você está lendo Maquiagem: dicas certeiras para caprichar no contorno do rosto
contorno

Foto: Thenonblonde

O contorno é uma técnica de maquiagem que ficou bem popular nos últimos tempos (obrigada, Kardashians) e que está presente nos melhores makes que você respeita! A questão é: como conseguir o efeito ideal? Se bobear, você até já assistiu a alguns tutoriais ou já praticou com sua amiga. Mas como informação nunca é demais, que tal umas dicas para aprender de vez e sair brilhando por aí? Vamos lá:

  • Como fazer?

contorno-3
Antes ou depois da base? Na real é você quem escolhe, mas nós costumamos fazer depois da base, quando a pele está uniformizada. Com relação aos traços, basicamente, eles quase sempre são estesNeste tutorial, temos uma boa ideia de como contornar o rosto. É verdade que vemos centenas de vídeos mostrando contornos diferentes, mas estes aí de cima são os mais comuns. A ideia é dar profundidade e criar contraste.

  • Que tal investir numa paleta?

contorno-1
Você pode usar vários produtos: corretivos ou bases num tom mais escuro do que a sua pele, pós compactos neste mesmo tom, um bronzer ou uma paleta específica. É claro que comprar uma paletinha que já venha com cores boas para fazer contorno é uma ideia legal, né! Vai facilitar a sua vida. :) Fora que ela costuma trazer, inclusive, tons de iluminador e blush, para garantir todas as áreas da pele do rosto. Aliás, já fizemos uma lista de compras com boas opções!

  • Atenção ao tom

contorno-5
Geralmente, o contorno é feito em cores que sejam dois ou três tons acima da sua pele. Por isso, fique ligada: se você for emprestar o kit de contorno da sua melhor amiga, por exemplo, talvez fique estranho em você caso a pele dela seja muito diferente da sua. Antes de comprar o seu, caso esteja em uma loja, teste direitinho e veja se a cor deu um aspecto de sombra (não a de olhos, a projeção, mesmo) na pele!

  • Comece com um produto em pó

contorno-2
Falamos sobre a paleta porque as aplicações variam: algumas pessoas usam apenas produtos líquidos ou em bastão, outras vão na mesma, mas finalizam com um pó, e algumas preparam a pele normalmente, apenas com base e corretivo, e depois fazem o efeito do contorno apenas com pó. Se você ainda não treinou o suficiente, a terceira opção deve ser a mais fácil! Com o produto em pó, você consegue dosar melhor as quantidades, carimbando o pincel de leve e chegando a um efeito mais suave – também fica mais fácil de corrigir caso você erre.

  • Na dúvida, tire o excesso!

contorno-4

Olhou seu make em diferentes luzes e achou que está marcado? Confie na sua opinião! No caso de produtos líquidos ou em bastão, a dica é pegar uma esponjinha (estilo Beauty Blender) e dar batidinhas no local para o produto se mesclar ao tom da sua pele. Se tiver usado um pó, com um pincel gordinho você pode esfumar mais e mais. Lembre-se de que você aplicará uma maior quantidade de produto com um pincel menor – com um maior, fica mais fácil de espalhar.

O que achou do post? Tentamos traduzir um pouco da nossa própria experiência para quem ainda não conseguiu acertar 100% no contorno do rosto! :) Tem alguma dica legal para dar? Conte nos comentários, quem sabe ela não aparece num próximo post por aqui?