Intercâmbio: Brighton

02 de agosto de 2012
você está lendo Intercâmbio: Brighton

Depois de uma semana em Paris e Londres, chegamos ao nosso destino final no intercâmbio, Brighton. A parte mais importante da cidade de Brighton e Hove (formados a partir das cidades da antiga Brighton, Hove, Portslade e várias outras aldeias), em East Sussex, no Reino Unido na costa sul da Inglaterra.

Nesse momento da viagem todos do grupo já estavam bastante enturmados. As noites no hotel de Londres eram sempre animadas. Depois que chegávamos dos passeios, costumávamos ficar no corredor conversando, dividindo comida e dando muita risada dos acontecimentos diários. hehehehe Só faltavam duas seamanas pra voltar pra casa, e todo mundo entrava em depressão só de pensar nisso.

Bom, depois de pular mil vezes nas malas pra fechar, desci as escadas (a mala foi rolando) para pegar o ônibus cedinho junto com o grupo, e depois de cerca de duas horas de viagem, chegar no Brighton College. Uma espécie de escola interna preparatória britânica bastante cara, conhecida e disputada.

No período de férias (quando os alunos que moram lá de verdade vão pra casa dos parentes), o espaço é alugado pela Ardmore Language Schools. Uma escola de linguagens que é especializada em programas Teen, e recebe todo ano em diferentes endereços, estudantes de todo o mundo.

Fomos recepcionadas por Staffs (e QUE staffs rs). Um grupo de funcionários da ardmore que ficava o tempo todo com a gente para cuidar das atividades, dos horários e dos passeios. Eles eram bem novinhos, simpáticos e divertidos. No final das contas, acabamos nos tornando amigos de vários deles. Mesmo com muita bagunça e broncas, tenho certeza que o grupo inteiro vai sentir falta deles quando voltar pra rotina de sempre, no Brasil.

Logo que chegamos fomos apresentados ao dormitório feminino onde o grupo brasileiro ficaria. Apesar de também ter algumas pessoas de outros países, como estávamos em quase trinta, dominamos praticamente o prédio inteiro. As divisões de quarto foram feitas por sorteio. Algumas meninas ficaram em quartos divididos (em três) e outras em quartos individuais. Em cada andar tinha um banheiro. Como eu era a única estudante com dezoito anos de idade, acabei ficando em quarto diferenciado com chuveiro e pia.

Cheguei e já fui logo tirando as coisas da mala, ocupando o quarto. Ficaria ali por apenas duas semanas, mas como eu adoro brincar de decorar quarto, fiz questão de deixar tudo do meu jeitinho! hehe

No dia seguinte, fizemos uma prova que serviria pra dividir as classes por nível de inglês. Para surpresa de todos, a maioria dos brasileiros tiraram a maior nota e ficaram na turma mais avançada. O que foi tão legal, já que a parte incrível de intercâmbio é aprender a língua junto com pessoas de diferentes nacionalidades.

Como o meu inglês não é tão bom (falei mais sobre isso nesse post), fiquei em um nível intermediário junto com alunos da Rússia, Itália, Alemanha e Brasil. As aulas eram bem divertidas. Um curso de verão pra treinar conversação e aprender vocabulário.

Fiz amizade com quase todo mundo da turma, em especial com uma italiana chamada Martina. Logo no primeiro dia fizemos dupla em um trabalho na sala de aula, e desde então, começamos a sair juntas nas atividades noturnas e passeios. Nosso nível de inglês era o mesmo, e para conseguirmos conversar, às vezes, usávamos gestos, google tradutor e desenhos! hehe Ela é uma das garotas mais bonitas e simples que já conheci. Vocês vão perceber isso quando eu divulgar os vídeos que fiz no intercâmbio.

Nossa dia na escova começava logo pela manhã, quando um dos Staff’s batia na porta dos quartos, desejando bom dia e dizendo que já era hora de descer para tomar o café da manhã. Antes das 08:45, todo mundo já devia ter tomado café da manhã no refeitório.

A culinária britânica é bem diferente da nossa. O tempero, os horários… Todo mundo que pretende fazer intercâmbio, já deve ir pra lá com essa certeza na cabeça. O café da manhã (refeição preferida de todos os alunos), por exemplo, era composto de ovo, batatas douradas, bacon e às vezes, linguiça. Impossível resistir e não comer essas gostosuras todo dia, né? Eu voltei uma bolinha dessa viagem, minha gente! HEHEHE

Quando nossa aula era no período da manhã, ficávamos a tarde e a noite participando de atividades propostas pela Ardmore. Alguns dias da semana, como vocês podem ver na próxima foto, fazíamos passeios pela cidade, atividades no próprio colégio, e às vezes, excursões como a do museu Madame Tussauds e Kent.

Nesses tais passeios, eu fazia questão de sempre passar em algum mercado para comprar frutas e algumas outras besteiras (teve um dia que eu achei activia *_*). Jantávamos por volta das 18:30h, portanto na hora de dormir meu estômago já estava roncando e precisando de comida! HEHE

Brighton é uma cidade encantadora. Confesso que antes de ser convidada pela CI para esse intercâmbio, não  fazia ideia do que era ou de onde ficava. Não sou muito fã de praias e cidades litorâneas, mas paguei a língua quando fui obrigada a admitir que passei por lá as duas melhores semanas da minha vida. Quem já leu a série de livros “Fazendo meu filme” de Paula Pimenta, deve saber muito bem do que eu estou falando (a personagem principal do livro faz intercâmbio em Brighton).

Consegue imaginar uma praia sem areia e maresia? Agora coloca uma roda gigante, um pier com fliperama, parque de diversão e muuuuuita gente bonita. Pronto, agora você está em Brighton.

Eu com os Staffs, usando meu figurino (da Thais Gusmão) especial para a Festa do pijama.

O look que usei na nossa “formatura”. O vestido é da Zara e o sapato da Primark.

Algumas das meninas do grupo brasileiro. SDDS!

Esse na foto é o Chris, um garoto Alemão (de outra turma) que conheci quando ia com o grupo pra praia. Ele pediu pra escutar música comigo (no fone de ouvido), e desde então começamos a conversar quase todos os dias sobre tudo quanto é assunto. O legal é que ele sabia bem mais inglês do que eu, e quando eu tentava falar alguma coisa sem saber a palavra em inglês, ele me ajudava com gestos, google tradutor ou desenhos. Foi o momento que mais consegui praticar inglês na viagem. Ah, e olha que fofo: Depois do dia na praia, ele pediu pra me desenhar. Fez uma caricatura engraçadinha (vocês podem ver lá no mural, na foto do meu quarto).

A melhor parte de fazer intercâmbio não é aprender outra língua ou poder lotar duas malas com 32kg de coisas. A melhor parte de fazer intercâmbio é conhecer pessoas que você provavelmente nunca encontraria e se relacionaria nessa vida. É conviver com personalidades diferentes, e mesmo achando tudo muito louco e às vezes insuportável, encarar que nem só o seu jeito de enxergar o mundo é o certo e o melhor, para ser feliz.

Obrigada mais uma vez pela oportunidade CI, e pelos momentos inesquecíveis grupo que viajou comigo. Não vou esquecer de vocês (até porque temos um grupo no facebook que será atualizado diáriamente até todo mundo se encontrar de novo).