Se me permitem roubar uma frase de Alex Turner: A confiança é uma balaclava.
E quando se confia em alguém, não é preciso enxergar o torcer das mãos ou do rosto, pois sabemos que isso não vai existir. Nós confiamos nas pessoas olhando-as nos olhos. Um dos pilares de toda amizade é justamente isso: o poder que depositamos nas pessoas compartilhando os nossos segredos. Em Londres, então, isso não é uma simples qualidade, é um valor moral e obrigação de todo cidadão, igualzinho o “ser pontual na cidade que dita às horas do mundo”.
Ser confiável não é fácil de maneira nenhuma e exige todo um esforço pessoal. Especialmente quando é preciso guardar um segredo de alguém que amamos. Algo como um tesouro pessoal daquelas pessoas que depositam suas esperanças em nosso coração.
Mas, e quando os segredos começam a nos consumir?
Jenna é a típica adolescente orgulhosa que fica calada em sinal de protesto e faz mexas louras no cabelo castanho para atenuar um pouco a cor. Tem os olhos verdes e vivazes e a incrível capacidade de comentar absolutamente tudo com um pensamento irônico e engraçado. E viu o inferno partir ao meio abaixo dos seus pés quando precisou guardar um segredo grande demais. E que, por isso, foi enviada para uma cidade minúscula e monótona para ser a companhia de sua tia tristonha que foi abandonada pelo namorado e dar comida a uma gata chamada – veja só! – Talullah. Então ela conhece um rapaz, e outro… Ah sim! Sem esquecer do que ela deixou em Londres… Apesar de continuar sem namorado. E mesmo tendo prometido para si mesma que não se apaixonaria denovo tão cedo, toda mulher sabe como um garoto misterioso, autêntico, músico e que gosta de olhar as estrelas a noite é iressistível.
Mas acredite, esse não um melodrama cheio de piegisses,
É uma história de amor dos tempos modernos.
Do tipo da coisa que acarreta em tantas outras que é preciso escrever um livro sobre isso.
– Ah, boa idéia!
Você provavelmente nunca ouviu falar em Lynda Waterhouse, porque ela não é do tipo de autora que teve trocentos livros publicados ou esteve na lista dos mais vendidos da “Times” ou do “Guardian” – nem mesmo na “VEJA”. É do tipo que só faz um livro e entra para história dos nossos corações e pro nosso hall de livros preferidos.
A sensibilidade de escrita de Lynda é algo fora do gibi – ou melhor, foradolivro – especialmente por tratar de temas tão delicados como confiança, amor, amizade de infância ou de verão, a coisa certa se fazer, problemas com professores, problemas com os pais, morte e claro, segredos.
Este, é o tipo de livro para se ler com o Twitter aberto, porque é cheio daquelas frases que resumem absolutamente tudo que sentimos em poucos caracteres. O tipo de livro para se ler mil vezes e ainda assim permanecer apaixonada por todo aquele enredo. E se tudo isso ainda não lhe convenceu a baixar agora mesmo o arquivo em .PDF do final desta página ou correr para a livraria mais próxima tentar a sorte, eis mais um motivo de quatro parágrafos:
Soul Love, à noite o céu é perfeito!
De Lynda Waterhouse
Prólogo
Noite quente de verão. Para ser exata, estamos no primeiro sábado do mês de agosto. As estrelas nunca brilharam tanto. Estou sentada na janela do meu quarto, admirando esse espetáculo deslumbrante e pensando nas coisas que me aconteceram naquele verão.
Eu era outra Jenna Hudson.
A lembrança dói. Meu cérebro tenta descobrir onde fica exatamente a dor, mas logo desiste, porque tudo dói. Estou cansada de viver como se já fosse uma pessoa adulta e madura. Gostaria de voltar a ser criança – uma garotinha de seis anos que caiu da bicicleta.
Gostaria de fazer cara de choro e correr aos berros para a cozinha, onde minha mãe me ergueria do chão, me daria um forte abraço e beijaria meu joelho esfolado. Eu pararia de chorar e tomaria leite com chocolate para a dor passar.
Essa é uma das coisas que as pessoas não nos ensinam quando falam de crescer: Como lidar com as dores que não passam com um beijo.
Ao final de cada post de indicações de livros, disponibilizaremos o link para o Download em .PDF para que sua diversão seja imediata! Para baixar imediatamente Soul Love, clique AQUI.