você está lendo Aquilo que ninguém jamais vai tirar de você
Foto: Reprodução/Paolo Barreta

Foto: Reprodução/Paolo Barreta

Suas roupas podem ficar gastas. Com o tempo, você sabe, aquela blusa da qual gosta muito certamente mostrará uma estampa mais apagada. A calça jeans com bolsos bordados também: talvez ela não tenha muito a ver com você daqui a dois anos. Por mais que exista aí uma satisfação ao usar combinações que, hoje, fazem o seu estilo e te representam de forma completa, ninguém sabe dizer quanto ao amanhã. Nem você.

Seus objetos favoritos ganharão uma camada de pó. Você irá limpá-los e, na semana seguinte, as marcas do tempo trarão o pó novamente. E assim por diante, até você reconhecer a finitude daquilo tudo e dar uma desapegada. Abrir espaço para o novo. Permitir substituições. Fazer sessões detox periódicas. Sim, pode demorar… Mas elas acontecerão.

E não nos referimos apenas ao material. Sendo bem realistas, sabemos que até suas companhias podem ser diferentes daqui a uma década. Aqueles que são pra sempre – você certamente se pegou pensando nisso agora – estes devem ficar. Mas como tudo é rotativo, as cadeiras do seu círculo mais próximo, inevitavelmente, vão acabar dando lugar a outras pessoas, de quem, hoje, você nem ao menos sabe o nome. Seus interesses mudam, fases se transformam. Alguns a acompanham, mas a maioria acaba dizendo adeus – ou até logo, é claro.

A única coisa que não estacionará e ganhará cada vez mais corpo a cada aniversário é a sua sabedoria.

Tudo o que você já viveu, aquilo que aprendeu, tudo o que registrou e cada uma das opiniões que foram plantadas, amadurecidas e colhidas em sua caixinha de ideias jamais deixarão de florescer.

Sua biblioteca interna se torna mais farta a cada dia – e também mais completa. E sim, importam muito as conexões que você faz, os livros que lê, os pensamentos que formula, as pessoas com quem conversa e tudo o que chega à portinha da sua vida e consegue entrar. Pense nisso.

E agora? Bom, agora cabe a ti passar tudo para frente, fazer ressoar o conhecimento pelos sete ventos e torná-lo, assim, eterno, enquanto continua preenchendo os livros dos capítulos da vida em sua mente, com o apego de quem sabe que aquilo é, merecidamente, muito seu.

A nossa cabeça é um lugar especial e o que há ali nunca poderá ser tirado de você. Por mais que a mente falhe e não se recorde de um detalhe ou outro, ainda assim tudo estará por aí de uma forma ou outra. Você terá ciência disso.

Afinal, é o que há de mais valioso em você – e isso nem o tempo leva.