você está lendo Entrevista: conversamos com a cantora Alessia Cara

alessia_Cara

Você ama música. Está batalhando por um lugar ao sol. Consegue uma gravadora pra te apoiar. Depois disso, você lança um single e ele simplesmente explode. Em seguida, ninguém menos que Taylor Swift posta uma lista de músicas em seu Instagram e, entre elas, está você e uma de suas canções. Depois disso, Taylor te convida para participar de um dos shows da turnê do álbum “1989”. Oi?!

Pode parecer sonho, pode parecer impossível. Mas não é! Porque foi exatamente isso que aconteceu com a Alessia Cara. A canadense de 19 anos viu sua música “Here” (dá pra ver e ouvir no fim do post!) estourar e virar um dos hits do ano. Até agora, são 30 milhões de visualizações. Alessia é talentosa, tem uma voz linda e, em “Here”, coloca o holofote nas pessoas que não são populares e que se sentem excluídas. Isso não é legal?

Conversamos com Alessia por telefone e o papo foi uma delícia. A garota, calminha e fofa, promete brilhar demais no mundo da música. Vamos à entrevista!

Oi, Alessia! Como você está?
Oi! Estou bem, e você?

Estou bem, também! Bom, antes de tudo, você pode me contar como foi que se envolveu com música?
Claro! Eu comecei a estudar canto quando era bem pequena, é algo que eu sempre gostei de fazer. Sempre mesmo!

Aposto que você ama a sua música “Here”, ainda mais depois de todo o sucesso que ela fez. Hehe. O que você mais gosta nesse single?
Eu gosto de como ele é diferente e, mais do que isso, gosto muito de como as pessoas se identificam com a minha música. É um conforto pra mim!

Era disso que eu ia falar! Muita gente te diz isso? Porque eu acho que “Here” tenta entender as pessoas de verdade.
Obrigada! É, e isso é incrível. Várias pessoas mesmo vêm falar disso comigo, o tempo todo! E elas são novinhas, mais velhas, homens, mulheres… Pessoas de todos os lugares. Não é legal?

Sim! Assim como a Bruna, a criadora do Depois dos Quinze, você também dá voz a quem se sente “invisível”, às pessoas que se sentem excluídas. Quão importante isso é para você?
Acho importante demais falar sobre essas pessoas – eu fui uma dessas pessoas! Tem tantas delas por aí, nas festas, e quase ninguém fala delas. Acho importante mostrá-las!

Você disse que “foi” uma dessas pessoas. Ainda se considera tímida? Acha que mudou muito nesse último ano?
Eu estou muito diferente hoje. Eu era bem tímida: quando pequena, não falava com ninguém, me isolava… Estava sempre sozinha e quieta. Quem eu sou hoje, na verdade, é a Alessia de antigamente, mas, agora, gosto de ser quem eu sou, não me considero mais tão tímida, sou mais extrovertida e gosto de falar com as pessoas. Não foi fácil me acostumar com estas mudanças, mas me sinto muito melhor agora!

Isso é superlegal. Vários sites de música bem importantes dizem que uma das músicas de 2015 é “Here”, no caso, a sua música. Quão louco é ouvir uma coisa dessas?
É incrível! É doido pra mim porque eu sou só uma garota de Brampton (Ontário, no Canadá) que colocou algumas músicas na Internet pra ver o que acontecia. Tão insano!

Posso imaginar! Eu estava lendo os comentários de “Here” no Youtube e achei interessante e engraçado algumas pessoas dizendo que você é “a versão feminina do The Weeknd” ou que “a voz dela parece a da Meghan Trainor, da Tori Kelly, da Amy Winehouse”. Só elogios, né? Estes cantores são ótimos. Você escuta bastante esse tipo de coisa? 
Sim, sempre ouço coisas assim, e acho legal! É claro que, quando você é nova, tenta ser diferente e, mesmo assim, as pessoas te comparam. No meu caso, sempre me comparam com artistas muito legais, dos quais eu gosto bastante, então isso é bem bom pra mim!

