você está lendo #ReceitaDDQ: 15 delícias da @aprendendoaservegana

Já faz algum tempinho que a Renata, dona da arroba @aprendendoaservegana, aparece no nosso Instagram com receitas semanais deliciosas e veganas! Amamos cada dica que ela dá e são tantas gostosuras que a vontade de experimentar todas é grande! Ela prova pra gente que é possível, sim, se alimentar de uma forma gostosa e muuuito nutritiva sem usar derivados animais. :) Já temos mais de 15 receitas por lá (a hashtag, caso você queira conferir, é #ReceitaDDQ) e resolvemos listá-las aqui num post especial. Olha só!

1) Overnight Oats
Você vai precisar de: 1 banana madura (quanto mais madura, mais docinha vai ficar a receita); 1 1/2 colher de sopa de chia; 1 colher de sopa de canela; 1/2 colher de sopa de cacau em pó; 1/2 copo de leite vegetal; 1/4 de copo de aveia em flocos. Preparo: Amasse a banana até ficar quase líquida. Acrescente os outros ingredientes e misture tudo num potinho. Leve à geladeira durante a noite. De manhã estará pronta pra comer. Escolha toppings pra ficar mais divertido. Para o mingau: Prepare a receita do Overnight. Pela manhã, aqueça a mistura numa panelinha em fogo baixo com mais 1/2 copo de leite vegetal e misture sempre, até a mistura estar encorporada, quente e mais grossinha (acontece depois de começar a borbulhar). Passe para um bowl e decore com frutas, granola, frutas secas, castanhas, mais especiarias e sinta-se feliz! Clique no link para ver mais fotos!

2) Chips de legumes assados
Ingredientes: 1 inhame; 1 beterraba; azeite; sal e pimenta. Modo de preparo: Corte os legumes em fatias bem finas (se você tiver um mandolin ajuda muito) e espalhe-as em uma forma com papel manteiga ou tapete de silicone – salvando árvores :). Faça uma misturinha de azeite, sal e pimenta e pincele levemente nas fatias. Coloque em forno pré-aquecido a 180ºC e deixe por 20 minutos. Vire as fatias e deixe por mais 10 minutos a 160ºC. Estão prontos! Dica: colocar em um potinho de vidro bem fechado conserva a crocância. :) Pastinha: 3/4 de xícara de cenoura picada; 3 colheres de sopa de água; sal, alho e pimenta a gosto; 2 colheres de sopa de batata cozida. Bata até ficar homogêneo.

3) Cupcake de chocolate e café
Ingredientes: 1 1/2 xícara de farinha de trigo; 1/2 xícara de cacau em pó (eu coloquei 1/2 de cacau e 1/2 de alfarroba em pó); 1 xícara de açúcar (qualquer um menos refinado, né migs?); 1/2 colher de sopa de fermento; 1 colher de café rasa de bicarbonato de sódio; 1 colher de sopa cheia de farinha de linhaça;1 xícara de café filtrado; 1/2 xícara de óleo vegetal; 1/2 colher de sopa de baunilha (opcional); 1/2 xícara de chocolate sem leite picado (pode colocar mais se você for a doida do chocolate! Hehe) Preparo: Preaqueça o forno a 180ºC.  Em um bowl, peneire e misture a farinha, o cacau, o açúcar, fermento, bicarbonato (eu bati o açúcar no liquidificador pra ficar bem fininho e não perder muito na peneira). Em outra tigela, misture com um garfo ou um fouet o café, o óleo, a baunilha e a farinha de linhaça (também bati no liquidificador pra aproveitar que já estava sujo, haha). Despeje aos poucos o líquido nos secos até formar uma massa homogênea sem mexer demais. Adicione o chocolate picado. Coloque a massa em forminhas e deixe no forno 180ºC-210ºC por 25 a 30 minutos. Espere esfriar. Para a cobertura/recheio: Bater no liquidificador (pode demorar um pouco pra ficar lisinho, normal!): meio tablete de tofu; 2 tâmaras grandes e um punhado de uvas passas brancas (ambas deixadas de molho por pelo menos 2 horas); 2 colheres de sopa de melado de cana; 2 colheres de sopa de água; muuuita canela. :)

