você está lendo Cinco livros para quem quer saber mais sobre fotografia

livros-de-fotografia-topo

Você é apaixonada pelo mundo da fotografia? Já pensou em investir em alguns livros sobre o assunto? Se você quer saber mais sobre técnicas, conhecer os principais e mais famosos fotógrafos do mundo e adquirir conhecimento sobre a história dessa arte maravilhosa, esta é uma ótima ideia. É claro que nada melhor do que a prática constante para se especializar em algo que você goste, mas a leitura de obras sobre o assunto será interessante e vai te ajudar muito! Selecionamos cinco livros bem legais sobre este universo tão fascinante. Olha só!

O livro é beeem grande – deu para notar na foto que abre o post? – e faz uma viagem completa, em ordem cronológica, pela evolução da fotografia. Com textos sobre os movimentos mais importantes, estilos mais utilizados, fotógrafos reconhecidos e análises sobre suas criações, a obra nos fornece de um jeito bem acessível a história da fotografia. Com ilustrações, ainda explica a diferença entre fotografia etnográfica, documental, publicitária e outros estilos.

Este livro é bem diferente: propõe uma reflexão. Pois é, ele fala sobre o nosso mundo, cada vez mais saturado de imagens, e procura entender o papel da fotografia, como ela influencia a compreensão da realidade e de nós mesmos. Quais são os reais significados? A obra de Richard Salkeld é o resultado de diversas reflexões e torna-se um guia mega interessante para entendermos o papel fundamental que a foto tem na sociedade e em nosso dia a dia!

O livro “O Olho do Fotógrafo” é mais moderno e fala bastante sobre fotografia digital e os novos aspectos que vieram com ela. Além de abordar a habilidade de enxergar potencial em uma cena e organizar os elementos gráficos em uma composição, o livro também trata das possibilidades de edição de foto e de técnicas digitais novas. Como usá-las de forma correta, sem comprometer a qualidade da imagem? Estas e muitas outras questões estão na obra.

“Não tire fotos de gente. Tire fotos sobre gente”. Este livro ajuda bastante quem quer fazer fotografias de pessoas. \o/ Com instruções sinceras para quem já tem conhecimento básico de alguns fundamentos, ele é recheado de imagens icônicas e descreve técnicas importantíssimas para bons cliques de pessoas, não importa onde estejam: na rua, em casa ou no estúdio. Ah! O mesmo autor também tem um livro ótimo e mais amplo, o famoso “Leia Isto se Quer Tirar Fotos Incríveis”.

Abordando bastante o tema do processo criativo, temos aqui um manual prático que nos orienta no processo de criação da fotografia, desde o planejamento, passando pelo desenvolvimento e indo até a realização e difusão do resultado obtido. As explicações são teóricas, mas, ao mesmo tempo, são bem claras e simples de entender, sempre acompanhadas por fotografias icônicas e exercícios práticos para você colocar a mão na massa! Aí sim, né?

Se com apenas uma dessas obras já dá para soltar as ideias e aprender bastante sobre o assunto, imagina só com as cinco?! \o/ E você, conhece mais algum livro que merece entrar nessa listinha? Comenta aí!