você está lendo Quero pintar os meus móveis: e agora?
moveis-pintados

Reprodução/Pinterest

Você viu vários posts de decoração aqui no Depois dos Quinze e se deu conta de uma coisa: alguns dos quartos mais legais possuem móveis coloridos. Cama de ferro, uma cômoda, um armário, mesinha de cabeceira, escrivaninha ou aparador em uma cor diferente podem fazer toda a diferença no ambiente. O que você decidiu? Que a solução seria botar a mão na massa e pintar aqueles móveis que estão no seu quarto ou até mesmo reformar a penteadeira antiga da sua avó. E agora, qual é o próximo passo? Como fazer a pintura do jeito certo – e com a tinta correta?

Don’t worry, miga! Estas são as questões que este post vai resolver para te ajudar nessa importante missão. Vamos pintar os móveis e dar uma cara nova ao seu quarto? Então vem conferir as dicas, assim você faz tudo da melhor forma possível e deixa a peça exatamente do jeito que quer! \o/

  • Primeiro passo: qual é o material do móvel em questão?

Simples, porém extremamente necessário: você tem que saber direitinho com qual material estará lidando. Ok, pode estar na cara que aquela mesinha é de madeira, mas de qual tipo? Mogno, MDF, pinho, carvalho, com cobertura laqueada… Existem várias possibilidades, então vale perguntar para o pessoal da sua família e jogar os nomes que disserem no Google, procurando por imagens semelhantes para ter certeza absoluta de que é isso mesmo. Depois, pegue uma chave de fenda ou peça a ajuda de alguém para remover os acessórios do móvel (como puxadores) e guarde-os numa sacolinha, assim você não perde nada.

  • O móvel está envernizado?

Se a resposta for sim, então você terá que lixá-lo. Quando for comprar a lixa, peça por uma específica para madeira, que costuma ser mais grossinha. Depois, leve o móvel pra um local onde possa fazer sujeira e comece a lixar até não vê-lo brilhar mais, sempre seguindo a direção da própria madeira (você perceberá qual é). Lembre-se de lixar uniformemente cada parte para não deixar uma mais desgastada do que a outra e, se tiver dúvidas em relação ao verniz já ter saído, veja se a superfície ainda reflete luz. Se refletir, você terá que lixar mais, então vá com calma porque cansa real! Esse passo pode durar uns dois dias e é até melhor que dure mesmo porque, se você deixar tudo para fazer num dia só, acabará ficando muito cansada e não fará tudo com tanta dedicação.

  • E se ele não estiver envernizado?

No caso da madeira, lixe mesmo assim pra remover sujeiras ou outras coisas que estiverem na superfície. Aqui, você pode optar por uma lixa mais fina. Já se o material em questão for ferro, você primeiro limpa a peça com um pano seco (ou detergente + água quente se o móvel estiver sujo) e depois é só esfregar uma lixa fina.

  • Limpe e passe primer

Está tudo lixado certinho? Então passe um paninho úmido pra retirar todo o pó. Deixe secar por meia hora e, quando estiver seco, é hora de usar o primer. Esta etapa é importante pra que, quando o móvel receber a tinta, você não precise retocar várias e várias vezes para ficar uniforme. Por isso, mesmo que esta etapa seja demorada e chatinha, tenha em mente que ela é bastante importante. O primer para móveis de ferro normalmente é um spray para metais, mas também existem os que servem tanto para ferro quanto para madeira, tipo este produto. Outra opção são os “estilo tinta”, de passar com pincel, como este. Escolha o produto e passe de maneira uniforme. Depois, espere secar e passe novamente em toda a superfície (sim, é necessário!).

  • Após o primer vem a tinta?

