você está lendo Feliz dia feliz: porque as músicas de Natal me fazem chorar
Foto: Kevin Dooley

Foto: Kevin Dooley

As ruas estavam todas enfeitadas. Os prédios, confesso, deram aquela pesada na mão: misturaram luzes amarelas, brancas e coloridas, formando painéis iluminados – às vezes um pouco indecifráveis. Dava risada, achava graça. Seguia olhando pela janela do Uber todas as cores e as pessoas na Avenida Paulista, sorrindo com seus balões transparentes iluminados (é a trend do momento, se você tem passado por lá, já deve ter visto). Isso me fazia suspirar – e também pensar.

Dezembro passou por mim como uma flecha – daquelas que marcam, voam e, de quebra, deixam alguns arranhões. Tudo bem. Há uma certa melancolia na despedida, não é? Fim do livro, fim do ciclo, fim do ano. A gente volta para casa, come a comida da mãe, respira o cheiro do interior. E pensa sobre o que virá, enquanto a árvore vai guardando embaixo dela alguns embrulhos bonitos.

“O Natal chegou! É dia 24! Alguém aí está ansioso? Qual roupa você vai usar? Ei, tudo certo com os presentes do amigo secreto? Tem que esperar até meia-noite, hein!” Barulho, família, ansiedade, mesa cheia (de gente e de comida). Tudo isso sempre foi sinônimo de Natal para mim. Com o passar dos anos, mesmo que a expectativa inexplicavelmente diminua (“nossa, nem parece que hoje é dia 24!”), engraçado: a magia persiste. Ela vive. É viva!

E então eu ouço aquelas músicas começando a tocar. Elas podem estar em um volume bem baixinho, não importa, são contagiantes demais e, quando menos percebo, tocam alto – e tomam tudo: o meu apego ao ano que passou, a sensação de estar mais velha e menos animada e até a preguicinha que o final do ano traz… Todos vão embora. O barulho dos sinos, a alegria das canções, a movimentação pela casa… Que delícia. Que alegria poder viver isso. É Natal – e meus olhos se enchem de lágrimas.

O poder da música é uma coisa muito doida, não é? Transforma tudo e faz com que momentos bons fiquem ainda mais incríveis. E tem coisa mais gostosa do que encher a sua casa de sons natalinos durante as próximas 48 horas? Eu duvido.

Espero que você, assim como eu, aceite o clima natalino e deixe que ele te faça feliz, te complete e provoque sorrisos. Sinta a magia de uma data feita para amar, agradecer, conversar e se sentir inteira. A minha playlist já está tocando e, se eu fosse você, faria o mesmo. Feliz dia feliz para você e para a sua família. Aumente o som e viva!

(Quer uma dica de playlist natalina? A que estou ouvindo é essa aqui, ó. Aproveite!)