você está lendo Livros: resenhamos um box da Agatha Christie

resenha-agatha-1

Agatha Christie é uma das maiores escritoras no gênero do romance policial – não é por nada que ela é conhecida como a “Rainha do Crime”. A britânica nasceu em 1890 e faleceu em 1976, há bastante tempo e, mesmo assim, seus livros ultrapassaram décadas e décadas e continuaram famosos por todo o mundo! As obras dela já foram traduzidas para mais de cem idiomas, acredita? Quando vi este box de livros da editora Nova Fronteira na livraria, não pensei duas vezes e levei-o para casa! <3

A editora preparou três boxes e este é o primeiro deles. Ele possui uma capa roxa com um design bem bonito e traz três famosos títulos da escritora: os livros “Morte no Nilo”, “Assassinato no Expresso do Oriente” e “Um Corpo na Biblioteca”.

resenha-agatha-2

As três obras possuem capa dura, sem orelhas, e folhas finas e amareladas. Vale destacar que não são aquelas páginas mais grossas, sabe? Se você levanta o papel, consegue ver com um pouco de facilidade o que está no verso. Mas isso não atrapalha: com o livro aberto normalmente, dá para prosseguir a leitura sem nenhuma interferência. A fonte não é tão espaçada mas é bastante legível, corpo 10. Certo, chega de aspectos técnicos! Vamos pra resenha das três obras? \o/

  • Um Corpo na Biblioteca

resenha-agatha-5

Sinopse: Não era sonho. Na verdade, mais parecia um pesadelo: o corpo de uma bela e desconhecida jovem jazia na biblioteca da família Bantry. Com o caos instaurado em sua casa, Dolly Bantry só conseguia pensar em uma pessoa para lhe ajudar: Miss Marple. Conhecida por desvendar os mais curiosos acontecimentos na pacata St. Mary Mead, a adorável velhinha percebe desde o início que há alguma coisa errada naquela biblioteca. Durante anos, Agatha Christie planejou escrever um livro sobre um crime em uma biblioteca, até que, de férias no litoral inglês, encontrou a inspiração que faltava. Um corpo na biblioteca – publicado em 1942 –, é considerado por fãs e especialistas um dos melhores mistérios de Miss Marple.

Este primeiro livro, “Um Corpo na Biblioteca”, fala de um caso que tem que ser resolvido pela detetive amadora Miss Marple. Antes de ler, eu já sabia que esta era a personagem preferida de muita gente. Christie tem ela e Hercule Poirot, outro detetive criado pela escritora, como os personagens principais de suas tramas. As características de Marple são marcantes e ela deixa a narrativa sempre interessante por conta da densidade de suas suposições.

Nesta obra, isso fica bem visível e a história se desenrola com tanta agilidade que você simplesmente não quer parar de ler. Várias coisas sem sentido começam a acontecer e, para solucionar cada uma delas, você tem que pensar junto com Marple para encontrar respostas. Um único comentário final: o desfecho condiz com toda a trama e, mesmo assim, ainda impressiona!

  • Morte no Nilo

resenha-agatha-3

Sinopse: Bela, rica e inteligente, a jovem herdeira Linnet Ridgeway parece conseguir tudo o que quer. No entanto, quando rouba de sua melhor amiga o noivo dela e casa-se com ele sem pensar duas vezes, talvez Linnet esteja indo longe demais… Em sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, no Egito, o casal apaixonado se depara com uma série de antagonistas interessados em sua fortuna e em provocar sua infelicidade. Então Linnet é encontrada morta, com um tiro na cabeça. O detetive Hercule Poirot, que, por acaso, também estava no navio, entra em ação para tentar montar mais este quebra-cabeças.

“Morte no Nilo” nos apresenta Hercole Poirot. Na verdade, dá pra sacar que ele já é “conhecido”, pois podemos ver pela fala dos personagens que o detetive é famoso e já solucionou outros casos. É claro que isso não atrapalhada em nada, você se adapta aos trejeitos do personagem de cara.

O caso do livro é sobre o assassinato de Linnet Ridgeway, que, no primeiro instante, parece ter uma resolução bem óbvia – mas você vai vendo que tudo é muito mais complicado do que aparenta ser. A história leva a vários desdobramentos e você terá que manter todos os acontecimentos em mente para conseguir formular uma hipótese a respeito do assassinato!

  • Assassinato no Expresso Oriente

resenha-agatha-4

Sinopse: É perto da meia-noite quando a neve acumulada sobre os trilhos interrompe a jornada do Expresso Oriente, o mais famoso e luxuoso trem de passageiros do mundo, que liga a Ásia à Europa. A bordo, milionários, aristocratas, empregados – e um assassino. Porém, no mesmo vagão, encontra-se ninguém menos que Hercule Poirot. Caberá ao meticuloso detetive investigar todos os passageiros e descobrir a identidade do ousado criminoso.

O livro acontece quase todo dentro do trem. Achei isso bacana, dá um ar de thriller de um dia só, sabe? Daqueles que não dá vontade de parar de ler? Para conseguir resolver o caso junto a Poirot, você terá que analisar cada palavra dita pelos passageiros (são várias entrevistas cheias de detalhes interessantes) e, desta forma, a identidade do bandido começará a aparecer. Ou não!

O final deste foi o que mais me surpreendeu. Eu pensava que já estava virando uma expert no assunto quando o livro deu uma reviravolta completa e me provou o contrário. A única certeza: Christie realmente foi uma escritora brilhante! Não é à toa que muitos autores se inspiraram nela!

Os três livros se passam em uma época onde celulares, computadores e outros itens da modernidade não existiam. Quer dizer: o pessoal precisa ser afiado meeesmo. Amei os três livros e não vejo a hora de comprar o segundo box da Agatha! :)

E você, já leu algum livro da Rainha do Crime? Conta pra gente o que achou!