Ainda não! O ideal é voltar a lixar todo o móvel, mas, dessa vez, bem de levinho. Pois é, não foi agora que você deu tchau para a lixa, né? Eu sei que é bastante cansativo, mas isso deixa o móvel bem lisinho e sem marcas de pincel, pronto para a tinta. Mas se segura aí, menina! Nada de arrancar o primer com a lixa: se o produto que você usou for branco, o móvel continuará branco, tá? Dessa vez, o indicativo para parar de lixar é passar a mão pela superfície e senti-la lisa.

  • Finalmente a tinta! Como escolher?

Você pode optar pela tinta acrílica, que é solúvel em água, tem cobertura mais suave e também é usada para pintar paredes, tinta esmalte, que possui uma cobertura mais intensa e é bem resistente, ou tintas em spray, que têm uma boa cobertura, mas são mais recomendadas para móveis pequenos – por conta da sujeira e do cheiro forte. No caso do ferro, um spray próprio para metais é fundamental. Já pra madeira, qualquer uma das três opções pode funcionar. A boa notícia? Há várias cores disponíveis! Pesquise qual te agrada mais e qual é o acabamento que você mais gosta, fosco ou brilhoso.

  • Existe toda uma preparação para pintar!

Coloque muitos jornais pelo chão e esteja preparada: aí vem bagunça! Por isso, pegue todos os materiais necessários para a pintura, coloque luvas e dê play no Spotify: é importante ter calma. No caso da tinta acrílica, você irá diluir o produto em água em uma bandejinha de pintor (seguindo as recomendações que vêm no potinho ou as que a pessoa da loja dará) e usará um rolinho de tinta macio, que terá que ser passado de forma igual em todos os lados. Já no caso do esmalte sintético, você também necessitará da bandeja de pintor para diluir a tinta em água e seguirá a dica de espalhar o rolinho por todos os lados. Agora, se você for pintar com um spray, teste-o sobre um jornal e observe se a pintura está sem falhas. Tudo certo? Então passe uma primeira camada no móvel, de forma que não o cubra completamente, mais como uma base para a segunda demão. Ah! Caso você fique mais de vinte minutos sem usar o spray, repita o passo de testá-lo em um jornal, pois o bico pode ressecar e dar uma entupida, causando respingos.

  • Dicas para a hora de pintar

Comece pela parte menos aparente, como as pernas do móvel, por exemplo. Desta forma, você vai aprendendo a pintar certo pela área que aparece menos e, quando chegar na mais visível, já estará mais confiante. Caso esteja pintando com o rolinho, tome cuidado: faça movimentos sempre na mesma direção e preste atenção, pois ele deve ser passado poucas vezes sobre o mesmo local – e isso com a tinta ainda molhada. Se ela já começou a secar, nem pense em passar novamente o rolinho por ali, senão a tinta acabará ficando com um aspecto granulado ou formando bolhas. Sempre evite o acúmulo de tinta, o que pode fazer escorrer. Caso isso aconteça, pressione o rolinho com bastante leveza para alisar ou passe um jornal com muito cuidado sobre o relevo da gota ainda úmida. Após o móvel completamente seco (talvez você tenha que esperar mais de 24 horas), aplique uma nova demão.

  • Sobre o acabamento

Eu sei, você já fez tanto até aqui, né? Mas considere dar um acabamento. O uso de um verniz brilhante em spray ou em “tinta”, por exemplo, pode garantir a pintura protegida. Ufa! Agora é só esperar secar, recolocar os acessórios no lugar e voilá! Prontinho!

Para elaborar estas dicas, pesquisamos vários produtos, resenhas, assistimos a muitos tutoriais (faça uma pesquisa no YouTube, tem bastante coisa boa por lá!) e lemos algumas matérias a respeito, mas fica também a sugestão de, mesmo assim, você procurar um profissional que saiba sobre o assunto pra esclarecer eventuais dúvidas. :)

E aí, gostou do post? Se você souber de algum amigo ou amiga que já pintou um móvel, peça para a pessoa contar sobre a sua experiência aqui! Vamos dividir outras dicas nos comentários para ficarmos ainda mais craques no assunto. Uhul! \o/