você está lendo As leitoras de cabelo ondulado, indefinido e em transição: suas histórias e dicas

Há algumas semanas, fiz um post no Instagram perguntando quem tinha cabelo ondulado, indefinido ou em transição, assim como o meu. O retorno de vocês foi muito positivo e passei um tempão lendo as respostas inspiradoras e os vários desabafos – que me fazem perceber que é normal sentir uma certa frustração até encontrar o jeito certo de tratar e finalizar cada ondinha. Depois de tantos relatos legais, resolvi listar 10 leitoras e pedir suas principais dicas! Acho que vocês vão gostar:

Manuela Tsaldaris (@manuelatsaldaris): “Achar os produtos ideais para o seu tipo de cabelo é algo muito importante, porque ajuda a passar pela fase das duas texturas que ficam no cabelo durante a transição! O que mais me ajuda é o ativador de cachos e algo que facilitou muito foi cortar o meu cabelo. Redescobrir os meus cachos fez com que eu me sentisse ainda melhor!”

Juliana (@blogjulif): Antes de passar pela transição capilar, eu gostava do meu cabelo, mas não sentia que ele representava realmente o meu estilo verdadeiro. A partir do momento em que aceitei as minhas ondas, me senti mais confiante e com certeza foi a melhor decisão que já tomei. Minha dica para cuidar dos fios é usar ativador de cachos + creme de pentear + difusor. Deixa o cabelo definido e dá um pouco de volume. As maioria dos produtos que tenho são da Salon Line e gosto muito! Em especial o creme de pentear da linha ‘Tô de Cacho’, o ‘Cacho dos Sonhos’.”

Amanda Vieira (@amandavieirabr): Eu demorei bastante para aprender sobre cabelos cacheados, até a adolescência recorria ao alisamento. Mas, depois que vi o cabelo enfraquecido por conta disso, percebi que precisava cuidá-lo e libertei minhas ondas de vez! Atualmente, meus cachos são um misto de 2b e 2c e manter a definição é meu maior desafio. Todo cuidado vale a pena e me sinto muito mais leve e confiante com meus fios ao natural! Hidratação e alimentação saudável são minhas maiores aliadas, com elas consigo cuidar dos fios a partir da estrutura e mantê-los mais fortes. Para mais definição: leave-in, proteção térmica e difusor!”

Katyllen Matias (@katyllenmatias):A minha dica é não lavar com água quente de maneira alguma. Percebi que, quando fazia isso, meu cabelo ficava mais fraco. Além da química que eu usava a cada seis meses. Hoje em dia, tenho uma relação meio confusa com meus fios: não é sempre que acordo amando-os. Mas nos final sempre nos entendemos!”

Carol Souza (@carolants_): “Em uma imensidão de garotas com cabelos lisos, ser cacheada definitivamente te torna diferente. Você pode encarar isso como algo bom ou ruim. Eu escolhi ver pelo lado bom. Meu cabelo chama atenção e me destaca, além de ser super versátil. Sempre tem aqueles dias em que ele não está do jeito que eu gostaria, mas aprendi a amá-lo como é. Cuidados: ao contrário do que é mais comum, eu penteio os cabelos todos os dias de manhã depois de molhá-los no banho – usando uma escova e o creme de pentear Crespo Divino da Salon Line – e hidrato uma vez por semana com a Maionese Capilar da mesma marca.”

Letícia (@leticia_chi): “Nunca achei o meu cabelo cacheado feio – só pensei em tê-lo liso por ser mais fácil de pentear. Hoje em dia, quando aliso, sinto que minha personalidade foi embora! A minha dica: eu uso bastante óleo de coco misturado com algum tipo de óleo próprio para cabelos, mas o principal para mim é espalhar bastante os óleos na mão e depois passar com o cabelo jogado pra frente! Outra coisa importante é que também deixo o cabelo ‘respirar’ (deixando os produtos de lado) quando não vou sair de casa.”

Gabriela (@pomorenaa): “Faz apenas sete meses que me livrei da chapinha. Sempre achei esse tipo de cabelo muito bonito, mesmo não achando que ficaria bom em mim, mas me enganei. Uma das melhores coisas é a versatilidade e a praticidade dele. Além disso, não sou a louca dos produtos, já que meu cabelo permite que eu o finalize com pouco creme. Por isso, a minha dica principal é paciência: demora, mas vale muito a pena. E, para mim, um produto que está sendo favorito no momento é o ‘Cachos Poderosos’, da Garnier, junto com um pouquinho de óleo de coco! <3″

Eloarah Rocha (@elorahrocha): “Minha relação com meu cabelo é ótima, muito diferente de como era na infância. Eu amo meus fios e os trato com o maior carinho possível. Diria que eles são essenciais para minha autoestima frágil: nunca me senti tão eu quanto agora. A minha maior dica é aprender tudo sobre cabelos: eu, por exemplo, depois de muitos testes, agora faço low poo e cronograma capilar. A finalização que funciona melhor para mim é a com a Maionese Capilar, amassando bastante os fios para ficarem bem definidos.”

Carol Gonzatto (@carolgonzatto): “Comecei a fazer hidratação com óleo de coco e percebi que já melhorou muito! Eu apenas não penteio (só depois de lavar) e raramente uso calor (secador, chapinha).”

Natalia (@nataliagulias):  Comecei a fazer progressiva bem novinha e, depois de um tempo, resolvi parar porque quebrou o meu cabelo todo. Assim redescobri os cachos, mesmo deformados pelo alisamento, e fui me apaixonando aos poucos. Um produto que me ajudou muito foi o óleo de coco, pois cabelos cacheados geralmente sofrem de ressecamento depois da progressiva.”

Algumas nunca passaram por química alguma, outras deixaram de lado o alisamento há pouco tempo. São tantas histórias interessantes! Obrigada pelas palavras e conselhos, meninas!

E se quiser ver mais inspirações de cabelos ondulados e cacheados, acesse o nosso board “Cabelo dos Sonhos” no Pinterest! E você, ficou um pouquinho inspirada e pegou dicas valiosas?

*Editei um pouquinho os depoimentos para melhor compreensão.