você está lendo Um coração vacilante no meio da maré
Foto: Reprodução/Dani Pesto

Foto: Reprodução/Dani Pesto

Se o seu corpo todo fosse maré, seu coração seria um barquinho instável, que não sabe se vira, já está um pouco molhado e frio por dentro e vacila a cada onda que passa por seu casco.

Nesta situação, ele tem poucas esperanças de que verá a margem novamente. Por isso mesmo, acaba se dando ao direito de ser negativo, de achar que vai ficar sempre na mesma e não encontrará o pedacinho de terra firme que tanto merece.

Não importa se junto a ele existem outros na mesma situação, aliás, a vida é também feita dos que ficam à deriva até se encontrarem – quando você não consegue olhar para o momento atual e ver que está justamente onde deveria estar e só quer saber do desfecho, focando nos outros seres humanos que já chegaram lá, enquanto você ainda se encontra perdido.

Não sou ninguém para dizer o motivo de você estar ali. Eu também não sei. Só que, no momento presente, a única solução é enxergar isso como uma oportunidade de se acalmar e tirar proveito da jornada, por mais que ela não seja fácil em todos os momentos.

Talvez o seu coração tenha muito a aprender antes de chegar. Talvez precise encontrar outros corações e ajudá-los em seus trajetos também, ou até mesmo tenha que desenvolver melhor a sua paciência e sua confiança: as coisas vão dar certo. Ele precisa, antes de tudo, acreditar que vai chegar sua hora.

Assim, tudo ficará mais leve, como se tivessem tirado uma âncora pesada de seu barco. Ele flutuará pelo tal período indefinido navegando, porque saberá que as coisas darão certo. E quando a gente toma consciência disso, não importam as ondas, os perigos, os temores, os ventos frios que tomam conta de nossos corpos ou os buraquinhos que o tempo faz na madeira. Somos imbatíveis.