4) Picolé de danoninho vegano
Ingredientes: 1 xícara de morangos (12 unidades aproximadamente); 1/2 xícara de leite de coco (se for industrializado, pode diluir 1/4 dele em 1/4 de água); 2 colheres de sopa de castanha de caju crua deixada de molho por, no mínimo, 4 horas. Adoçante de sua preferência (eu usei gotinhas de stevia). Bater tudo no liquidificador e despejar em forminhas pra picolé (copos pequenos ou forminhas de cupcake também servem!). Esperar no mínimo 4 horas e depois é só passar a forminha na água para retirar o picolé de dentro. Ps: se você tiver intolerância à oleaginosas (a castanha de caju que uso aqui, no caso), pode fazer só com o leite de coco de vidrinho, mas vai alterar o sabor! ;)

5) Vitamina
Primeira camada: 1/4 xícara de gordura de coco (caso você faça leite de coco em casa. Senão, pode usar o de vidrinho); 1/2 abacaxi picado; um punhado de uvas passas brancas pra adoçar (pode deixá-las da noite pro dia hidratando no suco de laranja). Segunda camada: 10 morangos; 1 banana congelada;
Terceira camada: 2 kiwis; 2 folhas de couve; hortelã a gosto. Última camada: 1/2 mamão; 2 colheres de sopa de suco de laranja. Preparo: Bata os ingredientes no liquidificador (dando uma mexida se necessário – você pode bater bem pra ficar mais líquido ou só algumas pulsadas para ter mais pedacinhos de fruta) e vá montando as camadas com uma colher. Enfeite como quiser! Eu usei coco ralado do leite de coco caseiro, que é uma ótima substituição pro leite de vaca. ;)

6) Panquecas sem Glúten
Ingredientes: ¾ de xícara de farinha de aveia (também funciona em flocos); ¼ xícara de resíduo de leite de amêndoas (pode substituir pela farinha de amêndoas, por quinua em flocos ou coco ralado…); 1 banana pequena; ½ colher de café de fermento (opcional, ele ajuda apenas a massa a crescer); ½ xícara de leite de amêndoas (pode ser qualquer leite vegetal ou água mesmo!); pedacinhos de chocolate sem leite (usei quadradinhos 85% da Cacau Show); Fruta que preferir (como sou a louca dos mirtilos – amo o azedinho deles – e sempre os tenho congelados, eles foram os escolhidos!). Preparo: Bata no liquidificador o leite vegetal, a farinha de aveia, o resíduo do leite de amêndoas e a banana até formar uma massa homogênea. Acrescente o fermento e pulse apenas para incorporá-lo na massa, sem bater. Esquente uma frigideira antiaderente (ou então com um tiquinho de óleo) e despeje uma camada da massa. Depois de 1 minutinho, coloque os pedacinhos de chocolate e as frutinhas e despeje mais massa para cobri-los. Espere 3 minutos, vire do outro lado, mais 3 a 5 minutinhos e pronto. Repita o processo até acabar a massa.

7) Lanchinho de avocado
Para a maionese de avocado: Bata ou processe um avocado (é diferente do abacate, tem polpa mais cremosa), 02 colheres de sopa de azeite, 02 colheres de sopa de água, sumo de 01 limão, sal a gosto, um dente de alho pequeno e 10 folhas de manjericão. Eu ainda acrescentei pedacinhos de cebola, cominho e coentro em pó. Se usar um liquidificador, pare e vá mexendo com uma espátula. Depois de tudo misturado e bem lisinho, está pronta a maionese! Para a ricota de tofu: Separe ¼ de um tablete de 350 gramas de tofu e aperte delicadamente para que a água escorra. Deixe uns minutinhos enrolado em um paninho para tirar o resto da água. Depois disso, é só esmagar o tofu com um garfo e misturar com sal a gosto, 01 colher de sopa de azeite, pimenta do reino e ervas desidratadas ou outro tempero que preferir. Está pronto! Agora é só montar seu sanduíche com o que mais você quiser! <3 Eu usei cenoura ralada, alface e tomate. Fica bom demais!