Quais são os seus artistas favoritos? Eu sei que tem a Amy Winehouse, o Drake… Quem mais? 
Bom, eu realmente gosto do Ed Sheeran, ele é ótimo e eu adoro suas letras e a pessoa que ele é. O Ed é simples como eu e me inspiro na autenticidade dele, eu acabo sentindo ainda mais vontade de ser eu mesma. É bom ter por aí artistas que são abertos assim. Também gosto do Frank Ocean!

Sobre o seu álbum, ‘Know It All’, preciso dizer que amei “Scars To Your Beautiful”, é linda. Qual é sua música preferida do disco neste momento? Porque eu sei que os cantores sempre mudam de ideia!
Sim, esta resposta sempre mudando! (risos) A minha favorita agora, hm… Acho que “Wild Things”! Não sei bem porquê! Tenho diferentes músicas para diferentes dias. Acho que hoje é um dia de “Wild Things”, meio dark. É como eu me sinto hoje.

O que você me contar sobre o seu álbum? Por que as pessoas precisam ir comprá-lo no iTunes?
O disco fala sobre crescimento, uma coisa pela qual todos passam, as garotas, os garotos, os jovens ou mais velhos. Todo mundo passa pela fase em que cresce e começa a entender quem realmente é. O CD é sobre isso!

Agora vamos falar sobre uma coisa incrível: estar no palco com Taylor na turnê dela. Uaaaau!
Minha nossa, aquilo foi incrível! Foi inacreditável. Ela é a pessoa mais boazinha de todas e me fez sentir tão confortável! A Taylor realmente é uma ótima pessoa e dá pra entender o porquê de ela ser tão bem sucedida, tão esperta e tão legal. Lá na hora nem dava pra dizer que ela é famosa do jeito que é, foi tão verdadeira! E quanto a estar no palco, sério, foi uma loucura, todo mundo cantava junto, foi incrível!

Como você ficou sabendo que a Taylor te mencionou na lista de músicas no Instagram dela?
Fiquei sabendo porque comecei a receber um monte de mensagens de texto de todos meus amigos. Hahaha! Eles falavam: “SÉRIO, vai lá olhar!!!” Deus, foi incrível, ela fez aquilo e, bom, não precisava ter feito… Foi tão gentil da parte dela!

Foi sensacional. Onde você está morando agora? Ainda no Canadá?
Tecnicamente não estou morando em lugar nenhum, porque estou sempre viajando, mas ainda tenho minha casa em Toronto.

Você tem vontade de se mudar para Los Angeles ou Nova York?
Talvez um dia. Mas acho que pra NY eu nunca me mudaria, porque é muito grande pra mim. Hahaha! Talvez a Califórnia, algum lugar legal, quieto.

Me diz uma coisa: como é viver a vida dos seus sonhos?
É muito bom, mas, ao mesmo tempo, intenso demais. Quando você sonha com alguma coisa, não sabe exatamente o que acontece – e quando você vive o seu sonho, percebe que tem muito mais coisa envolvida do que você imaginava. Dá muito trabalho! É um sonho, mas não envolve apenas glamour, tem muito trabalho duro. É claro que é importante trabalhar e se esforçar, acho que isso faz tudo compensar ainda mais.

O que você faz na Internet? Sei que o YouTube é importante pra você porque começou nele. Mas e blogs, Tumblr? Você curte?
Sim! Amo Tumblr, estou sempre no Tumblr – é muito legal, sempre acho coisas interessantes por lá. No Instagram também!

Você tem um blog ou uma conta de Tumblr favoritos?
Um monte! Eu sigo umas 500 pessoas, então vejo muita coisa. Fotos legais, arte, posts introspectivos, coisas engraçadas, notícias… Tem muita coisa. Sempre me deixa atualizada do que acontece no mundo, então gosto bastante.

Agora queria saber sobre o Brasil! Você tem planos de vir pra cá?
Meus Deus, adoraria ir para o Brasil! Ainda não tive chance de falar sobre isso com o pessoal, mas acho a ideia maravilhosa, sempre quis ir – mesmo que só para passar férias. Escutei que os fãs daí são incríveis.

Sim, eles são. E eu adoraria te ver por aqui. Por favor, venha logo!
Obrigada! Eu adoraria!

Você gostou da entrevista? Já conhecia a Alessia? E “Here”? =) Conte aqui embaixo o que achou!