você está lendo Resenha: “Depois da Chuva”, de Maria Clara Mattos

depois-da-chuva-1

Não sabemos se é sorte a nossa ou se a estante do escritório Depois dos Quinze é realmente premiada, mas pre-ci-sa-mos falar sobre a nossa última leitura! As páginas azuladas de “Depois da Chuva”, da autora Maria Clara Mattos, nos surpreenderam muito – muito mesmo. Vale dizer: quando o livro tem uma capa caprichada, já gostamos. Aí vem uma sinopse interessante. Mais um ponto! Depois disso, lemos a pequena bio da autora, que, além de escritora, também é roteirista, atriz e tradutora. Aí não teve como: a expectativa só cresceu! E olha, a obra não decepcionou. Valeu muito! Ficou com vontade de saber mais? Então vamos lá!

depois-da-chuva-4

Sobre seus aspectos físicos, o livro é realmente muito fofo! Publicado pela Gutemberg, dá para perceber todo o cuidado que tiveram para que o exterior refletisse a história (e sobre ela… calma, logo chegamos lá!). A arte da capa é delicada e, entre os capítulos, há ilustrações de gotas de chuva, que nos fazem mergulhar ainda mais no enredo.

depois-da-chuva-2

Sinopse: Se a vida é a ficção que existe entre a verdade e a mentira, será que um escritor pode roubar a alma de uma pessoa? Laura gostava de chuva… a garoa era reconfortante. Sua vida era perfeita como um lago de águas calmas: ela era uma editora consagrada, tinha um marido amoroso e uma filha carinhosa e esperta. Mas quando Edgar apareceu em seu escritório com um semblante misterioso e o manuscrito de uma história ruim, ela sentiu que uma tempestade estava prestes a começar. Algo nele era tão desconcertante que Laura não conseguiu dispensar aquele arremedo de escritor (…) Foi numa avenida com jeito de encruzilhada que eles se encontraram. Que se olharam, mas não se viram. Mas foi na Literatura que eles se perceberam, se descobriram… E quando duas vidas se cruzam no meio de uma tarde chuvosa, o amor pode vir de onde a gente menos espera. Mas o que acontece quando o amor acaba? Quando cada esquina é uma possibilidade de encontro e cada curva é uma chance de recomeço, como saber qual caminho seguir?

depois-da-chuva-5

O estilo de escrita de Maria Clara vai direto ao ponto mas, de certa forma, também é bastante poético. Sabe quando uma linha diz tudo e também completa a outra, como se rimassem? Não, não há rima, mas as construções são tão bem feitas que tivemos essa impressão!

A história começa com um tom de romance, mas se aprofunda e se mistura a um terceiro elemento – e só mais tarde entendemos a razão de tudo ser assim. Não vamos entregar o jogo para não dar spoilers, mas se você pensa que “Depois da Chuva” é um livro sobre um amor qualquer, está enganada. Além de nos fazer suspirar, torcer e agarrar as páginas como se tudo fosse um thriller de ação, o que acontece nas páginas da vida de Edgar e Laura faz com que a gente reflita sobre as nossas vidas também. É uma experiência única.

depois-da-chuva-3

A gente achou que não tinha como se apaixonar mais pela história, mas tinha. Com as últimas páginas, veio um desfecho marcante e, depois do fim, uma sensação de ressaca – de “quero mais”. Você fica realmente com vontade de saber mais e, nossa, o livro abriu a nossa mente! É uma baita experiência – só lendo você consegue entender! Amamos – e não foi pouco.

Se você se interessou pela história, pode comprá-la aqui! Curtiu a nossa resenha? Conta pra gente nos comentários! :)