8) Tortinha crumble de aveia com recheio de maçã e mirtilos
Para a massa: 1/3 de xícara de aveia; 1/3 de xícara de farinha de côco; 1/3 de xícara de farinha de castanhas (você pode fazer a sua na hora, batendo-as no liquidificador); 1 banana pequena bem amassada; ¼ de xícara de melado de cana, ou agave, ou xarope de bordo (o famoso maple syrup); ¼ de xícara de leite de coco pronto; 1 colher de sopa de óleo de coco; 1 colher de chá de fermento (opcional). Para o recheio: 1 maçã descascada e cortada em tiras finas; um punhado de mirtilos (blueberries) – opcional; 1 colher de sopa de óleo de coco; ½ limão; 1 cravo e uma pitada de canela; 1 colher de sopa bem cheia de açúcar mascavo/de coco/demerara ou melado de cana; água (ou algum suco natural). Preparo: Em uma panela, refogue a maçã no óleo de coco em fogo médio por pelo menos 5 minutos. Acrescente ½ copo de água, a canela, o cravo e o açúcar e deixe cozinhando por 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Depois acrescente os mirtilos e deixe apurar por cerca de mais 5 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar. Para a massa, junte todos os ingredientes num recipiente e misture com uma colher e depois com as mãos até formar uma massinha que fique unida. Caso não dê liga, você pode acrescentar mais banana, ou então 1 colher de sopa de polvilho doce. Se ficar seca, coloque, aos poucos, mais leite de coco ou até mesmo água, não tem problema. Pressione a massa em uma forma de pão untada ou com papel manteiga (pode ser qualquer outra forma que quiser), faça alguns furinhos com garfo e leve ao forno a 200ºC por 40 minutos ou até ficar bem douradinho. Se quiser, separe um pouco da massa para esfarelar e jogar em cima da tortinha depois de pronta. Aí é só rechear e pronto!

9) Docinhos 
Ingredientes: 80g de algum chocolate; leite de coco; cacau em pó e coisinhas para dar um sabor diferente ao docinho, como café em pó, granulados, castanhas, pimenta em pó, paçoca, etc. Modo de fazer: Derreta o chocolate com o leite de coco (para 80g eu usei 3 colheres de sopa de leite) e misture com a colher de cacau em pó. Se você já souber o que usar para dar gostinhos diferentes, pode acrescentar e misturar. Depois de pronta a misturinha, temos que deixar pelo menos 4 horas na geladeira. Após esse período, é só enrolar em bolinhas (ou não!) e passar nos seus docinhos preferidos pra deixar bem fofo. Eu escolhi nibs de cacau, quinua em flocos, cacau em pó e café! Tomei com achocolatado vegano e comi com morangos. Fofo, criativo, prático e saboroso!

10) Bombons de cenoura com chocolate
Ingredientes: Bombom: 1 ½ copo de cenoura ralada; 1 copo de castanhas de sua preferência; ¼ colher de chá de gengibre em pó; ¼ colher de chá de noz-moscada; 1 colher de chá de canela; ½ copo de côco ralado; 1 copo de tâmaras sem caroço (ou outra fruta seca que preferir, como ameixa ou uvas passas brancas); 1/3 copo de aveia em flocos; 1 colher de chá de linhaça (opcional); 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional). Calda: Meia barra de chocolate sem leite; 1 colher de óleo de coco ou leite de coco. Modo de preparo: Processe todos os ingredientes num multiprocessador ou liquidificador. Se o seu não for muito potente, você vai ter que parar sempre pra mexer a “massa”. Recomendo: fazer por partes pra não correr o risco de queimar, usar uma cenoura grande como “bisocador” para ajudar a jogar a massa para as lâminas. Tome muito cuidado nesta parte! Depois de tudo processado e juntinho, coloque numa forma com papel manteiga e deixe por meia hora no freezer ou 8 horas na geladeira. Você pode deixar no formato da forma mesmo, ou então fazer bolinhas, como eu. Para a calda de chocolate, é só derreter os ingredientes em banho maria e passar nos docinhos ou espalhar no “bolo”. Volte à geladeira e, depois que tiver endurecido, é só comer :)

