você está lendo Hogwarts brasileira: o castelo de Campos de Jordão e uma hospedagem diferente

castelo

Antes de ler este post, dê play na trilha de Alexandre Desplat para ter uma experiência completa: a partir da próxima linha, entraremos no mundo mágico de um castelo! Temos fãs de histórias de fantasia, da época medieval e de Harry Potter por aí?! Então estejam preparados: vocês vão amar o Castelo Nacional Inn, construção que fica em Campos do Jordão, no interior de São Paulo. Fomos até lá para conhecer os detalhes e vamos te contar tudo o que você pode fazer no local. Spoilers? É mais do que uma simples hospedagem, são muitas surpresas, relíquias escondidas e atividades mágicas. Continue lendo para saber mais!

A fachada já impressiona – e muito! Localizado no bairro Alto da Boa Vista, em uma área de 8 mil m², o castelo é lindo visto de qualquer ângulo! Nem o tempo chuvoso e nublado atrapalhou os nossos registros. :) Ele foi construído há bastante tempo por uma rica família chinesa, que morou lá antes de voltar para a China – por motivos desconhecidos. Recentemente, em 2012, a rede Nacional Inn transformou o lugar em um hotel. Mas não é um hotel qualquer, não…

  • Detalhes de um museu bem pertinho de você 

Cada detalhe do castelo é incrível e bem pensado – percebemos que o antigo dono não poupou esforços (ou dinheiro, hehe) para criar uma arquitetura legal, trazer mobiliário de época e outras peças que são verdadeiros tesouros. Olha só o mapa-múndi em granito ali em cima! A armadura na foto ao lado já foi usada em batalhas – dá pra encontrar marcas nela. :O É demais ver isso tudo de pertinho e reviver as histórias que estão preservadas ali – são referências de várias partes do globo num só local.

  • Uma sala comunal! :O Afinal, qual é a ligação com Hogwarts?

Certo, este momento chegou! \o/ Vamos começar a falar de Harry Potter! :P O castelo não foi construído para ser parecido com Hogwarts e não há vínculos com a Warner, mesmo porque o local já existia muito antes de a J.K. Rowling imaginar todo o universo bruxo! Mas, mesmo assim, foram algumas semelhanças entre os castelos que fizeram a versão de Campos de Jordão ser conhecida como Hogwarts brasileira. Olha só o ambiente aqui em cima: não lembra a sala comunal da Grifinória? Nós achamos que sim – e preciso dizer que deu vontade de sentar nos sofás para comentar uma partida de Quadribol, tomar uma cerveja amanteigada… <3

O castelo também é espaço para eventos da EMB – Escola de Magia e Bruxaria do Brasil, inspirada na saga de Harry Potter. A ideia inclui uma vivência completa no castelo: os alunos se inscrevem, vão para lá, são separados em casas e fazem aulas de dez disciplinas. As próximas aulas rolam em agosto e nos contaram que são atores profissionais que fazem os professores, como se fosse uma fanfic da vida real, e há aulas de “História Mágica”, “Astromagia”, “Adivinhação”, “Poções e Elixires” e muito mais. Incrível, sim ou com certeza?

  • Os espaços são impressionantes

Olha só alguns outros ambientes do castelo! Na primeira foto, não parece a janela do quarto do Harry na casa dos Dursley? É tudo muito especial e fica impossível não pensar em referências de livros, filmes, mundos diferentes ou mitologia. Pra quem ama uma boa história de fantasia, a visita é um prato cheio! Quanto à infraestrutura, há piscina aquecida e gelada, sauna, varandas e  salas comuns enormes. Imagina só tomar o seu café da manhã num ambiente desses?

  • Passagens subterrâneas

Voilá! O castelo também possui uma passagem subterrânea. :O Você vai andando por um caminho com lâmpadas que imitam tochas, em que o teto é meio curvado e cheio de tijolinhos, e chega a um ambiente muito legal, que é transformado na taverna do “Javali Bizonho” (uma espécie de taverna de Hogsmeade ou do Beco Diagonal) durante a época dos eventos da EMB. O espaço também nos lembrou as salas de jantar de “Game of Thrones”: a mesa longa, uma série de cadeiras, o lustre grandão em cima…

  • Um espaço egípcio

E aqui a gente abre um parênteses! Seguindo adiante pela passagem secreta, chegamos a um lugar cheio de referências egípcias! Quem diria? Os funcionários do hotel contaram que, na época em que o hotel foi construído, o proprietário chamou dois artistas egípcios para pintar pictogramas e fazer as esculturas que estão ali. Até as lâmpadas têm referências de pirâmides, cobras e outras referências desta cultura. Legal, né? Hoje em dia, o ambiente é palco para as festas que rolam lá.

  • É tudo muito especial!

Ainda há um cinema ali dentro, uma sala enorme com mais peças antigas (a tapeçaria que aparece aqui em cima é de 1610), mesas com detalhes de cristal feito à mão e muito mais. A nossa impressão é que, se fosse um museu oficial, seria mega popular e frequentado. Sério: não só o acervo, mas o próprio lugar em si já enche os nossos olhos e faz a imaginação voar longe!

Nós amamos conhecer o castelo e recomendamos muito o passeio! Assim como dissemos antes, dá para se hospedar no hotel (usando o código BRUNA2017, você ganha 10% de desconto), se matricular na EMB (só para maiores de 14 anos), ou visitar o castelo para um passeio guiado, que também é possível.

Viu como não precisa viajar para muito longe pra viver momentos únicos e conhecer lugares legais? E aí, ficou tão encantada quanto a gente? Deu vontade de conhecer o Castelo de Campos de Jordão? Conta aí nos comentários! :)