você está lendo Quando estiver pronta, rasgue!
Foto: Ana Luiza Moraes

Foto: Ana Luiza Moraes

Eu achei que a minha dor era única. Definitivamente ninguém havia sentido algo tão avassalador e sufocante quanto o que senti, certo?

Pois bem. Não.

Percebi que muita gente estava passando pelo mesmo (com situações assustadoramente parecidas!). Também entendi que, apesar de ser tudo tão recente e delicado, eu precisava transformar a minha dor de término de namoro em algo bom – e ajudar outras pessoas. Reaprender a caminhar sozinha é difícil, mas me prometeram ser possível. O meu ex terminou comigo há pouco tempo, pertinho do nosso aniversário de 8 anos. Aqui estão algumas das minhas dicas preciosas. Após um término, acho importante ter isso aqui em mente:

1. Faça planos! Mas não tão longos, para que você não se sinta mal. Você não precisa ficar pensando em como será daqui a dez ou 15 anos e nem se você estará com alguém ou terá filhos. Faça planos a curto prazo, que você consiga cumprir. Eu, por exemplo, decidi escrever um artigo para a faculdade e juntarei dinheiro para comprar um vídeo game.

2. Procure ajuda! Nós definitivamente não precisamos ser fortes sozinhas. Procure aquela amiga que é boa com conselhos, se aproxime das pessoas com as quais você já pensava em fazer amizade ou entre em grupos de coisas que você goste. Também acho extremamente importante procurar terapia: a maioria das universidades oferecem consultas com psicólogos de graça ou a um preço acessível. No mesmo dia do término eu já procurei uma – e sempre após uma nova consulta sinto que enxergo a minha vida com mais clareza.

3. Cuide -se! Sempre fui insatisfeita com meu corpo e, depois do término, percebi que precisava conquistar o controle de alguma coisa na minha vida – decidi que seria o controle do meu próprio corpo! Comecei nutricionista e já perdi todas as minhas calças, porque estão largas demais. Isso vale para tudo: corpo, cabelo, unhas. Use maquiagem para si mesma. Pós-término é um momento complicado e nossa autoestima vai lá pra baixo. Passe um rímel e um batom antes de sair que você vai ver que dá força, nem que seja um tiquinho. Me ajudou!

4. Chore quando precisar e canalize a sua raiva! Chorar não é fraqueza e não é regredir na superação, então chore quando precisar, porque o que está dentro de ti vai saindo com as lágrimas. E quando estiver com raiva? Ouça uma música, escreva, rasgue as fotos… Só não deixe essa raiva continuar contigo. Não podemos nos esquecer de que este sentimento é um veneno (que nós tomamos torcendo para que machuque o outro).

5. Rasgue as fotos. Polêmico, eu sei. Então siga se quiser. O que eu, pessoalmente, recomendo: apague tudo das redes sociais se precisar. Nós sabemos que apagar as fotos não muda o passado, mas você não precisa ficar vendo se te faz mal. Não sinta medo, não sinta culpa, porque um dia tudo o que for importante deste relacionamento vai ficar guardado no seu coração e na sua alma – e não vai ser uma foto que mudará isso. Eu colei as minhas metades das fotos em um papel para guardar, porque, apesar de tudo, os momentos com ele também foram meus momentos e não quero esquecer de quem fui. Nem que seja para olhar no futuro e saber que não faço mais papel de trouxa!

6. Bloqueie-o de todas as redes sociais! Pelo menos por um tempinho. Não tem forma maior de boicotar a sua superação do que ficar olhando as redes sociais do ex. Até porque ele não vai postar foto chorando, né? Estará sempre sorrindo e feliz – ainda que não esteja se sentindo assim de verdade. Mesmo que você queira manter a amizade, se dê esse tempo para desintoxicar. Não quer bloquear? Oculte as redes dele, então. Pelo menos nada vai aparecer no seu feed e te pegar de surpresa.

7. Viva o luto! Uma coisa que aprendi nas minhas sessões de terapia é que um término dá uma sensação próxima de perder um ente querido e nós passamos pelas mesmas fases nas duas situações. Elas são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Trabalhe cada fase e tenha esperança, porque a aceitação um dia vai chegar – e aí você conseguirá abrir espaço para outras pessoas.

8. Tenha esperança! Eu sei que parece impossível e tem momentos em que só queremos desistir de tudo. Mas vai chegar a hora em que as coisas ficarão bem e é preciso se ajudar para alcançar este momento. O que você precisa já está aí: você mesma! Seja a sua melhor amiga e guie-se por este momento difícil.

9. Desabafe no grupo Depois dos Quinze! <3 O que eu mais amo no grupo é como todo muito se preocupa e quer cuidar um do outro. Está passando por uma crise? Pode desabafar, porque lá você vai encontrar mulheres de várias idades e com diversas experiências – e lerá conselhos que te darão força para levantar da cama amanhã! :)

Eu espero isso tudo ajude alguém que esteja passando por um término. Dói, é difícil, é exaustivo, mas não podemos desistir de tentar superar e ficar bem. Todas nós somos fortes e merecemos um tempo para nos curarmos. A foto que abre o post mostra as memórias que eu tive com ele. Finalmente fui capaz de rasgar. Me inspirei em um episódio de “Friends” em que as meninas fazem um ritual com as coisas dos ex-namorados. Quando estiver pronta, rasgue! Fiquei surpresa com a leveza que senti no final.

 

Por Ana Luiza Moraes, 22 anos, São Paulo (SP).
Quer ver seu texto no DDQ? Nos envie um e-mail!