11) Bolinho de pote
Quinua doce: ¼ de xícara de quinua; ¾ + 2 colheres de sopa de leite vegetal; ¼ água; Stevia (ou outro adoçante que preferir). Lave a quinua 3 vezes em água corrente. Depois, cozinhe-a em uma panela em fogo médio com todos os outros ingrediente por 15-18 minutos, mexendo para não queimar. Se você quiser mais molinha, vá acrescentando mais leite e deixe cozinhando até o ponto que quiser. Caso contrário, tampe a panela e deixe fechado por mais 15 minutos. Leve pra geladeira.
Geleia raw de morango: 1 caixinha de morangos (dê preferência aos orgânicos); 1 colher de sopa de chia; 3 colheres de sopa de suco de laranja ou de limão; 1 a 2 colheres de sopa do seu adoçante preferido.
Separe ¾ dos morangos e bata ou processe com todos os outros ingredientes (vai ficar líquido mesmo). Acrescente o restante dos morangos e pulse para que fiquem em pedaços pequenos. Guarde num pote de vidro na geladeira – a chia soltará o gel e dará consistência de geleia. Como não foi ao fogo, você não perdeu nenhum nutriente! Mini bolinho de laranja: 2 colheres de sopa de farinha de aveia (pode bater a aveia em flocos no liquidificador); 2 colheres de sopa de farinha de amêndoas (você pode comprar um pacotinho de amêndoas e batê-las no liquidificador até virarem farinha); 1 colher de sobremesa de polvilho doce; 1 colher de chá de fermento; 1 colher de sopa de óleo vegetal; 4 colheres de sopa de suco de laranja + raspas da laranja. Peneire as farinhas e misture os ingredientes secos. Em outro recipiente, misture os líquidos e depois junte as duas misturas, agregando-as aos poucos. Coloque em uma caneca grande e leve ao microondas por 2 minutos. Aguarde esfriar e remova da caneca.

12) Bolinhas crudívoras de chocolate
Ingredientes para 08 bolinhas: 10 tâmaras sem caroço; um punhado de castanhas de sua preferência (sem sal); 1 colher de sopa de cacau em pó; ½ a 1 colher de sopa de óleo de coco (opcional). Modo de preparo: Em um multiprocessador, processe todos os ingredientes até formarem uma massinha modelável. Faça bolinhas e enrole no seu confeito preferido! Na foto, temos bolinhas com coco ralado, nibs de cacau, cacau em pó e granulado colorido (vegano, sem corante animal).

13) Nice Cream
Modo de preparo: Leve duas bananas sem casca ao congelador por pelo menos 8h (durante a noite). Depois desse período, adicione aproximadamente 02 colheres de sopa de água (pode ser suco, leite vegetal…) e bata no liquidificador ou processador até virar um creme grosso! Bate um pouquinho, mexe com a colher, bate de novo… Vai ficar cremoso! Para a receita da foto, bati as bananas com amoras congeladas e ficou esse rosinha fofo demais. Nem precisa adoçar! Se estiver animada, enfeite o sorvete com o que tiver em casa! Dessa vez eu usei gojiberry, kiwi, mulberry seca, hortelã, flocos de quinua e umas blueberries que estavam sobrando na geladeira. Delícia!

