você está lendo Foz do Iguaçu: os passeios mais legais de uma viagem inesquecível

foz

E aquela saudade que dá quando você vê uma foto de uma viagem? A gente até se pega pensando em um jeito de voltar a viver aquilo tudo! Alô, máquina do tempo?! Em outubro, viajamos para Foz do Iguaçu a convite do hotel Tarobá e tivemos uma das viagens mais legais ever: foram dias deliciosos e passeios que nos surpreenderam muito. Aqui, você confere os melhores momentos da nossa visita à cidade das famosas Cataratas – e de muitas outras atrações e belezas que marcaram a gente. Vem!

  • Hotel? Tarobá!

O hotel Tarobá é realmente muito bom. Tudo começa com a localização, no centro da cidade, o que facilita a vida. Tínhamos conversado com algumas leitoras antes de viajarmos e várias disseram que um hotel localizado próximo ao centro valia mais do que se hospedar próximo às Cataratas, por exemplo. Fez total sentido! O Tarobá fica perto dos principais restaurantes, shoppings e lojas da cidade e para ir a atrações um pouco mais distantes é fácil também.

As acomodações são maravilhosas, o café da manhã é farto e nós simplesmente temos que falar sobre o saguão do hotel! Além de uma área de jogos, ali há máquinas de comidinhas, uma estante de livros por um preço ótimo, poltronas de massagem, uma das estátuas de cera do museu da cidade (um Robert Pattinson!) e uma lojinha que vende de tudo. Ficamos ma-lu-cas com as pedrinhas e os cristais que encontramos lá (iguais aos deste post!). Experiência maravilhosa!

  • Compras no Paraguai

Logo na nossa primeira manhã, partimos para fazer compras no Paraguai. Nosso guia nos levou até o Cell Shop, onde ficou estacionado, e dali podíamos andar para onde quiséssemos – e todos os principais shoppings eram bem próximos, então pesquisamos preços e compramos o que achamos legal. Estamos fazendo um post com as principais compras e dicas de lojas de lá, mas, em resumo, vale sim a pena visitar a Ciudad del Este e levar algum dinheiro (há muitos preços em dólar, mas você consegue tranquilamente pagar em real também).

  • Surpresas nas Cataratas do Iguaçu

Ahh, as Cataratas! O principal ponto turístico da cidade também foi um dos primeiros que conhecemos. O trajeto até lá não demorou muito e, logo na entrada, encontramos uma ótima estrutura. Como fomos em dia de semana (era uma segunda-feira), não pegamos fila alguma. Logo na entrada, o visitante pega um mapa e escolhe onde será a sua próxima parada.

Este percurso já é legal (faz lembrar dos passeios de Jurassic Park, hehe!) e eles oferecem um áudio que guia e explica um pouco sobre o lugar, a reserva, os animais que ali estão e muito mais. E então chegamos às Cataratas: que maravilha. <3 É muito bom poder ver de pertinho e aproveitar a sensação de estar ali. É um momento único e você se sente em êxtase com tamanha beleza!

  • Um City Tour diferente

Quando partimos para o City Tour, imaginávamos que percorreríamos alguns pontos principais e históricos da cidade de carro e ouviríamos um pouco da história de Foz enquanto isso. Que nada! O nosso tour começou passando pela praça principal, vendo algumas ruas e, quando percebemos, tínhamos parado em vários lugares diferentes numa tarde só e visto uma infinidade de coisas legais. Passamos pela Avenida Pedro Basso, a rua mais bonita de Foz (eleita pelos moradores da cidade), conhecemos de pertinho a mesquita de Foz – e pudemos ouvir de uma praticante da religião sobre seus ritos e costumes -, e ainda fomos ao Marco das Três Fronteiras e ao Templo Budista. Falaremos mais sobre estes dois passeios abaixo!

  • O incrível Marco das Três Fronteiras

O lugar que marca a divisão das fronteiras entre Argentina, Paraguai e Brasil começa contando a história do lugar nos séculos 16 e 17 e depois você passa por uma vila cenográfica das missões jesuíticas, que cria toda uma ambientação de época. Então chega-se ao Obelisco brasileiro, fixado há mais de 100 anos e com as cores da bandeira do Brasil. Dali também podemos enxergar o obelisco argentino e também o paraguaio. É um lugar muito gostoso de se visitar!

