você está lendo Qual câmera fotográfica comprar? Veja dicas de fotógrafos que amamos

cameras-comprar

Difícil é encontrar quem não ame uma foto legal! <3 Por isso que nós curtimos tanto o trabalho dos fotógrafos, que mandam tão bem na arte de traduzir as emoções do momento em uma só imagem – e quando pensamos em investir uma grana em uma câmera boa, difícil não imaginar o tanto que as dicas deles nos ajudariam. Boa notícia: foi o que fizemos aqui! Conversamos com ótimos fotógrafos amigos e pedimos dicas de câmeras para diferentes finalidades. Temos certeza de que elas vão ajudar tanto pessoas que estão começando agora quanto gente que já possui um equipamento – e quer ficar ainda mais pro -, ou também quem grava vídeos profissionalmente e procura uma boa qualidade para isso. Olha só!

  • Qual é a melhor câmera para iniciantes no mundo da fotografia profissional?

cameras-iniciantes

O Tom Rodrigues (@aredead) nos indica alguns modelos por ordem de preço, como a Canon T5i ou T6i, a 80D e a 6D. Da Sony ele cita a A7. Já usou todas e as considera muito boas!

Já fotógrafa Brenda Martins (@brendamartinsphotography) contou como começou para nos ajudar neste tópico: ela trabalha hoje com duas câmeras, uma profissional, que é a D750, da Nikon, e uma D5200, também da Nikon. Esta segunda ela disse ter usado por muito tempo – até ter condições de comprar a segunda. Ou seja, a câmera a atendeu super bem no início da carreira e é ótima para quem está pensando em levar a fotografia não apenas como hobby (além de ter outros atrativos, como o fato de ser uma câmera razoavelmente leve e com um valor mais acessível comparado a outras famosas)!

Ela também dá a dica de que, obviamente, a escolha da câmera interfere no resultado, mas o que realmente faz diferença é a escolha das lentes, então o investimento nestas é algo a se levar em consideração – e para tanto, a 50mm e uma ótima opção!

  • Qual é a melhor câmera para capturar paisagens ou imagens em grandes ambientes?

cameras-plano-aberto

Francine de Mattos (@fotografeumaideia) diz que “a fotografia nos ensina a enxergar o mundo com olhos mais carinhosos. No momento em que tive a minha primeira câmera em mãos, eu já sabia que era isso que queria pra vida toda. No começo, é muito comum acharmos que precisamos da MELHOR câmera que existe no mercado, da mais cara, mas não é bem assim. Nesses primeiros passos, o mais importante é você investir em conhecimento e também em muita curiosidade para praticar a fotografia (todos os dias). Pra quem está começando, a câmera que hoje será uma grande companheira é a Canon T5i, que vem com lente de kit (18-55mm f/ 3.5-5.6) e que possibilita ‘brincar’ em várias áreas da fotografia. Ah, e para quem gosta muito de fazer retratos, a indicação é uma 50mm 1.8”.

Sobre seu trabalho e o equipamento que utiliza, hoje ela tem uma Canon 6D com lente 24-105mm f/4 (a lente do kit da 6D) e uma 50mm f/1.4. A lente 24-105 é mais usada para fazer fotos de paisagens e retratos em que exista a necessidade de mais espaço para contar a história da foto. Já a 50mm a Fran usa para retratos – mas é a lente que fica praticamente o tempo todo no corpo da sua câmera. Ela diz: “quem fotografar com uma 50mm 1.4 vai perceber que ela tem uma cremosidade que dá um charme para a foto. Equipamento importa, sim, mas não devemos nos limitar a isso.” ;)

  • Qual é a melhor câmera para gravar vídeos?

gravar-videos

Para vídeos, o Tom Rodrigues (@aredead) recomenda a Sony a6300 ou a Sony a6500. Ele explica: “A Sony, na minha opinião, é a melhor de todas para gravações. Essas câmeras tem um foco melhor, automático, que ajuda muito. Ela tem um preço mais salgado, mas, suas lentes, mesmo sendo caras, tem um jeito de funcionamento que, para vídeo, é excelente – este é praticamente o foco delas. O que muda da 6300 para a 6500 é que, como a 6500 é mais nova, acaba oferecendo mais qualidade de imagem e ISO. Comparando por cima, a 6300 é como se fosse um iPhone 6 Plus e, a 6500, um iPhone 8 Plus – existe uma série de upgrades!”

Mas ele também cita dois modelos de Canon, a T6i e a 80D: “Também gosto bastante destas. São ótimas num geral e filmam bem, mas a 80D tem mais estabilização, um ISO mais alto – que possibilita que você capte melhor as coisas – e seu áudio é bom também.”

Dica extra? Temos! Para quem vai gravar vídeo, ele também costuma indicar o microfone Videomic Rode Pro. É outro gasto, ainda mais levando em consideração que ele custa mais de 600 reais atualmente, mas, para quem quer uma qualidade maravilhosa e pensa em gravar vídeos profissionalmente, por exemplo, compensa bastante! \o/

  • Qual é a melhor câmera para tirar selfies e fazer fotos em viagens?

cameras-viagens

A Vic Bonvicini (@victoriabonvicini) diz que uma câmera compacta que dá para levar nas viagens e tirar selfies e fotos boas tranquilamente é a G7X da Canon, ainda mais por ser perfeita para levar no bolso e carregar nas mãos. Dando um segunda opção, ela também fala da Sony A7R II, uma full-frame super profissional que faz tudo – além de ser pequena e compacta, ela grava vídeos de alta qualidade e tira fotos em HQ também.

Esta segunda pode não vir com lente, então você teria que comprá-la separadamente e a Vic também nos recomendou um modelo, a 35mm. :)

E aí, este post clareou suas ideias? Lembrando que não colocamos links e preços, porque, como estas câmeras são grandes investimentos, vale a pena ficar de olho no preço do dia. Sim, ele pode mudar um pouco e, às vezes, você encontra uma ou outra promo que compensará mais do que se listarmos os links por aqui! :) Ah: use sites específicos para comparar preços – como o Zoom e o Buscapé, por exemplo, em que você consegue ver direitinho qual foi o menor preço que aquele aparelho já atingiu.

Para manter a inspiração on, a gente super recomenda seguir os fotógrafos que participaram deste post. Eles mandam bem mesmo e fazem um trabalho impecável! Ficamos ainda mais fãs destes maravilhosos. <3 Se tiver mais alguma dúvida, compartilhe com a gente nos comentários!