Eu não ligo mais

19 de janeiro de 2016
você está lendo Eu não ligo mais
eu-nao-ligo-mais

Reprodução/Tumblr

Já foi o tempo em que eu ficava cabisbaixa por qualquer coisa. Sabe aquelas opiniões maldosas que podem deixar muita gente para baixo? Isso não me afeta mais. Se quero algo e sei que é uma vontade genuína minha, vou atrás, sem parar pra perguntar para os outros o que eles acham. Sei que muita gente bateria de frente só pelo simples prazer de discordar.

Não desisto por qualquer riso disfarçado, não deixo de pintar o meu cabelo de uma cor diferente se recebo um comentário negativo, não mudo a pose na foto porque me disseram que fico estranha daquele jeito. Se gosto, faço. Sei bem que, lá fora, há uma grande oferta de comentários destrutivos se passando por construtivos – e que bastante gente, mesmo sem perceber, acaba depositando uma caminhão de bad vibes em cima de quem não tem nada a ver com as situações que deram errado em suas próprias vidas.

Muitas vezes, até pessoas próximas acabam jogando suas frustrações diárias na gente. Como reagir? Desfazer a amizade, ignorar ou ouvir o “conselho”?

Nenhuma das alternativas acima. Acredito que seja uma questão de se blindar. Imagine que você é uma casa e que pode erguer muros altos. Eles filtrarão o conteúdo e a procedência de tudo que vem de fora. Pois então, saiba discernir o que é real e o que não é. Bem versus mal. O que é genuíno e o que é da boca para fora. Ouça atentamente e perceba os sinais, você irá saber.

Deixe de ser alvo e não espere muito de quem você sabe que não é confiável. As expectativas são boas quando a gente coloca-as em cima de nossos próprios projetos, porque, se der certo, ótimo, se não der, tudo bem também: vira aprendizado. Mas quando elas são construídas com base em outras pessoas, a situação fica complicada e chances de erros aumentam bastante.

Não é deixar de confiar, é crer em si mesmo antes de qualquer coisa. Pessoas mudam de vontade e opinião o tempo inteiro, eu mesma sou assim. Quem sabe o que virá amanhã? Quem sabe como estará o humor de alguém que é peça fundamental no seu dia? Não tem como prever. Por isso, esteja consciente das oscilações que todo mundo sofre e, como isso pode te afetar, faça com que tudo passe por seu próprio crivo antes de absorver as avaliações dos outros.

Quando fazemos dessa percepção interior um escudo, nada nos atinge.
Você simplesmente não liga mais.