você está lendo Entre Amigas: Aprendi a ser uma pessoa fria, e agora?

pessoa-fria

Caroline, 17 anos, Guarulhos/SP – Tenho um problema bem grande, pelo jeito. Simplesmente, não consigo mais amar! Eu sou bonita (acho que baixa-estima não é o problema por aqui, pelo contrário). Ponto. Fico com uns, namoro outros, mas depois de alguns meses ou dias, dou um basta em tudo. Garotos lindos, inteligentes, que qualquer uma daria tudo pra ter, mas eu não.

Olá Caroline, tudo bem? Para começar, fico feliz por saber que auto-estima não é o problema para você, mas talvez o problema não seja o fato de você “não conseguir amar”. Talvez você ainda não encontrou ninguém que despertasse essa vontade mais forte em você e então, se você não acha conveniente permanecer em uma história vazia, você simplesmente dá um basta, como você mesma disse.

Acho que isso teve início depois que me apaixonei por um garoto. A gente passava horas no telefone, Orkut, ficamos próximos por cerca de três meses e aí, em um show, a gente ficou e uma semana depois ele me liga e diz que não podíamos continuar. Sem nenhuma explicação plausível. Um mês após o fica, ele aparece de namorada nova, a qual ainda namora até hoje. Poxa, fiquei imaginando: o que há de errado comigo? Será que eu fui muito fácil?

Amores não correspondidos sempre deixam marcas e não, a culpa por esse não ter dado certo não é sua. Não existe essa de fácil ou difícil. Você fez o que queria fazer e se não deu certo é porque não deveria dar certo. Ele pode não ter se envolvido com você o suficiente para querer continuar junto e tempos depois arrumou outra que despertou isso nele. É triste e simples assim.

Hoje, num consigo me entregar mais a ninguém. Eu tenho relacionamentos que parecem ser descartáveis. Uso e quando bem entender, jogo fora. E isso me dá satisfação, alegria. Às vezes, parece que eu estou descontando nos outros o que ele fez comigo, sabe? E outras vezes, me pego esperando pelo dia em que ele vai terminar com a namorada e vai voltar correndo pra mim. Quando vejo por aí meninas amando e sendo amadas, vivendo relacionamentos de anos e anos, fico pensando e me perguntando: Será que eu teria sido feliz com aquele? Ou com este? Começo a me culpar porque me sinto como uma das piores pessoas do mundo. Como é que eu posso voltar a viver, poxa? Como é que eu posso voltar a amar? Me ajuda!

Carol, não é justo que desconte nos outros o que um fez de errado com você. Pense nisso. Onde isso está te levando? O que você quer para você mesma quando o assunto é relacionamento? Isso ajuda ou atrapalha? Talvez seja uma questão de trabalhar tudo isso em você de novo, uma questão de dar uma chance para outra pessoa. Pense duas vezes antes de “descartar” a oportunidade. Não pense no quanto poderia ter sido feliz com alguém depois de já ter desistido de tudo. Pense enquanto estiver junto. 

Não é errado criar um pouco de expectativa, planejar o futuro e dar uma chance para o coração. Talvez tudo que ele precisa é que você “force a barra” e “amoleça”, me entende? Ou então, Carol, simplesmente espere. Você vai encontrar alguém que vai mexer com você e vai fazer você desistir dessa idéia de deixar caras interessantes passarem simplesmente pela sua vida. Um último conselho: não espere pelo outro. Ele pode estar feliz em outro relacionamento. Não acabe com os seus esperando uma certeza que talvez nunca chegue, viu?! Tome cuidado. Beijos e boa sorte!

Está enfrentando algum conflito? Tem alguma dúvida sobre amizade, amor, família, etc? Então mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo seu nome, sua idade, sua cidade/estado e conte-nos sua história. Afinal, estamos sempre Entre Amigas!