você está lendo É agora: 6 dicas de uma personal stylist para você montar um guarda-roupa cápsula
Foto: @priscilladupreez

Foto: @priscilladupreez

A ideia do guarda-roupa cápsula – que é basicamente montar o maior número de combinações de looks com poucas peças – vem crescendo cada vez mais. Falamos sobre o assunto aqui no blog algumas vezes (como quando assistimos ao maravilhoso documentário “Minimalismo”, na Netflix) e agora voltamos com um guia que nos ajudará a entrar de vez neste conceito e com a ajuda de uma especialista no assunto – a personal stylist e consultora de imagem Fabiana Piasentin. Este post vai te ajudar a entender como transformar apenas 12 peças de roupa em até 80 combinações de looks diferentes. Demais, né? It’s now or never!

  • 1. QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO GUARDA-ROUPA CÁPSULA?
Na opinião da Fabi, são duas vantagens principais: a economia a longo prazo e uma mudança de pensamento – que envolve outras prioridades que não sejam o consumo desenfreado e pouco questionador ao qual estamos habituados. Ela cita “economia a longo prazo” porque o guarda-roupa cápsula só fará sentido se você adquirir no começo peças de maior qualidade – que acabam tendo um custo de produção e venda maior, então você deverá gastar um pouco mais para montá-lo. Mas, uma vez pronto, ele pode durar anos ou décadas, pois é pensado para ser atemporal.
No que diz respeito à mudança de hábitos de consumo, ela conta que é ótimo ter conhecimento de toda a cadeia de produção daquela roupa, garantindo que nenhum trabalho escravo tenha sido utilizado no processo. Por fim, o número reduzido de peças reduz o tempo precioso que perdemos em frente ao armário pensando no que vestir. Com o tempo e com a prática, você terá memorizado todas as opções de looks e criará um olhar 360º sobre o seu armário!
  •  2. ALGUÉM TEM QUE ME AJUDAR NESSA TAREFA?
Dá para fazer sozinha, mas a maioria dos tutoriais mostra um guarda-roupa cápsula simples e genérico. Um consultor de imagem tem conhecimentos sobre estilo, caimento, tecidos e cores que ficam melhor em cada biotipo, tornando a experiência e o próprio guarda-roupa individuais e exclusivos. Se um guarda-roupa cápsula precisa ser monótono para ser funcional? Jamais!
  • 3. COMO SER DESAPEGADA?
A Fabi avisa: tem que ser – e bastante! Por isso que a experiência costuma vir com outras mudanças de vida – não é apenas o guarda-roupa que se transforma. A consultoria de imagem não vai te forçar a doar ou se desfazer de suas peças, mas com certeza fará várias sugestões e explicará o porquê de determinadas roupas não fazerem sentido para aquele momento da sua vida.
Dá para criar um guarda-roupa cápsula e, mesmo assim, a pessoa manter roupas com alguma história. A dica é: com exceção das peças com as quais tenha muito apego emocional, roupas que você não usa há mais de duas estações (dois verões ou dois invernos) devem deixar seu guarda-roupa e serem felizes em outros corpos.
  • 4. GASTA-SE MUITO DINHEIRO?

Depende… É possível montar um guarda-roupa cápsula com as peças que a pessoa tem no armário, mas você vai ter que pensar sobre seu estilo e a qualidade das roupas. Caso ele tenha que ser montado do zero, aí existe o investimento, claro!

  • 5. O QUE UM STYLIST FAZ PARA AJUDAR NA MISSÃO?
Cabe ao stylist fazer toda a curadoria das peças que ficam e das novas. Tudo que entrar de novo no armário da pessoa é pensado de acordo com o estilo de vida e valores que ela deseja transmitir ao mundo.
Hoje em dia, praticamente todas as consultoras de imagem atendem via Skype. A Fabi lembra que o importante é você encontrar alguém com quem se identifique e sinta-se à vontade para dividir dúvidas e inseguranças. “Acima de tudo, o processo precisa ser leve e divertido”, diz.
  • 6. “EU JAMAIS TERIA ROUPAS LEGAIS PARA ISSO, VOU PRECISAR COMPRAR TUDO!”
Geralmente as pessoas dizem que não têm roupa, mas um bom stylist consegue fazer milagres com a maioria das peças que todo mundo têm no armário – o que falta é um outro olhar sobre como as peças são usadas. “Muitas pessoas me contratam já pensando nas compras e, alguns encontros depois, chegamos à conclusão que elas possuem o suficiente para recriar o seu estilo.”
A Fabi é de São Paulo e você pode saber mais sobre ela via Facebook ou entrando em seu site – lá tem tudo mega explicadinho a respeito de como funcionam seus serviços. Incrível, vai? Ficamos MUITO na vibe de entrar nessa depois de tantas dicas legais! :)