você está lendo Seja produtiva: use estas dicas essenciais para fazer as coisas acontecerem

produtividade-dicas

Você estuda, trabalha ou precisa ser bff da tal produtividade para agilizar as coisas na sua vida? Então pronto, caiu no post certo! Nós, como criadoras de conteúdo para a internet, precisamos seguir algumas regrinhas e estabelecer metas para trabalhar com home office. Hoje vamos falar sobre o ponto central: como agir para que as coisas funcionem melhor e para que façamos, de uma vez, o que precisa ser feito? Aqui estão nossas principais dicas!

giphy (3)

  • Trace os objetivos corretos

A gente precisa ter cuidado para não se perder na lista de afazeres – que facilmente pode virar uma bola de neve. Por isso, se possível, separe vida pessoal da vida de estudante ou de trabalho e liste devidamente o que você realmente tem que fazer naquele dia, semana ou mês. Depois de estipular o que é importante e necessário, você pode abrir este tópico criando metas e, então, realizar cada uma destas coisas da forma mais produtiva possível! Como? Gerenciando o seu tempo, evitando distrações e tomando cuidado para não se desorganizar. Os tópicos abaixo falarão melhor sobre isso!

giphy (5)

  • É muito importante encontrar o horário em que você se sai melhor

A gente sabe que tem muitas pessoas que só possuem determinado horário para fazer as coisas. Outras trabalham em casa, com mais flexibilidade, e muitas ainda produzem, estudam ou cumprem compromissos nos finais de semana. Não sabemos qual é o seu caso, mas, se você consegue testar horários, vá em frente! Às vezes, o seu desempenho é melhor de manhã, ou quem sabe você é do tipo que trabalha com mais fôlego de madrugada… Entender as suas preferências é essencial. O horário pode sim fazer toda a diferença!

giphy (2)

  • Para cada novo hábito, redobre a disciplina

Se você começou a anotar suas tarefas no app Evernote, a usar o método Pomodoro ou tem um caderninho/planner sempre por perto em que você escreve os afazeres diários, esforce-se para que isso vire de fato um hábito. Aqui você encontra dicas sobre estas ferramentas! Quando começar, lembre-se da palavrinha mais importante de todas agora, que é continuar. Tenha isso em mente, mesmo que precise criar novos lembretes! Persista na ferramenta que combinou mais com o seu modo de vida.

giphy (4)

  • Procrastinação x concentração 

Em terra onde celular apita, difícil é se manter focada! A gente sabe muito bem disso e já sugerimos algumas vezes aqui no blog desligar notificações ou coisas do tipo. Também vemos histórias de garotas que, por exemplo, desativaram suas contas em redes sociais (ou apagaram os respectivos apps apenas do celular) para estudar e tiveram bons resultados. Vai de pessoa pra pessoa. Mas esta dica a gente acha essencial: tome cuidado com o hábito de ser multi-tarefas. Por quê?

Em nossa experiência pessoal, acreditamos que redigir um texto, responder a um e-mail, ficar de olho nas mensagens que chegam e olhar as novidades na timeline no Twitter ao mesmo tempo pode fazer um estrago e tanto, mesmo que aparentemente tudo esteja dando certo. Não é impossível, só que, ao pensar que está economizando tempo, você na realidade está fazendo as coisas aos pouquinhos – e suas atividades poderiam ter um melhor desempenho caso tivessem sua atenção exclusiva por alguns instantes. Isso também acaba abrindo janelas bem maiores para a sua distração, não tem jeito!