você está lendo Entre Amigas: “Não consigo me dar bem com a minha mãe!”

familia

Camila – Oie! Eu andei lendo uns posts de vocês e eu queria uma ajuda. Assim que meu pai se separou da minha mãe, há mais o menos 1 ano, ela vem dizendo, há umas três semanas que eu vou ir morar com ele porque ela não quer grosseria na casa dela. Mas eu não consigo mudar e eu queria que me desse dicas e me ajudasse com isso, porque para mim é difícil e parece que ela não gosta de mim. Ela não é o tipo de mãe que senta, conversa com a filha, dá conselho, perdoa. Ela nunca foi dessas e isso me prejudica muito porque eu não posso contar com ela para esse tipo de coisa! Obrigada.

Olá Camila! Obrigada por escrever e confiar na gente, viu? Essa situação que você está vivendo agora é mesmo bem delicada. Milhares de jovens passam por isso nessa fase da vida e nem sempre rola suporte familiar para superar tantas mudanças de uma vez só. Geralmente a relação dos nossos pais é a base emocional que temos para vida inteira e quando essa relação não funciona tão bem, tudo pode parecer fora do lugar. Pois até nesses momentos precisamos nos colocar no lugar do outro.

Sei que são seus pais e teoricamente eles deveriam te dizer isso em uma conversa sincera, mas às vezes a vida de adulto é tão complicada que até os mais maduros acabam esquecendo de certas coisinhas. Mas isso não quer dizer que sua mãe ou seu pai não te amam, viu? Talvez só estejam passando por uma fase difícil e se sintam tão perdidos quanto você.

Eu não posso te dizer exatamente o que fazer, pois não sei o suficiente da história e nunca passei por algo parecido, mas se eu pudesse te dar um conselho de amiga, seria para ir com calma e ser paciente. Mais ainda. Tente se aproximar aos pouquinhos, sabe? Se for difícil pessoalmente e o orgulho não deixar, envie uma carta ou escreva um email pra ela contando tudo o que você está sentindo (tudo mesmo). Diga o que você quer que mude, mas esteja disposta a mudar também. Isso é fundamental.

Existem milhares de formas de chamar atenção de alguém. Dizer palavrões na mesa, brigar por algo insignificante, arrumar confusão na escola e muitas outras coisas que prejudicam e muito alguém que essa pessoa ama. Sim. Você mesma.  No fundo sabe disso, né? Sei que agora fazer tudo isso ao mesmo tempo parece a melhor alternativa, mas vai por mim, depois da briga e dos gritos, aquela velha solidão volta três vezes pior. 

Sabe o que resolve? Encarar a situação de um jeito diferente. Ver o que essas tais mudanças podem trazer de bom para sua vida. Não consegue pensar em nada? Então faça algo a respeito. Seja sincera. Perdoe. Às vezes o primeiro passo precisa ser nosso. Boa sorte!

E você? Quer contar sua história para a gente? Está enfrentando algum problema ou tem alguma dúvida? Mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com.br contendo sempre seu nome, idade, cidade/estado. E lembre-se: Estamos sempre entre amigas!