você está lendo História inspiradora do dia: a vida da Gabi virou um livro

gab1

“Eu já passei por muitas coisas e acredito que, quanto mais compartilharmos as nossas perdas, fracassos, vitórias e aprendizados, mais pessoas estarão determinadas a não desistir, mesmo que a vida não esteja nada fácil.”

Gabriela Medeiros é o nome dela. Assim como você, que está lendo este post agora, ela também é leitora do blog e nos acompanha há algum tempo. Na semana passada, a Gabi tomou a decisão de nos enviar um e-mail e o texto que estava ali foi um dos que mais nos surpreendeu em meio a uma caixa de entrada lotada. Emocionou e tocou bem fundo na alma. A Gabi, em poucas linhas, nos contou muito e também nos inspirou bastante – é por isso que, agora, trazemos um pequeno recorte da história dela aqui no blog para te inspirar também.

A trajetória da Gabi começou com pais curitibanos que descobriram que seu filho estava com leucemia. Eles tinham mais uma filha e ninguém da família era 100% compatível com o garoto. Assim, decidiram ter mais um bebê para tentar ajudar o irmão mais velho. Em 1995, a Gabi nasceu, em São Paulo, cidade onde seu irmão fazia metade do tratamento. Após o seu nascimento, eles congelaram o sangue do cordão umbilical dela para o irmão, mas felizmente ele se recuperou e não precisaram usá-lo.

O tempo passou. Dois anos depois, outra descoberta: quem estava com câncer era a Gabi. Levaram-na para a mesma equipe que cuidou de seu irmão com esperança de que pudessem ajudá-los, porque seus pais já não tinham mais verba para realizar um segundo tratamento. Aí os médicos resolveram tentar algo nunca antes feito: um autotransplante com as células-tronco do material congelado da própria Gabi.

Deu certo! O tratamento correu melhor do que o imaginado e, apesar de todas as sequelas, ela se recuperou muito bem.

abi1

Infelizmente, a vida seguiu e não se mostrou doce. Quando a Gabi tinha cinco anos, acabou perdendo o pai. Depois de dez anos, ela já com 15, quem partiu foi a sua mãe. Suspiro. Inacreditável.

A Gabi tinha todos os motivos do mundo para desanimar e levar estes momentos difíceis consigo, mas ela não desistiu de seguir em frente e acreditar na vida. Com a cabeça erguida, juntou cada segundo de sua história no livro “Eu, você e Ela”, que reúne 25 crônicas sobre sua mãe e a vida dela, com o objetivo de incentivar as pessoas a seguirem em frente e acreditarem que suas histórias são valiosas. O livro é seu TCC (trabalho de conclusão de curso), já que neste mês ela se forma em Design Gráfico. Gabi conta que, desde o início da faculdade, ela sempre falou muito da família e de sua trajetória.

“A minha mãe é a minha razão para continuar lutando e sorrindo todos os dias. Foi ela quem me ensinou que devemos ser fortes, botar a capa e virar super-heroínas de nossa própria história.”

O objetivo da Gabi é achar uma editora que aceite sua proposta de diagramação e de conteúdo do livro. E ela gostaria muito de que uma porcentagem do preço final fosse doado para o Hospital Pequeno Príncipe, para a área de Transplante de Medula Óssea.

“Eu espero que, de alguma forma, as minhas palavras te confortem, te abracem e te inspirem. Porque o que eu mais quero fazer nesse mundo é inspirar as pessoas e, se um de vocês me disser que este livro valeu a pena, a minha felicidade será infinita.”

Para ficarmos ainda mais próximas desse verdadeiro poço de inspiração que é a Gabi, perguntamos algumas coisinhas a ela sobre referências.

Uma frase/quote especial: “Eu acredito no rosa. Eu acredito que rir é a melhor forma de queimas calorias. Eu acredito em beijar, beijar muito. Eu acredito em ser forte quando tudo parece estar dando errado. Eu acredito que garotas espertas são as garotas mais bonitas. Eu acredito que amanhã é um outro dia e eu acredito em milagres.”, Audrey Hepburn
Uma música que marcou: “There’s Nothing Holdin’ Me Back”, Shawn Mendes
Um conselho inesquecível: “Ainda este ano, desabafei com um amigo que estava muito triste por não poder passar o Dia das Mães com a minha mãe… E ele me mandou a seguinte mensagem: ‘Há sentimentos que não conseguimos desgrudar da gente. Mas a gratidão e a forma correta de se viver é a melhor maneira que você pode demostrar o seu carinho à sua mãe lá em cima. Infelizmente, algumas situações são mais doloridas do que outras, mas amor não se mede, sente-se – e é nele que nos apegamos e o que nos resta. Fique bem. :)’ Foi a melhor mensagem que eu recebi.”
Por fim, uma última lição: “Devemos aceitar a nossa história, valorizá-la e amar cada detalhezinho dela. E por mais que os dias difíceis cheguem como um tsunami na sua vida e você ache que não vai sobreviver, deixa eu te contar uma coisa: vai, sim. E não deixe para chorar depois: se você estiver triste agora, chore, desabafe com a sua melhor amiga, abrace sua mãe, faça o que o momento pedir. Sabe por quê? Depois da chuva, sempre vem o arco-íris.”