14) Torta rústica de limão
Primeiro você deve fazer o recheio e deixá-lo na geladeira para endurecer. A base é tofu – não faça cara feia! Haha. Comprando o tofu certo, ele não tem gosto de nada, tipo um creme de leite, sabe? Então dá pra você adaptar como quiser! O tofu é rico em proteínas, tem cálcio e magnésio e pouca gordura. O melhor que já experimentei até hoje foi o da marca @ecobrasrj, que encontro no Walmart. Tentem procurar tofus orgânicos e bem branquinhos, porque assim eles não terão gosto de extrato de soja, que atrapalha qualquer receita. Ah, e eu usei tofu firme, ok? Existe o firme e o soft. Vamos dar uma chance a ingredientes novos? Começando pelo recheio, você vai precisar de: 155g de tofu firme; suco de 1 ½ limões e raspinhas deles; 3 colheres de sopa de adoçante (eu usei eritritol, mas sugiro o açúcar demerara, que é mais acessível e não mudará a cor do recheio); 1 colher de sopa de óleo de coco. Liquidifique todos os ingredientes (menos as raspas) até chegar em uma consistência homogênea. Experimente para ver se está do seu gosto e ajuste. Guarde na geladeira por pelo menos duas horas. Massa: 4 colheres de sopa de grão de bico cozidos bem molinhos; 2 colheres de sopa de farinha de banana verde (ela vai dar a cor escurinha de rústico e você encontra em qualquer loja de produtos naturais – é baratinha. Mas você pode usar outras farinhas. Sugiro a de aveia ou arroz como opção melhor ao trigo); 1 colher de sopa de farinha de aveia; 1 colher de sopa de óleo de coco; 3 colheres de sopa de melado de cana; Água se necessário. Preparo: Processe todos os ingredientes. Caso não tenha um processador, comece amassando o grão de bico aquecido com um garfo. Depois misture tudo até ficar uma massinha. Eu usei uma forminha pequena, untada, para colocar a massa e assei por 40 minutos a 180ºC. Com as sobras da massa, fiz cookies – moldei e coloquei no forninho a 180ºC até dourar. Depois de esfriar, é só preencher com a misturinha de limão, colocar umas raspinhas e até um chocolatinho se quiser!

15) Pãozinho rosa de banana e batata-doce com recheio de chocolate
Ingredientes: 01 batata-doce grande cozida (bem molinha); 02 bananas maduras (quanto mais madura, mais docinha!); ¼ de beterraba (crua ou cozida); 1 xícara de polvilho doce; 1 xícara de polvilho azedo; 1 colher de sopa de óleo de coco; chocolate sem leite para rechear; chia e canela a gosto (opcional). Modo de preparo: Antes de tudo, vamos fazer nosso corante natural cor-de-rosa. Para isso, bata o pedaço de beterraba com ¼ de copo de água no liquidificador. Pronto! Você pode coar ou não. Ele não deixará gosto, prometo. Amasse a batata-doce e a banana com um garfo. A banana tem que ficar bem molinha, quase líquida. Adicione a chia e canela (caso queira), o óleo de coco e o nosso corante mágico rosa. Misture tudo. Se estiver muito seco, adicione um pouquinho de água. Agora a parte da bagunça! Com cuidado, coloque, aos poucos, um pouco dos polvilhos na massa (alerta: o polvilho doce faz sujeira se não manuseá-lo com calma). Misture tudo (com as mãos ou talheres – vai levar uns minutinhos) até virar uma massinha de modelar gigante e rosa! E tem que ficar homogênea e na consistência de massinha mesmo, sem grudar na mão e sem esfarelar. Caso a massa esteja seca, vá aos poucos adicionando água e, se estiver meio molhadinha, coloque um pouco mais de polvilho doce. Pronto! Agora é só moldar em bolinhas e rechear com um pedacinho de chocolate! Você pode colocar direto os pãezinhos para assar no forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou então congelá-los para assar quando estiver com vontade! Caso a batata-doce não tenha sido cozida na hora, recomendo esquentá-la um pouco para ficar mais fácil de amassar.

Quanta coisa gostosa e quanto talento tem a @aprendendoaservegana, né? É incrível a criatividade e as referências dela, que faz coisas cada vez mais gostosas lá no nosso Insta – e no dela também! Vale a pena seguir, você sendo vegana ou não: tudo isso é bom demais. <3

E aí, qual receita você mais curtiu? Conta pra gente nos comentários!