas pelas quais você terá que passar para que tudo dê certo. Monte o seu próprio guia, ele vai te ajudar a se ver no controle da situação.

  • 2. Veja o que pode ser compartilhado

preocupacao (6)

Dá para contar com a ajuda de um amigo ou alguém da família? Se o problema é com relação a um dinheiro que faltou para cobrir alguma despesa, quem sabe uma amiga não topa um projeto coletivo de um bazar, por exemplo? Agora, se é algo que precisa ser lidado apenas por você, alguém próximo pode se manter por perto nem que seja para te apoiar e passar confiança. Cerque-se daqueles que te deixam para cima e isso fará toda a diferença.

  • 3. Concentre-se em outras coisas

preocupacao (2)

Assistir a um filme ou ler um livro é sempre uma boa ideia. Aqui, a gente poderia até te recomendar algo tranquilo e calmo para te deixar mais de boas – só que e se você fizer justamente o contrário? Talvez funcione procurar um longa com uma temática bem diferente, como aqueles thrillers, por exemplo, que fazem a gente parar pra pensar e criar mil e uma teorias. Dessa forma, você acaba dividindo um pedacinho do seu tempo com outras questões, que jamais surgiriam se você estivesse apenas focando no seu problema. :)

  • 4. Procure aquilo que faz com que você se sinta bem

preocupacao (3)

Se você pensa que sensações, aromas e sentimentos são bobagens, esqueça. Um cheirinho bom que te conforta, um lugar que te faz se sentir bem, um costume que te deixa à vontade… Não importa o que seja, isso pode ter um papel bem importante aqui. Vá para perto do que faz você se sentir melhor fisicamente – e temos que dizer mais uma vez, incluímos até pessoas, viu? Vale a pena, talvez, passar na casa daquela amiga divertida para ficar à toa comendo algumas besteiras e falando sobre outros aspectos de suas vidas.

  • 5. Ocupe a mente com novas questões

preocupacao (5)

A gente deu a dica de assistir a filmes e ler livros que despertem outras ideias, certo? Aqui você vai ampliar isso e procurar se informar sobre o que está acontecendo no mundo agora. Não é para comparar seus problemas com problemas maiores, até porque a gente sabe que ninguém sai ganhando deste tipo de disputa. O que queremos é que você deixe a sua bolha e olhe além e mais alto para aquilo tudo que tem passado desapercebido no seu dia enquanto você enfrenta as questões que brigam entre si na sua cabeça.

  • 6. Escute as músicas certas

preocupacao (4)

E não é que o som pode estimular partes nossas que antes estavam adormecidas? Pode também nos ajudar a encontrar soluções em lugares inesperados. Por isso, busque as playlists certas (temos posts bem legais com indicações por aqui) e fique longe de letras que te deixem para baixo.

Problemas são como pessoas – totalmente diversos. Por isso não sabemos, é claro, a gravidade do que você está passando, mas mesmo assim vale colocar em prática as ações desta lista para tentar deixar as coisas mais tranquilas. Estaremos aqui torcendo para que tudo dê certo! :)

E você, tem mais alguma dica para para dar? Conte aqui nos comentários!