você está lendo Parabéns a todas nós e obrigada a elas: as minas da internet

Nós temos muitos parabéns a dar no dia de hoje. Não só a nós mesmas, que somos mulheres e vivemos, aguentamos e lutamos, mas também a todas as outras que lutam ou não – todas merecem, cada uma delas.

A todas as guerreiras Marias, Anas, Julias e Carlas, que trabalham duro todos os dias e não recebem em troca respeito, dignidade ou sequer um salário justo. Ainda mais do que a nossa gratidão, elas têm nossa consideração e nossa luta.

Hoje também queremos reverenciar aquelas que dão voz às mulheres por meio de quem são e do que representam. Aquelas que nos ensinam e nos motivam a jamais parar. As que fazem muito por diversas causas e nos incentivam a também fazer por onde.

Obrigada Clara Averbuck por colocar em palavras e publicar aquilo que todo mundo deveria ler. Por criar um site fundamental, por escrever livros incríveis, fazer tanto pela arte e abrir mentes e mundos. Por lutar pelas mulheres e apresentar o feminismo para muitas e muitas.

Obrigada Nátaly Neri por falar sobre as mulheres negras. Por dar voz às suas vidas e deixar que conheçamos seus espaços e suas realidades e por mostrar que, através do conhecimento, elas podem mudar o que quiserem em suas vidas (e no mundo).

Obrigada Carolinie Figueiredo e Carol Rocha por compartilharem conosco as suas vidas e mostrarem a rotina real da mulher-mãe. Por exibirem as dores e delícias da maternidade, por serem as pessoas realistas que são e por espalharem seus pensamentos de um jeito tão consciente, tão coerente.

Obrigada Mandy Candy por trazer luz às transexuais. Por dividir conosco relatos do preconceito que sofreu, por mostrar todos os diferentes lados do dia a dia das pessoas trans em suas redes sociais, por se impor e se dispor. Admiramos sua coragem, seu brilho e sua alegria de viver, que é combustível para muitas por aí.

Obrigada Luiza Brasil por nos inspirar e mostrar que estilo é a gente que faz. Por traduzir a moda tão bem em produções cheias de personalidade, por usar tudo o que quer, da forma como quer e na hora que deseja. Por ser um retrato de uma moda expressiva, que nos estimula a brincar com o nosso próprio estilo.

Obrigada Paula Bastos e Ju Romano por colocarem o plus size em pauta. Por fazerem tantas mulheres amarem seus corpos, provando que autoestima é um exercício diário e valioso. Por escreverem exaustivamente, por tocarem o dedo na ferida, por militarem pelas gordas, por darem tantos bons conselhos, por serem referências e modelos para milhares de mulheres.

Obrigada, obrigada e obrigada.

A gente, hoje, agradece a elas, que tanto fazem por nós e por muitas mulheres dentro e fora dessa rede que nos conecta. Elas nos ajudam a entender todos os dias que os nossos direitos são muito nossos.

O título deste post diz “minas da internet” porque é este o terreno no qual as conhecemos, mas sabemos que elas são muito mais do que isso: que fazem por onde e vão além. Por aqui, torcemos para que possam ir cada vez mais longe: sua voz e sua influência merecem destaque, merecem prêmios, merecem capas, manchetes e vídeos. Muito mais do que isso, merecem chegar a todas as mulheres.

E é por isso que temos que agradecê-las, para que um dia possamos dizer “feliz” dia da mulher em uma data que de fato represente motivos de sobra para comemorar.