você está lendo Três conselhos para lidar com o tempo quando você precisa que ele passe logo
Foto: Reprodução/Sarah Beasley

Foto: Reprodução/Sarah Beasley

Quando alguém te diz para deixar o tempo passar, você sabe muito bem que a pessoa está falando a verdade – só ele cura algumas coisas. Depois de uma situação difícil, nada melhor do que o tempo para cicatrizar feridas e nos fazer entrar no eixo novamente. Só que, por mais que você tenha conhecimento disso, quando a bad chega, é difícil acreditar que, com os dias, horas e minutos passando, tudo vai ficar bem de novo.

  • Crie uma barreira entre passado e futuro

tempo (1)

Está na hora de construir uma parede firme e sólida com relação a tudo o que passou e o que virá daqui pra frente. Eu sei que é complicado e, quando precisamos que o tempo passe, viramos líquido e ficamos escorregando por entre as frestas que nos levam de volta para tudo aquilo que ficou pra trás: mal nos damos conta e estamos remoendo o passado.

Você não merece passar por isso. Não é justo. Esta é, então, a hora perfeita para olhar pra frente. Se você está vivenciando uma amizade que chegou ao fim, uma situação difícil, um erro ou um término de um namoro, tente reformar, também, todos os setores do seu cotidiano que fazem com que você se lembre do que não está mais em seu dia a dia. Se uma atividade te faz pensar naquele amigo com quem você já não fala mais, será que não rola apostar em outra amizade alegre? Todas essas pequenas ações vão construindo, tijolinho por tijolinho, um projeto de parede firme e, logo, logo, quando você olhar para o passado, só verá uma construção forte erguida por você.

  • Cada minuto do seu dia, daqui pra frente, importa – e muito

tempo (2)

Você certamente já ouviu alguém falando sobre viver um dia de cada vez como se cada um deles fosse uma pequena vitória. Os seus próximos momentos devem ser valorizados desse jeito! Você passou por um dia conturbado e, mesmo que esteja triste, fez o necessário para encarar o dia seguinte. Você resistiu ao impulso de ver fotos de alguém ou de um momento que passou e concentrou seu foco em algo completamente diferente. Você saiu para fazer alguma coisa nova que não tem a ver com o seu “eu” do passado e deu seus primeiros passos numa versão atualizada sua, que vai te agradecer no futuro. Pense nisso e dê importância a cada um destes atos, porque eles merecem sim o seu reconhecimento. Não é fácil fazer tudo isso, a gente sabe muito bem. Você está no caminho certo.

  • Use ao máximo a sua imaginação

tempo (3)

Você ainda não tem um script do futuro, mas pode (e deve!) imaginá-lo da forma que te faz mais feliz. Isso vai trazer positividade e ajudar as coisas a se concretizarem. Imagine-se sendo a pessoa que sempre quis ser, superando o que ficou no passado, com sorriso de orelha a orelha e com outras questões numa rotina que será muito melhor do que a de hoje. Da mesma forma com a qual você se lembra dos dias anteriores, tente pensar do futuro enxergando-o de um jeito bom. É uma troca justa e muito benéfica! Seja firme.

Eu sei que a gente vacila. Quando procuramos não fazer algo, às vezes é aí mesmo que a fazemos – e em dobro. Mas tente se recordar de cada um destes tópicos e ir aos pouquinhos. O seu futuro está bem perto de você, basta a sua própria atitude para fazer com que ele chegue mais rápido.