você está lendo Resenha: “Meu Jeito Certo de Fazer Tudo Errado”, de Klara Castanho e Luiza Trigo

livro-lully-klara-castanho-5

Há poucos dias, recebemos aqui no escritório Depois dos Quinze uma obra muito especial: o lançamento das fofas Klara Castanho e Luly Trigo, “Meu Jeito Certo de Fazer Tudo Errado”. Publicado pela editora Arqueiro, a ideia da obra surgiu depois de uma conversa entre as garotas, que pensaram em pegar os textos que escreviam e transformá-los em um livro. Foi assim que surgiu a Giovanna, personagem principal da história, e todos os seus dilemas, aventuras e convicções. Bora pra resenha?! <3

livro-lully-klara-castanho-4

Em seus aspectos físicos, o livro já começa sendo um arraso: com ilustrações, projeto gráfico e diagramação de Fernanda Mello e Angelo Allevato, a capa é amarelinha com ilustras fofas e fotos lindas das autoras. Por dentro, são 375 páginas em letras ótimas, com detalhes como playlists, bilhetes e poemas em uma fonte cursiva super fofinha. Também há um look ilustrado no início de cada capítulo.

livro-lully-klara-castanho-2

Descrição: Giovanna – ou Nanna, como ela prefere ser chamada – acaba de se mudar de Campinas para São Paulo com os pais, já que a agência de modelos deles está em franca expansão. Apesar de sonhar morar na capital, não era bem naquele momento, no início do Ensino Médio, que ela planejava que isso acontecesse. Forçada a abandonar o conforto do conhecido para conquistar um mundo novo e hostil, ela tenta se habituar à nova vida. Logo faz amizades na escola e acaba se interessando por Miguel, um garoto que faz parte do grupo dos populares.

Nanna passa a conviver com pessoas diferentes dela, que a tratam bem, mas fazem coisas que ela não aprova, como fumar, beber, mentir para os pais e matar aula. Ao mesmo tempo, durante os passeios diários com seu cachorro, Nanna conhece Henrique, um vizinho todo certinho que, aos poucos, passa a ser seu confidente. Ela se vê, então, em situações novas e complicadas, precisando decidir entre o certo e o errado para conquistar sua autonomia (apesar do controle dos pais), conseguir o afeto dos amigos e escolher quem será finalmente o dono de seu coração.

livro-lully-klara-castanho-1

O começo da história nos lembrou bastante a trajetória da Bru: certo que, ao contrário dela, a personagem principal do livro, Giovanna, reluta em se mudar para São Paulo, mas o que a consola é que, na cidade grande, ela poderá ter o estilo que quiser, se vestindo da forma que bem entender. Sim, essa questão da moda é bem parecida com o pensamento da Bru quando chegou a Sampa, né? Ela já falou muito sobre isso! Outra semelhança (pequeno spoiler) é que a Nanna também faz suas próprias capas de caderno, assim como a Bru fazia durante o colegial. Adoramos!

Mas, bem, vamos à história em si? A verdade é que, para não estragar a sua experiência, podemos resumir em uma frase: surpresa atrás de surpresa! Tudo rola de uma forma bem legal e ficamos mergulhadas no enredo, instigadas a continuar virando as páginas para saber mais detalhes do que acontecerá a seguir.

Nanna passa por muitos questionamentos e acontecimentos inesperados, em que ela simplesmente não sabe qual caminho tomar. São várias as vezes em que ela agrada aos outros sem perceber não está pensando em si mesma. É aí que vêm seus erros. Bom, melhor a gente parar por aqui, senão contamos demais! :P

livro-lully-klara-castanho-3

Vale destacar que outros dois pontos positivos do livro são as descrições de São Paulo, incluindo passeios, restaurantes e outros pontos, e as reações de Giovanna. A gente se identificou muito, muito mesmo! A escrita das meninas é tranquila, não força a barra em nenhum momento. A construção dos personagens deu muito certo – chega a nos encantar!

Amamos muito e super recomendamos a leitura! :) E se você se interessou pelo livro, pode comprá-lo aqui! :) Conte pra gente nos comentários o que achou da resenha!