você está lendo Looks compartilhados: conheça os serviços de guarda-roupas coletivos
Foto: Roupateca

Foto: Roupateca

É oficial: estamos no futuro. Numa realidade em que o consumo está desenfreado (e não vamos ser hipócritas e negar que estamos incluídas nisso), as alternativas começam a pipocar em forma de grandes ideias. Uma delas é a dos guarda-roupas compartilhados: sabe quando você empresta aquela saia preta para a sua amiga e depois ela te empresta a calça pantalona que você tanto queria para completar sua produção? Então. É mais ou menos essa a ideia das bibliotecas de armários: existem serviços de assinatura de um acervo de moda especial, que você pode emprestar e depois devolver. Simples assim! Na nossa opinião, aqui estão os três maiores benefícios para participar disso:

  1. Você não enjoa das suas roupas – já que elas estão sempre mudando
  2. Você faz a sua parte em um consumo de moda sustentável e menos agressivo ao meio ambiente
  3. Você se conecta com novas histórias e pessoas por meio da moda

Dê uma olhada em três opções de serviços legais – estes funcionam em São Paulo.

A Roupateca é um guarda-roupa compartilhado que funciona por assinatura mensal. Localizado em Pinheiros, eles têm alguns tipos diferentes de planos e basta escolher o que cabe melhor no seu estilo de vida para ter acesso ao closet deles. Os planos mudam de acordo com quantas peças você quer pegar de vez (entre 1 e 6 peças), mas a dinâmica de todos é a mesma: você pode trocar as peças todos os dias ou até mais de uma vez ao dia; há um limite de dias para usar o item; é preciso devolvê-la inteira e lavada.

A comunidade de compartilhamento de roupas e acessórios Lucid Bag foi desenvolvida por pessoas, marcas e designers. Eles possuem três etapas: a inscrição, em que são feitos encontros para selecionar participantes e basta se inscrever no site deles; a seleção de peças, em que você separa cinco itens para levar ao clube Lucid Bag e, toda vez que uma peça sua for solicitada, você poderá pegar outra do acervo emprestada gratuitamente; e a terceira etapa: após o empréstimo, as roupas devem ser devolvidas lavadas e sem problemas de uso. Já são dois anos de projeto!

A Blimo se descreve de um jeito bem-humorado como uma “Netflix de roupas”, haha! A gente adora a ideia porque é mais ou menos por aí mesmo: através de uma assinatura mensal, que fica válida por quanto tempo você quiser, tudo o que está na loja é seu. Você pode ficar até dez dias com o que escolheu ou pegar peças novas todos os dias. Legal, né? :) Visite a loja na Vila Madalena.

Além destes, também sabemos de alguns serviços mais focados em vestidos de festa, como o My Open Closet, Same no More e Dress and Go, que também são ótimos – ainda mais agora neste final de ano cheio de celebrações, né?