você está lendo Dicas espertas para você dominar a arte de tirar fotos legais em público

Você vê muitas fotos legais no Instagram. Não importa o lugar: parece que algumas pessoas sempre conseguem uma foto interessante! De vez em quando, você até combina com as suas amigas de tirar umas fotos bonitas, mas, quando colocam o plano fotográfico em prática… Parece que as imagens nunca ficam daquele jeito. Este é o seu caso? Então não deixe de ler o post até o final. As próximas linhas servirão como um guia para que seus próximos cliques fiquem bons de um jeito mais fácil! :)

  • Dicas da Bruna | Como direcionar alguém para tirar uma foto boa?

O primeiro passo é guiar o seu ajudante! “Posso contar uma coisa engraçada? Existe uma versão com o Pedro como o protagonista de praticamente TODAS as fotos do meu feed. Sim! Antes de pedir para que me fotografe, faço uma ‘foto exemplo’ com ele como modelo, para que fique claro o ângulo/luz/detalhes que eu quero.” Hehe! Boa a ideia, né? Assim eles conseguem um retrato incrível de primeira. \o/

E tem mais: se você está indo tirar fotos com alguém que não sabe nadinha mesmo do assunto, a Bru acha útil treinar um pouco em casa antes de sair para a rua: explique para a pessoa o básico sobre luz, foco e enquadramento. Aliás, ativar aquele “grid” que existe nas opções de celulares e câmeras, por exemplo, pode quebrar um galho e ajudar a pessoa! Facilite como puder, ajude-a e tenha paciência: uma hora sai! :D

  • Dicas da Camila Rech (@rechcamila) | Como definir um lugar legal?

Onde fotografar? A Camila é mestre nisso – é só dar uma olhada no Instagram dela para perceber que há fotos em diferentes lugares e, em muitos deles, nunca imaginaríamos que uma foto sairia legal, como num estacionamento, uma escadaria, um pedacinho de rua, um muro pichado… São muitos exemplos e é só ver seus cliques para perceber como as fotos ficam legais!

Conversando com a gente, ela disse que sempre procura lugares fofos ou que despertem algo, que tenham uma luz boa, uma parede bacana ou algo do tipo. Tudo depende da foto que ela quer fazer e, por isso, a dica principal é sair pela cidade e observar bem cada cantinho, porque, às vezes, aquele lugar que poderia passar batido rende uma baita foto!

  • Dicas da Michele Passa (@michelepassa) | Como perder a vergonha de fotografar em público?

Você já sabe como pedir para alguém registrar o seu melhor ângulo, também tem a ideia de lugares para fotografar, mas… como ser cara de pau o suficiente e parar pra fotografar bem lynda na frente de todas as pessoas que estão andando pela rua? A Michele Passa, que tira fotos incríveis e capricha no carão, nos dá a dica de tentar não se preocupar com os olhares – porque é fato que as pessoas sempre acabam olhando quando tem alguém fazendo fotos. É super normal – por isso que é fundamental tentar levar com naturalidade e se concentrar no que você está fazendo – ou seja, na foto em si.

No início, ela também tinha vergonha e falou que, de vez em quando, essa timidez ainda aparece um pouco, mas a Michele pratica o mesmo pensamento ali de cima todas as vezes e, assim, o foco estabelece o controle de tudo!

  • Dicas da Marieli Mallmann (@m_marieli) | Criatividade para poses e legendas: de onde ela vem?

Ficar sentada? Olhar para o chão? Como decidir a melhor pose? A Marieli simplesmente montou um dossiê pra gente e, para fechar o post com chave de ouro, nos dá as dicas que faltavam para sairmos agora mesmo e começarmos a fotografar:

1. No momento em que está tirando a foto, ela pensa: “quando postar esta foto que estou tirando agora, quero que as pessoas gostem dela”. Então ela se esforça para que fique incrível, mas, principalmente, também há o desejo de que a pessoa que está vendo a foto pense sobre como ela estava se sentindo naquele exato momento. Então as poses que ela escolhe acabam variando conforme seu humor, mas ela sempre nota alguns reflexos de poses que já viu no Pinterest também – uma grande fonte de referências.

2. Ela garante que que criar uma conexão com quem está te fotografando é algo essencial! Se você não está 100% confortável com o fotógrafo, fica sem desenvoltura para criar algo legal naquele momento. Algumas das fotos preferidas da Marieli foram tiradas por um de seus melhores amigos!

3. Outro aspecto interessante é que ela diz pensar sobre a legenda no momento em que está tirando a foto, sempre levando em conta o conteúdo. Quando fotografa num local em que adorou comer ou beber algo, aproveita para indicar o tal lugar. Dá para aplicar a dica em muitos momentos!

4. E, por último, ela acha importante, principalmente para quem valoriza muito tudo isso, a ideia de criar uma identidade através de suas fotos. “Agregue elementos que são a sua cara, descubra a si mesma através das lentes e não tenha medo de ser autoral. Faça diferente, faça o novo, faça o que você ama!”