  • A tranquilidade do Templo Budista

Independente da sua religião, se você visitar o Templo Budista irá concordar com a gente: o lugar emana uma energia de paz incrível! Localizado numa parte mais distante da cidade – e também mais alta (dali você consegue ver o centro e um pouco do Paraguai!), o lugar foi construído em 1996 e, hoje, exibe jardins amplos e mais de 120 estátuas com diferentes significados. O templo principal tem uma arquitetura linda e o espaço é realmente bonito.

  • Muitas lindezas no Parque das Aves

Pertinho das Cataratas do Iguaçu há o Parque das Aves. Com muitos viveiros de imersão, em que você entra num pedacinho preservado de natureza com as aves soltas, a experiência é mesmo única. São mais de 1300 aves e praticamente metade delas veio de resgates. Você vê araras, flamingos, tucanos, várias borboletas e muito mais. Tudo pertinho de você (com algumas regras para não atrapalhar os animais) num passeio tranquilo.

Fizemos também o “backstage”, um tipo de visita diferente em que você pode ter um contato ainda maior com o parque e foi extremamente interessante. Visitando áreas restritas e conversando com as biólogas, pudemos tirar cada dúvida e saber sobre cada animalzinho que vimos ali – até alimentamos algumas espécies! Atração super recomendada!

  • Passeio noturno em Puerto Iguazu

Uma noite fomos até a Argentina, vizinha de fronteira. Na cidade de Puerto Iguazu, passamos pelo Casino, andamos pela feirinha de alimentos, um lugar em que você encontra diversos tipos de queijos, temperos e alfajores (tinha que ter, né? <3) e, na loja Capricio, pudemos experimentar doces de leite e molhos deliciosos – a vontade que dava era de levar tudo para casa! Depois, tomamos um sorvete na Freddo, clássica sorveteria argentina, e jantamos no El Quincho del Tío Querido, um restaurante bem gostoso, com ótima comida e música típica – que deixa todo mundo animado! :)

  • A história viva na Itaipu Binacional

A nossa última manhã em Foz do Iguaçu foi visitando Itaipu! Na escola, a gente aprende tudo sobre a hidrelétrica de Itaipu, sobre o período em que a barragem foi construída e como ela é líder mundial em produção de energia limpa e renovável. Só que visitá-la e vê-la de perto é muito mais revelador!

No começo da visita, vimos um filminho resumindo sua história e mostrando todo o seu potencial, que é impressionante. Depois, partimos para uma visita guiada, que passa por vários pontos e na qual podemos ver toda a sua extensão. Binacional (ela é do Brasil e do Paraguai), a vista de lá é privilegiada principalmente do vertedouro, no topo da barragem, e são várias paisagens lindas que pudemos observar ao longo do passeio. Inclusive, no final dele, dá para pegar o Kattamaram e apreciar a vista do lago de Itaipu – o potencial turístico é bom mesmo, já que Itaipu ainda conta com um ecomuseu, um refúgio biológico e um polo astronômico – motivos para voltarmos e visitarmos mais uma vez em breve, siiim! :P

  • Restaurantes delicinha? Temos!

A gente falou sobre comida aqui e ali, mas não dava para terminar o post sem antes falar destes dois restaurantes incríveis: a cantina 4Sorelle e a Rafain Churrascaria Show. A primeira é uma cantina italiana com ambiente super aconchegante. Amamos o rodízio, com entrada e vários pratos deliciosos, como pizzas, risotos, nhoques e diferentes tipos de massas + sobremesa. Muito bom!

Já o Rafain é uma rede bem grande, com diversos estabelecimentos em Foz. O que visitamos foi o que nos parece ser o mais famoso (que até entrou para o Guiness Book como o maior número de danças nacionais apresentadas em um jantar!) e rendeu uma noite gostosa e divertida. O buffet é grande, você se serve à vontade e o show, tradicional, mostra alguns números de dança com apresentações de várias partes do país – e também da Argentina e do Paraguai.

Todos os passeios foram oferecidos pelo Combo Iguassu, agência que providencia ingressos, aluga carros, reserva passagens aéreas, hotéis e ainda cuida dos serviços de translado. Quem nos acompanhou durante todo o período foi o guia Daniel Américo, sempre muito solícito e que nos dava várias informações durante todos os passeios. :) Foi maravilhoso!

Já foi para Foz do Iguaçu ou tem vontade de ir? Anotou as dicas? Conta pra gente nos comentários!