você está lendo O livro “Extraordinárias – Mulheres que Revolucionaram o Brasil” é apaixonante!

extraordinarias-livro-1

Estava andando pela Saraiva quando encontrei, na área de lançamentos, um livro de capa prateada brilhante, quase holográfica, sobre o qual eu já tinha visto algumas pessoas falando no Instagram. Publicado pela editora Seguinte, “Extraordinárias – Mulheres que Revolucionaram o Brasil” parecia tudo o que eu precisava comprar naquele momento. Sem pensar duas vezes, levei-o para o caixa feliz da vida. Naquela hora, já sabia que tinha valido a pena, mas, depois, descobri que compensou mais do que eu imaginava…

extraordinarias-livro-2

1. O livro foi feito de mulheres para mulheres

As autoras Duda Porto de Souza e Aryane Cararo são duas jornalistas que se uniram nesse projeto muito legal, desejando que ele chegasse às salas de aula brasileiras e à vida de muitas garotas do Brasil inteiro (assim como a Nina, filha recém-nascida da Aryane!), para que elas cresçam sabendo da história de algumas mulheres fortes e revolucionárias. A gente torce para que isso aconteça de verdade.

Partindo da nossa própria vida, não é difícil imaginar como tudo seria muito diferente para nós mesmas se, quando crianças, tivéssemos tido acesso a uma compilação tão bacana. Além disso, a linguagem usada é interessante e nos apresenta dignamente a vida e os feitos de várias mulheres marcantes.

extraordinarias-livro-9

2. A edição é muito caprichada

Que livro mais LINDO! Com certeza você também vai pensar a mesma coisa quando pegá-lo na mão. O tema já é incrível e a editora Seguinte foi lá e pá: fez uma obra-prima dessas. Começamos pela capa, que fica colorida dependendo da posição do livro, passamos pela diagramação, que é ótima, e chegamos nas partes especiais do livro: há palavras grifadas para que você leia seus significados no glossário que fica ali no final e ainda há uma linha do tempo com a história da mulher no Brasil. Extraordinário – e tem mais: as ilustrações, que merecem um tópico à parte…

extraordinarias-livro-6

3. “Extraordinárias” é repleto de ilustrações – que também foram feitas por mulheres!

Todas as mulheres listadas no sumário do livro ganharam ilustrações giga, de uma página inteira, feitas por outras nove mulheres maravilhosas: Adriana Komura, Bárbara Malagoli, Bruna Assis Brasil, Joana Lira, Helena Cintra, Laura Athayde, Lole, Veridiana Scarpelli e Yara Kono. Ao final do livro, também temos uma breve bio de cada uma delas. Muito bacana o incentivo, né?

extraordinarias-livro-4

4. Cada uma das lutas surpreende e inspira

É impressionante ler a respeito dos caminhos tomados por cada uma destas mulheres incríveis para chegar aos seus objetivos. As áreas são diversas: educação, engenharia, trabalhos domésticos, psiquiatria, aviação, botânica, atletismo… Várias histórias de quem foi educada apenas para casar e cuidar do lar, mas que, com muita garra, conseguiu estudar, trabalhar e fazer a diferença.

Temos biografias de pessoas como Dorina Nowill, que lutou para que pessoas com deficiência visual tivessem autonomia para estudar, Dona Ivone Lara, que abriu as portas para o feminismo no samba, e Zilda Arns, que empoderou mulheres pobres e líderes comunitárias. A cada nova narrativa, você fica com vontade de, como elas, marcar a história dando seus próprios passos em busca da igualdade de gênero.

5. Aquelas vidas abrem portas para mais um mundo de informações

Junto a cada biografia, ainda temos recortes bem legais – que deixam tudo ainda mais especial. São passagens, como as principais frases da carta da jogadora de futebol Marta Vieira feita para si mesma quando tinha 14 anos, um mini-glossário sobre identidade de gênero, números das conquistas da Lei Maria da Penha, história da evolução dos trajes de banho…

extraordinarias-livro-8

“O que todas elas têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.”

extraordinarias-livro-3

Não dá vontade de parar de ler! É uma obra cheia de cultura e rica em detalhes. Incrível para presentear as mulheres da sua vida e mostrar a cada uma delas o potencial revolucionário que mora dentro de nós. “Extraordinárias: Mulheres que Revolucionaram o Brasil” me fez agradecer a passagem destas pioneiras na nossa sociedade e acendeu uma estrelinha dentro de mim, me mostrando que sou muito mais importante do que eu imaginava: eu, você e todas nós podemos fazer deste um mundo mais justo.

Você pode comprar o livro neste link.