você está lendo Resenha: “A Psicologia da Mulher-Maravilha”, da Editora Única

livro-4

Recebemos um kit bem legal da Única, um selo da Editora Gente, com alguns objetos temáticos da heroína mais incrível dos quadrinhos, com um tapa-olhos, uma almofada de pescoço, uma caneca, um chaveiro e, no centro disso tudo, um livro: o lançamento “A Psicologia da Mulher-Maravilha”. A publicação foi editada por Travis Langley e Mara Wood (e é independente: não está associada e nem é licenciada pela marca Mulher-Maravilha). Devoramos cada página rapidinho e contamos o que achamos a vocês!

livro-5

A edição é bem bonita: a capa leva as cores e o brasão da Mulher-Maravilha e reflete um pouco a luz, com um tipo de papel metalizado. Dentro, são 302 folhas em papel 70g, fininho. As passagens se dividem em tópicos, há várias partes com fragmentos dos quadrinhos e cada começo de capítulo leva uma figura no canto superior direito: quando o livro fala sobre identidades, por exemplo, é um espelho, e quando fala sobre paz, é uma pomba branca que ilustra este lugar.

livro-7

Descrição: As virtudes da Mulher-Maravilha traduzem as respostas que buscamos na atualidade e é por isso que esta obra se faz tão necessária. De maneira divertida e acessível, esta é uma obra fascinante que explora a psicologia por trás de uma das maiores, se não a maior, super-heroína de todos os tempos. Neste livro, composto por 20 ensaios, convidamos você a analisar algumas das questões mais intrigantes a respeito da história da Mulher-Maravilha e as razões para que, mais de 70 anos após sua criação, Diana continue a representar temas tão atuais: qual foi a motivação do famoso psicólogo William Moulton Marston para a criação da super-heroína e seu papel na psicologia forense; que papéis desempenham emoção, força, virtudes e cultura no comportamento de Diana, a Mulher-Maravilha, e o que eles representam para seus fãs; como os estereótipos de gênero podem afetar potenciais lideranças – e o que a heroína nos ensina sobre eles; como as relações familiares contribuem para a independência, a moralidade e o altruísmo; por que ela deve ser uma grande inspiração para todos nós?

livro-1

Importante dizer que não somos as comic lovers mais dedicadas: curtimos, mas não sabemos muito sobre o mundo dos quadrinhos além daquilo que vai para os desenhos animados e as telas de cinema. O que conhecemos da personagem e objeto de estudo do livro é o básico: um pouco da história de Diana. Ao iniciar a leitura, então, percebemos que apenas isso era o necessário. Fãs reais com certeza ficarão muito mais ambientados, mas achamos incrível poder conhecer um pouco mais e pensar sobre as questões que o livro traz.

Sim, a obra vai traçando diversos paralelos entre as razões pelas quais a personagem, mesmo depois de 70 anos de sua criação, ainda representa temas tão atuais. Ela desempenha inúmeros papéis, possui diversas virtudes e seu comportamento ensina muito a respeito de estereótipos de gênero, relações familiares e lutas diversas.

livro-6

O livro nos apresenta ao criador da personagem, que era um psicólogo, e fala sobre coisas que ele fez ou procurou ensinar às pessoas com a criação da Mulher-Maravilha. Entendemos como é inspiradora a jornada de Diana, mergulhamos fundo em suas diferentes identidades (e também nas várias edições que a personagem ganhou ao longo dos anos) e analisamos o discurso de empoderamento num mundo em que os homens têm muito mais espaço do que as mulheres.

livro-2

“É difícil apagar estereótipos generalizados, mas pesquisas mostram que interações repetidas com pessoas que contestam estereótipos e buscam a empatia são capazes de reduzir a influência de tais moldes. A presença da Mulher-Maravilha no mundo com toda a sua glória feminina e masculina é o desafio perfeito para os papéis convencionais de gênero.”

livro-3

A obra cita pesquisas, faz muitas referências externas e, vez ou outra, você tem que parar para ler as notas de rodapé – mas nada disso atrapalha ou deixa a leitura chata. É um livro denso, sim, mas de forma alguma é difícil de ler. Você vai mergulhando em cada detalhe que cerca a personagem e só conclui uma coisa: ela é realmente uma grande inspiração para todas nós. Se interessou pelo livro? Você encontra para comprar aqui.