você está lendo Lembre-se disso quando o tempo fechar (por dentro e por fora)
Foto: Arianna Rubini

Foto: Arianna Rubini

As nuvens enchem todo o céu e, do nada, um lindo verão se torna uma tempestade das grandes. Vem aí uma chuva daquelas, com gotas largas – que lavam tudo e nos deixam até com um pouquinho de frio. Com os nossos sentimentos, as vezes acontece tudo de forma parecida: tipo quando aquela bad chega sem avisar e se instala, trocando o mood do dia repentinamente. E aí? Como seguir depois de ver tudo lá fora – e também aí dentro – tão cinza?

1. Tá tudo bem. Sério!

O verão é uma das estações mais lindas de todas: céu bem azul, sol brilhando lá no alto e todo mundo querendo aproveitar ao máximo o dia. Só que, nele, o tempo é tropical, por isso é super comum que chova. De vez em quando isso pode atrapalhar alguns planos – como aquela praia delícia que você estava planejando com os amigos. Mas todo mundo vai entender e aceitar, afinal, não tem outro jeito, né? Por dentro é mais ou menos igual, mas você não precisa pintar em seu rosto um sorriso falso quando a felicidade não quiser aparecer. Aceite como está se sentindo e use este momento introspectivo para entender melhor a situação que te aflige. Está tudo bem mesmo quando tudo está mal. Ok?

2. Na cidade ao lado pode estar um céu azul – mas isso não tem nada a ver com você

Não precisa ficar vendo a previsão do tempo de outros lugares e se surpreender ao descobrir que, em outras bandas, a umidade é de 0% e a temperatura está na casa dos 25 graus. Lá faz sol, aqui faz chuva e também está tudo mais do que certo quanto a isso. Igual quando a gente está pra baixo, entra no Instagram e se depara com um monte de gente feliz, sabe? Essas pessoas também têm suas horas ruins, mas a maioria delas não irá compartilhá-las ali. Só saiba que elas acontecem para todos nós. Não precisa se cobrar para estar bem porque o outro está também.

3. Há uma série de coisas que você pode fazer quando tudo está nublado…

A gente falou que não precisa ficar tentando forçar sorrisos onde eles não existem, mas isso também não significa que você não possa usar este tempo para curtir uma playlist agradável, ler um livro que desperte outros sentimentos ou chamar uma amiga para ir em casa e, assim, ter uma tarde inteira de muita conversa. É o mesmo caso de quando chove lá fora e não dá para sair! ;)

4. Não importa quando, mas o tempo vai abrir de novo

Uma certeza: o sol vai voltar. Pode levar um tempinho maior, pode ser que as tempestades sejam mesmo bem feias e que deixem até alguns resquícios não tão legais assim. Acontece. A sua confiança pode chegar perto de te abandonar, mas, quando você menos esperar, vai acordar e o astro maior estará ali em cima, no seu lugar, brilhando para você e deixando tudo iluminado para os seus próximos passos. E aí? Aí você sai, faz o que sente que tem que fazer e deixa tudo ficar quentinho de novo, porque vai ficar. Lembre-se disso. <3