você está lendo Quanto custa morar fora do país?

vida-financeira-visa

Essa é uma pergunta que recebo todos os dias lá no Youtube e como sei que o sonho de muita gente é fazer intercâmbio e viver essa experiência fora do país, pensei que seria legal escrever um post mais detalhado com as minhas primeiras impressões morando aqui nos Estados Unidos.

#1 O destino

Estou morando em Palo Alto, uma cidade pequena e muito charmosa que fica no Vale do Silício. Escolhi aqui porque meu namorado está estudando em Stanford e nós moramos juntos em um apartamento da faculdade. Meu cursinho de inglês fica em Menlo Park, mas como as cidades são coladas consigo ir de bicicleta mesmo (todo mundo usa bicicleta o tempo todo aqui). O custo de vida por aqui é um dos mais caros dos Estados Unidos. O aluguel varia entra 2 mil dólares e 8 mil dólares (um apartamento simples ou uma casinha com quarto e banheiro). Gosto de morar no interior e como queria ficar perto do Pedro foi a melhor opção pra mim, mas vale muito a pena pesquisar os valores antes de escolher o destino. Uma cidade grande como São Francisco consegue oferecer uma variedade maior de cursos, moradias, passeios e experiências.

#2 A comida

Um dos meus maiores arrependimentos da vida foi não ter escutado minha mãe quando ela disse que era importante saber cozinhar o básico. Nunca gostei muito de ficar na cozinha e como morei sozinha por anos em São Paulo, achava que não valia a pena preparar almoço só para uma pessoa (sempre pedia comida pelo ifood). Bom, agora faz a maior falta. Principalmente porque os restaurantes aqui são bem caros e eu amo comidinha saudável feita em casa. Morro de saudades do arroz e feijão nosso de cada dia, do frango com quiabo da minha mãe e da farofa que só ela sabe fazer. Meu conselho para quem quer vir morar fora é fazer algumas aulinhas básicas de culinária para conseguir cozinhar pelo menos uns 10 pratos gostosos com ingredientes que podem ser encontrados aqui nos Estados Unidos.

#3 Amigos

Ainda não tive muito tempo para sair e conhecer pessoas novas. Minhas aulas no cursinho acabaram de começar e eu fiquei duas semanas fora para alguns trabalhos, mas acho que isso não será um problema. Vejo muita gente reclamando que os americanos se relacionam de uma forma diferente, mas como estou dentro de uma universidade onde estudam pessoas do mundo inteiro tenho me sentido bem acolhida. Quero fazer amigos de vários lugares do mundo para treinar o meu inglês e viver a experiência de intercâmbio cultural. É pra isso que tô aqui, né?

#4 Abrir mão de algumas coisas

Ano passado me planejei e consegui juntar uma graninha para ter alguma tranquilidade nos primeiros meses desse ano. Eu sabia que estar fora do país seria ruim por conta dos eventos e trabalhos presenciais que eu não estaria disponível, mas decidi pensar a longo prazo e focar no meu objetivo principal: aprender inglês e levar o Depois Dos Quinze para outros países. Pra minha surpresa oportunidades incríveis já estão surgindo por conta do conteúdo que tenho feito aqui. Arriscar é importante nesse mercado, né? Espero que eu tenha feita a escolha certa.

#5 Finanças 

Agora, respondendo a pergunta do título do post, vamos falar sobre preços. O valor muda muito dependendo do seu destino, da agência de viagem que você escolher, do curso que vai fazer (se é de inglês, faculdade, um tema específico, etc) e a vida que pretende ter fora do país. Antes de embarcar é legal calcular em média qual será o seu gasto diário com transporte, valor do curso, alimentação, moradia e passeios. Depois, com isso em mente, você já vai saber o valor aproximado do seu investimento pra fazer o intercâmbio.

Sou uma pessoa que vive bem com uma vida simples e meu trabalho facilita porque já vivo experiências incríveis quando tô viajando para alguma marca, então não gasto muito dinheiro no dia a dia. Vocês me imaginam super consumista, né? Não sou. Apenas com coisas que me ajudam a criar conteúdo aqui pro blog. Consigo viver bem com 65 dólares por dia.

Comida: 10 dólares por dia (cozinhando em casa)
Aluguel: 25 dólares (divido com meu namorado, o valor total é 50)
Escola: 30 dólares (aproximadamente 1.000 dólares por mês)
Transporte: uso bicicleta e Uber nos finais de semana

Acredito que fim das contas essas é o grande segredo. Usar planilhas e controlar gastos, pensar em como ganhar uma grana mesmo estando longe de casa (au pair, aulas de monitoria, freela, etc) e se organizar financeiramente antes de decidir. Tenho planos incríveis para o futuro e não vejo a hora de colocá-los em prática.

E então, gostaram do post? Se vocês ainda tiverem alguma dúvida sobre como gerenciar grana, durante o intercâmbio ou não, existe um site bem legal chamado Finanças Práticas. É um programa de educação financeira da Visa, sem fins lucrativos, que dá dicas para gente economizar e planejar o nosso futuro. Vale a pena favoritar e visitar sempre! :)

Facebook: /FinancasPraticas
Twitter: @FinancaPratica
Youtube: /financaspraticas
Site: financaspraticas.com.br