você está lendo 5 coisas que eu aprendi com a minha mãe

mae-e-filho

O que seria de mim sem a minha mãe conselheira? Nossos dias se passam tanto no automático que pouco percebemos o quanto as nossas mães nos ensinaram. E não estou falando só de andar, falar ou comer com a boca fechada. Estou falando de valores, de dar atenção às coisas certas e ter caráter acima de qualquer coisa. Não seríamos nada sem nossas mães.

Apesar de aproveitar ainda a data do Dia das Mães, a fonte de ensinamentos que elas nos transmitem é inesgotável. Não devemos demonstrar nossos sentimentos de gratidão apenas em um dia no ano. Afinal, ser mãe é ter um trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem direito a férias ou remuneração. Haja amor!

1 – Você é linda de qualquer jeito

Mães sempre falarão que somos as pessoas mais bonitas de toda a face da Terra. Mesmo com olheiras monstras, cabelos desgrenhados e cara de zumbi. Algumas vezes tentamos menosprezar os elogios dizendo “ah, mas você é minha mãe”, mas não percebemos que é esse o ponto: a opinião dela deveria ser mais importante do que qualquer outra pessoa no mundo. E, olha, palavra de mãe é sagrada.

2 – Não seja outra pessoa senão você mesma

Ser você mesmo é um ato de coragem, que pode acarretar em um adeus para muitos amigos e namorados. Mas não adianta fingir. Não dá para ser quem você não é, só para agradar pessoas não tão importantes assim. “Seja você mesmo. Todas as outras personalidades já têm dono”, já disse Oscar Wilde. A minha mãe (e aposto que a sua também) concordaria bastante com ele.

3 – Não gaste energia à toa

Sempre fui uma pessoa meio drama queen. Tempestade em copo d’água é comigo mesma. E, olha, ainda bem que a minha mãe me ajuda a colocar meus pés no chão. Nem tudo é tão ruim quanto parece e se desesperar sem um bom motivo é desperdício de tempo – e de vida. É um conselho difícil de seguir, ainda mais quando somos jovens e queremos tudo para ontem. Só depois, com o passar do tempo que percebemos o quanto essa frase é certa. Usar a nossa energia para o que é realmente importante é a questão.

4 – Sempre há uma solução para tudo na vida (menos para a morte)

Pouca coisa é tão grave que não possa ser contornada. Quando ainda somos jovens e não encaramos a vida adulta em tempo integral, não temos noção de que os nossos problemas não são tão grandes assim. As primeiras decepções que enfrentamos são só o portão de entrada para as outras. A tristeza faz parte da vida humana e temos que aceitar isso, querendo ou não, e o ponto chave é não deixar esse sentimento tomar conta. Faz parte da vida.

5 – Você é jovem. Aproveite a vida!

Minha mãe falou essa frase numa época meio que decisiva na minha vida. O que me ajudou muito, no final das contas. Recusamos oportunidades de ouro por causa do medo e do comodismo – de uma viagem no exterior ou até uma nova amizade. Acabamos não aproveitando nossos anos de juventude, época que tudo é novidade e que temos energia para gastar, sem nenhuma amarra. Quando se tem filhos, uma casa para sustentar e um emprego fixo, fica muito complicado de largar tudo e correr atrás de uma aventura num país remoto. Isso é algo que só a juventude pode fazer pela gente. Quem sabe usufruindo ao máximo todos os momentos e oportunidades que a vida nos deu, possamos chegar numa certa idade e dizer “é, eu aproveitei”, sem nenhum arrependimento.