você está lendo Você é o seu corpo: vamos conversar sobre saúde?

endometriose

Essa semana, uma amiga nos contou havia acabado de fazer uma cirurgia por causa da endometriose. Acenderam-se luzes vermelhas em nossas cabeças: peraí, já ouvimos falar deste nome… mas muito pouco. Estranho, né? A doença de fato não é muito comentada, mesmo sendo extremamente comum – 1 entre 10 mulheres sofre disso. Dá para acreditar? Além de torcer bastante pela recuperação da nossa amiga, fomos procurar mais a respeito da doença, que ocorre quando o endométrio acaba indo para fora do útero. Como podemos detectá-la e por qual motivo ela pode se tornar grave? Como é que a gente pode tê-la e nem saber? Afinal, o que é endometriose?

  • Para saber o que é – em vídeo!

O doutor Drauzio Varella (que tem um canal superlegal no YouTube) fez um vídeo no começo do ano passado explicando a dúvida de uma seguidora que perguntou sobre a doença. De uma forma bem didática e em alguns poucos minutinhos, ele faz uma analogia comparando o útero a uma pera e explica que acúmulos da mucosa uterina podem ser depositados em várias partes da cavidades abdominal de formas diferentes (depende de cada mulher). Ele também fala um pouco das consequências deste processo e dá o alerta para quem tem dores muito fortes durante a menstruação: é importante procurar seu médico e fazer um ultrassom intravaginal completo para buscar focos da endometriose. Assista aqui!

  • Para saber ainda mais em texto

Neste artigo do Hospital Albert Einstein, a endometriose é explicada de uma forma parecida com a do doutor Drauzio, mas tudo fica mais explicadinho em texto. Em tópicos bastante esclarecedores, é falado a respeito dos sintomas mais comuns, o exame que detecta a endometriose, os tratamentos, as formas de evitar o avanço e também sobre a “cura”, que depende da paciente (ela pode precisar de medicação ou cirurgia – feita por um profissional especializado neste tipo de procedimento). Leia mais aqui.

  • Essa doença já foi mostrada na televisão, sabia?

Você se lembra da novela “Insensato Coração”, da Rede Globo, que passou em 2011? Nela, a personagem Carol, interpretada pela Camila Pitanga, tinha endometriose. Mais recentemente, também vimos a Dora, da novela “Sol Nascente”, de 2016, vivida pela atriz Juliana Alves, que tinha a doença. Nos dois casos, a endometriose era mencionada por conta de uma gravidez – uma vez que pode gerar infertilidade em alguns casos. Essa era a questão levantada nas novelas. Mas é fato: seria bom ver mais personagens com a doença na ficção, para ressaltar como muitas vezes a endometriose é ignorada pelos médicos, mesmo sendo super comum e afetando mais de seis milhões de mulheres só no nosso país (!).

  • Para seguir já: alguém que vive essa realidade e fala sobre ela

A Caroline Salazar é jornalista e criou o blog A Endometriose e Eu em 2010 para retratar o dia a dia de quem possui a doença. Hoje ela é super engajada no assunto, dá palestras, pesquisa sobre novidades, reune-se com políticos para lutar por leis de conscientização e que garantam direitos e muito mais. Ela é uma voz importante para mostrar que a doença existe e para educar a sociedade quanto a isso. Siga-a aqui e acompanhe o seu blog neste link!

Nunca se esqueça de que o seu corpo é a sua casa e cuidar e se importar com ele precisa ser fundamental na sua vida e rotina. <3

Reunimos este material não só para nos aprofundarmos a respeito do que é a endometriose, mas também para trazer o alerta: converse com o seu médico, insista no assunto e faça os exames necessários para saber se está tudo direitinho por aí. Como vimos aqui em cima, a grande maioria não detecta a doença em exames de rotina, então vale a pena ir atrás disso e ficar ligada na sua saúde!