você está lendo Para não nos esquecermos de fotografar
reveladas

Foto: Reprodução

Tem muita gente que critica a fotografia. Digo, não a fotografia profissional, mas aquela que nos pega como “reféns” e nos faz viver tudo por trás das lentes, registrando para a internet e deixando de apreciar os momentos em carne, osso e alma.

Eu não acho isso, sabe? Sei que exagerar na mão e passar o tempo todo atrás da telinha não é a melhor coisa a se fazer, já que a gente deixa, invariavelmente, de aproveitar o que está ali na frente. Mas, com moderação, sou bem a favor de registrar o que a gente quiser.

As coisas passam muito rápido e o amanhã sempre chega, principalmente quando vivemos um dia bom. Nestes casos, ele passa voando! A partir daí, tudo vira lembrança: uma música, um cheiro, o comentário de um amigo, uma vivencia semelhante… Mas a foto, ah, a foto deixa o momento marcado para sempre.

Ela congela o tempo numa fração de segundo e te mostra absolutamente tudo do jeitinho que era naquela hora tão boa. Como estavam as pessoas, como era o ambiente, quem passava ali por trás, a cor bonita que o céu tinha. Por mais que a gente até se lembre disso tudo, ela sempre tem algo novo a mostrar, aquilo que a memória provavelmente deixaria ir embora se não fosse ele: o clique.

– Aquela manchinha na minha saia? É que eu estava no cinema e acabei derrubando suco. Como a gente riu naquele dia, né?!

É assim mesmo: a saia pode ir embora um dia, se desgastar com o uso ou ser doada. Mas a foto, não. Ela vai estar ali, contando tudo a respeito daquele dia.

Por isso que estou sempre a postos para registrar a vida: não é porque eu quero exibir para o mundo aquilo que vivo, mas porque quero relembrar.

Quero olhar para trás e sentir toda a emoção daquela noite boa, daquela tarde especial e daquela manhã simples que, por acaso, se tornou divertida. Quero capturar o meu riso mais sincero, o abraço entre amigos e até mesmo a pose totalmente calculada em frente a uma parede vazia – ela foi pensada ali, naquele momento feliz, oras!

Eu não quero me esquecer de nada.
É por isso que eu quero fotografar.