você está lendo Estudando inglês: como fazer resumos funcionais (que vão te ajudar muito!)

resumos-ingles-1

Se você está estudando inglês, gosta de organização ou aceita dicas de estudo, seja de qualquer tema, então este post chegou na hora certa! :) Eu, Auana, comecei a fazer aulas de inglês este ano e percebi que, depois de aprender tantas informações novas, seria bacana tirá-las dos livros e colocá-las pertinho de mim. Por isso, resolvi pegar tudo de mais importante e fazer alguns resumos, imprimi-los e colocá-los no meu mural. Meu desempenho no idioma e minhas dúvidas com algumas sentenças melhoraram consideravelmente! Compartilhei isso lá no meu Twitter e várias de vocês perguntaram como fiz, inclusive a Bru. É por esse motivo que, hoje, vou contar como foi este processo, como você pode fazer o mesmo e o quanto os resumos ajudam real na hora de estudar!

resumos-ingles-4

  • Primeiro passo: identificando dificuldades

Qualquer que seja a sua situação, se você está fazendo aulas com um professor particular, em uma escola de idiomas ou por conta própria, neste percurso, certamente passará por algumas matérias que te farão pensar: “como é que posso fixar tudo isso?” Sabemos que não se trata de decorar, mas os resumos vem a calhar justamente para você reunir informações de uma forma que deixe tudo juntinho, no mesmo grupo de papéis, para qualquer consulta futura.

Por isso, é legal começar a escrever textos em inglês ou até mesmo tentar ler livros (mais simples!) no idioma, assim você pode identificar uma estrutura e depois pesquisar sobre o que se trata e quais são as regras. Por sinal, pode anotar até coisas mais simples: o meu primeiro resumo estruturadinho foi sobre os tipos de clima (sim, meteorológicos!) – algo bem básico, mas que sempre fugia da cabeça. Não tenha medo de colocar no papel! Quando fizer pausas, não hesite em anotar o “nome” da matéria para resumi-la depois. Aliás, isso nos leva direto ao próximo tópico!

resumos-ingles-2

  • Segundo passo: anotando tudo que é importante

Fez uma pausa porque não entendeu algo? Esteja com o bloquinho e caneta a postos para anotar. Isso também vale para quando você tem uma aula e achou que as regras gramaticais possuem muitos desdobramentos, por exemplo, porque você fará um tópico em sua folha para lembrar de reunir aquelas infos de uma maneira mais “sua” depois.

Aqui, é importante também anotar dicas simples que passam por você, como comentários – sejam de um professor, de uma amiga que já tem fluência ou uma info legal que você viu num site. Coloque-as no seu resumo também! Você vai perceber que tabelas de livros apresentam informações secas, na maioria das vezes. O seu resumo é bem ao seu estilo, então deve ser mega compreensível, por mais minucioso que seja!

  • Terceiro passo: fazer um layout que te agrade

Com tudo devidamente anotado, você começará a reunir e passar a limpo. É claro que você pode fazer à mão (modelos de mapas mentais são bons!), mas, usando o computador, temos mais liberdade de mexer com partes grifadas, cores, diferentes tamanhos de fontes e, assim, brincar com a estrutura do texto para deixá-lo visível e agradável para o estudo. Também dá pra editar informações antes de finalizar o arquivo e incluir mais coisas caso necessário.

Fiz os meus resumos usando o Photoshop: abri um tamanho de folha A4, comecei com um retângulo rosa, em que escrevi o título, e então fui colocando as outras informações abaixo. Não tem muito segredo!

Porém, se você não sabe mexer com a ferramenta, sem estresse: rola conseguir o mesmo resultado com o Photoscape, mais simples de mexer, ou até mesmo usar editores online gratuitos: uma das opções é o Fotor. Basta entrar, colocar a opção “Pôsteres” e incluir as informações que já estão num documento do Word. Além deste, também há o BeFunky e o Canva. Eu recomendo!

resumos-ingles-3

  • Quarto passo: imprimir tudo e colocar em um lugar visível

Salve as folhas em seu computador e imprima-as assim que possível. Este último passo é simples, porém muito importante. Os resumos serão úteis se estiverem num lugar de destaque, que pode ser um mural, uma parte de sua parede ou outro ambiente. Ali, eles sempre estarão em contato com você, a qualquer momento, e, na hora de estudar e fazer exercícios para treinar, toda a informação estará pertinho. Além disso, até mesmo quando você não estiver estudando, mas bater os olhos por ali, verá a matéria com mais frequência do que se ela estivesse guardada dentro de um livro de inglês, por exemplo.

Finalizando, sei que parece uma dica básica, já que fazer resumos no caderno é algo cotidiano a muitas de nós, só que o fato de ter a matéria formatada num mesmo padrão, de um jeito que me agrada e bem em frente aos meus olhos, melhorou ainda mais o meu aproveitamento e me deu gás para estudar. :)

Curtiu as dicas? Se tiver alguma dúvida ou algum comentário, é só falar aqui embaixo! :)