Os livros que Jim me indicou

05 de dezembro de 2014
você está lendo Os livros que Jim me indicou

livros-pra-quem-quer-escrever

Mês passado participei da Bienal de Minas e além de encontrar muitos de vocês, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns amigos autores que só mantenho contato pela internet. Essa é a parte chata de trabalhar sozinha na frente de um computador na maior parte do tempo. Só vejo esse pessoal nos eventos literários que acontecem anualmente e quase sempre é tão corrido que nem consigo conversar direito.

Dessa vez foi diferente porque nos reunimos na casa da Carol pra comer pizza e bater papo. As duas fatias que provei estavam ótimas, mas o que eu gostei mesmo foi das dicas que o Jim Anotsu me deu. Tanto que resolvi compartilhar com vocês em forma de post. Sei que muitos leitores também sonham em publicar livros ou viver da escrita, então acredito que o primeiro passo seja ler os livros certos. Jim faz faculdade de letras, é autor de três livros e ama orcas.

1) A Arte da Ficção – David Lodge Esse é o que te falei que te mostra todas as técnicas de um jeito bem certinho e tal. Acho que uma coisa legal é brincar com aquelas que te chamam a atenção… fiz isso e deu certo. Adoro a “falácia patética”! PS: Tem a edição de bolso da LPM – que eu gosto porque acredito que livros assim devem ser surrados.

2) Para ler como escritor – Francine Prose: Este livro dá dicas pra perceber coisas que a gente não nota frequentemente, por exemplo, que se você fizer um parágrafo de uma palavra só é para criar impacto. Longos parágrafos e sentenças criam efeitos de mood e climas. Ou por exemplo, se você escreve sobre alguém numa maquina de escrever e usa bastante as letras c/k/l reproduz o som das teclas na mente do leitor. Como nesse poema do Updike sobre um piano: My stick fingers click with a snicker/ And, chuckling, they knuckle the keys.

3) Como funciona a ficão – James Woods: Esse é um pouco mais pesado e eu deixaria por último mesmo. Mas, ele te dá outros aspectos que complementam o primeiro. Acho que ele é tipo a cereja. São todos bem legais.

Gostou das indicações? Que tal aproveitar as férias do colégio para ler? Jim é um querido e você pode conhecer mais do trabalho dele clicando aqui ou seguindo aqui. Ah, e não se assuste com o saco de pão. Ele não é normal, mas essa é a parte mais legal da história! :)